Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Paula Francineti Ribeiro de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Meire Celedonio da, Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51259
Resumo: No patamar linguístico do ensino de língua portuguesa é possível observar várias vertentes teóricas na ação docente quanto às concepções de gramática. O objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos didáticos que propõe o ensino da gramática na perspectiva enunciativa, fundamentado na abordagem teórica da didática das línguas da escola de Genebra (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) e CHARTRAND, 2003, juntamente com os aportes teóricos das dimensões da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010),para destacar os aspectos interacionais, organizacionais e estruturais do uso da linguagem do gênero de texto fatia de vida, considerando os textos dos próprios alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio integrado no IFMA-Campus Monte Castelo. Para tanto utilizamos como estratégias didático-metodológicas uma sequência didática e formulamos um modelo didático para este gênero. Os resultados confirmaram sua real possibilidade de serem implementadas em sala de aula para o ensino de português.
id UFC-7_22572a356717ba6a2353d90f1f7f4dde
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51259
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativaLeituraEscritaGramática EnunciativaLíngua Portuguesa - EnsinoNo patamar linguístico do ensino de língua portuguesa é possível observar várias vertentes teóricas na ação docente quanto às concepções de gramática. O objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos didáticos que propõe o ensino da gramática na perspectiva enunciativa, fundamentado na abordagem teórica da didática das línguas da escola de Genebra (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) e CHARTRAND, 2003, juntamente com os aportes teóricos das dimensões da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010),para destacar os aspectos interacionais, organizacionais e estruturais do uso da linguagem do gênero de texto fatia de vida, considerando os textos dos próprios alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio integrado no IFMA-Campus Monte Castelo. Para tanto utilizamos como estratégias didático-metodológicas uma sequência didática e formulamos um modelo didático para este gênero. Os resultados confirmaram sua real possibilidade de serem implementadas em sala de aula para o ensino de português.Au niveau linguistique de l’enseignement du portugais, il est possible d’observer plusieurs aspects théoriques dans l’action d’enseignement concernant les conceptions grammaticales. L'objectif de cet article est de présenter des procédures didactiques proposant l'enseignement de la grammaire dans une perspective énonciative, fondées sur l'approche théorique de la didactique des langues de l'école de Genève (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) et CHARTRAND, 2003, ainsi que les apports théoriques des dimensions de l'écriture (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010), pour mettre en évidence les aspects interactionnels, organisationnels et structurels de l'utilisation du langage par le genre du texte de tranche de vie, en considérant les textes des élèves eux-mêmes dans une classe de 1ère année lycée intégré à l'IFMA-Campus Monte Castelo. Pour cela, nous avons utilisé comme séquence didactique une stratégie didactique et méthodologique et avons formulé un modèle didactique pour ce genre. Les résultats ont confirmé leur réelle possibilité d'être mis en oeuvre en classe pour l'enseignement du portugais.Eutomia: Revista de Literatura e Linguística2020-04-14T11:02:03Z2020-04-14T11:02:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAUJO, Paula Francineti Ribeiro de; SILVA, Meire Celedonio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 23, p. 147-168, jul. 2019.1982-6850http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51259Araujo, Paula Francineti Ribeiro deSilva, Meire Celedonio daLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fragainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:22:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51259Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:15.869964Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
title Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
spellingShingle Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
Araujo, Paula Francineti Ribeiro de
Leitura
Escrita
Gramática Enunciativa
Língua Portuguesa - Ensino
title_short Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
title_full Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
title_fullStr Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
title_full_unstemmed Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
title_sort Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
author Araujo, Paula Francineti Ribeiro de
author_facet Araujo, Paula Francineti Ribeiro de
Silva, Meire Celedonio da
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
author_role author
author2 Silva, Meire Celedonio da
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Paula Francineti Ribeiro de
Silva, Meire Celedonio da
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Gramática Enunciativa
Língua Portuguesa - Ensino
topic Leitura
Escrita
Gramática Enunciativa
Língua Portuguesa - Ensino
description No patamar linguístico do ensino de língua portuguesa é possível observar várias vertentes teóricas na ação docente quanto às concepções de gramática. O objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos didáticos que propõe o ensino da gramática na perspectiva enunciativa, fundamentado na abordagem teórica da didática das línguas da escola de Genebra (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) e CHARTRAND, 2003, juntamente com os aportes teóricos das dimensões da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010),para destacar os aspectos interacionais, organizacionais e estruturais do uso da linguagem do gênero de texto fatia de vida, considerando os textos dos próprios alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio integrado no IFMA-Campus Monte Castelo. Para tanto utilizamos como estratégias didático-metodológicas uma sequência didática e formulamos um modelo didático para este gênero. Os resultados confirmaram sua real possibilidade de serem implementadas em sala de aula para o ensino de português.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-14T11:02:03Z
2020-04-14T11:02:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Paula Francineti Ribeiro de; SILVA, Meire Celedonio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 23, p. 147-168, jul. 2019.
1982-6850
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51259
identifier_str_mv ARAUJO, Paula Francineti Ribeiro de; SILVA, Meire Celedonio da; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 23, p. 147-168, jul. 2019.
1982-6850
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Eutomia: Revista de Literatura e Linguística
publisher.none.fl_str_mv Eutomia: Revista de Literatura e Linguística
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028746501816320