Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51259 |
Resumo: | No patamar linguístico do ensino de língua portuguesa é possível observar várias vertentes teóricas na ação docente quanto às concepções de gramática. O objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos didáticos que propõe o ensino da gramática na perspectiva enunciativa, fundamentado na abordagem teórica da didática das línguas da escola de Genebra (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) e CHARTRAND, 2003, juntamente com os aportes teóricos das dimensões da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010),para destacar os aspectos interacionais, organizacionais e estruturais do uso da linguagem do gênero de texto fatia de vida, considerando os textos dos próprios alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio integrado no IFMA-Campus Monte Castelo. Para tanto utilizamos como estratégias didático-metodológicas uma sequência didática e formulamos um modelo didático para este gênero. Os resultados confirmaram sua real possibilidade de serem implementadas em sala de aula para o ensino de português. |
id |
UFC-7_22572a356717ba6a2353d90f1f7f4dde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51259 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativaLeituraEscritaGramática EnunciativaLíngua Portuguesa - EnsinoNo patamar linguístico do ensino de língua portuguesa é possível observar várias vertentes teóricas na ação docente quanto às concepções de gramática. O objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos didáticos que propõe o ensino da gramática na perspectiva enunciativa, fundamentado na abordagem teórica da didática das línguas da escola de Genebra (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) e CHARTRAND, 2003, juntamente com os aportes teóricos das dimensões da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010),para destacar os aspectos interacionais, organizacionais e estruturais do uso da linguagem do gênero de texto fatia de vida, considerando os textos dos próprios alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio integrado no IFMA-Campus Monte Castelo. Para tanto utilizamos como estratégias didático-metodológicas uma sequência didática e formulamos um modelo didático para este gênero. Os resultados confirmaram sua real possibilidade de serem implementadas em sala de aula para o ensino de português.Au niveau linguistique de l’enseignement du portugais, il est possible d’observer plusieurs aspects théoriques dans l’action d’enseignement concernant les conceptions grammaticales. L'objectif de cet article est de présenter des procédures didactiques proposant l'enseignement de la grammaire dans une perspective énonciative, fondées sur l'approche théorique de la didactique des langues de l'école de Genève (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) et CHARTRAND, 2003, ainsi que les apports théoriques des dimensions de l'écriture (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010), pour mettre en évidence les aspects interactionnels, organisationnels et structurels de l'utilisation du langage par le genre du texte de tranche de vie, en considérant les textes des élèves eux-mêmes dans une classe de 1ère année lycée intégré à l'IFMA-Campus Monte Castelo. Pour cela, nous avons utilisé comme séquence didactique une stratégie didactique et méthodologique et avons formulé un modèle didactique pour ce genre. Les résultats ont confirmé leur réelle possibilité d'être mis en oeuvre en classe pour l'enseignement du portugais.Eutomia: Revista de Literatura e Linguística2020-04-14T11:02:03Z2020-04-14T11:02:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAUJO, Paula Francineti Ribeiro de; SILVA, Meire Celedonio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 23, p. 147-168, jul. 2019.1982-6850http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51259Araujo, Paula Francineti Ribeiro deSilva, Meire Celedonio daLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fragainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:22:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51259Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:15.869964Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa |
title |
Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa |
spellingShingle |
Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa Araujo, Paula Francineti Ribeiro de Leitura Escrita Gramática Enunciativa Língua Portuguesa - Ensino |
title_short |
Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa |
title_full |
Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa |
title_fullStr |
Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa |
title_full_unstemmed |
Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa |
title_sort |
Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa |
author |
Araujo, Paula Francineti Ribeiro de |
author_facet |
Araujo, Paula Francineti Ribeiro de Silva, Meire Celedonio da Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Meire Celedonio da Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Paula Francineti Ribeiro de Silva, Meire Celedonio da Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Gramática Enunciativa Língua Portuguesa - Ensino |
topic |
Leitura Escrita Gramática Enunciativa Língua Portuguesa - Ensino |
description |
No patamar linguístico do ensino de língua portuguesa é possível observar várias vertentes teóricas na ação docente quanto às concepções de gramática. O objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos didáticos que propõe o ensino da gramática na perspectiva enunciativa, fundamentado na abordagem teórica da didática das línguas da escola de Genebra (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) e CHARTRAND, 2003, juntamente com os aportes teóricos das dimensões da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010),para destacar os aspectos interacionais, organizacionais e estruturais do uso da linguagem do gênero de texto fatia de vida, considerando os textos dos próprios alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio integrado no IFMA-Campus Monte Castelo. Para tanto utilizamos como estratégias didático-metodológicas uma sequência didática e formulamos um modelo didático para este gênero. Os resultados confirmaram sua real possibilidade de serem implementadas em sala de aula para o ensino de português. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-14T11:02:03Z 2020-04-14T11:02:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAUJO, Paula Francineti Ribeiro de; SILVA, Meire Celedonio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 23, p. 147-168, jul. 2019. 1982-6850 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51259 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Paula Francineti Ribeiro de; SILVA, Meire Celedonio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 23, p. 147-168, jul. 2019. 1982-6850 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Eutomia: Revista de Literatura e Linguística |
publisher.none.fl_str_mv |
Eutomia: Revista de Literatura e Linguística |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028746501816320 |