Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Felipe Augusto Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Mariana Paulinia Bento, Bueno, André Valente, Rios, Maria Alexsandra de Sousa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56938
Resumo: O impacto das misturas de biodiesel derivado do óleo de mamona ao diesel mineral sobre oatraso de ignição e características da combustão foi analisado nesse trabalho. O atraso deignição foi encontrado usando os dados da derivada da pressão no cilindro e da bomba deinjeção. A combustão foi analisada através da fração de combustível queimado na fasepré-misturada da combustão empregando os dados experimentais da taxa de liberação deenergia com um novo método de função simples de Wiebe. As medições ocorreram em ensaiosdinamométricos em três regimes de carga utilizando-se um motor diesel turbo-alimentado deporte médio. Os combustíveis testados foram misturas B20 de biodiesel e diesel mineral. Osresultados apontam que a mistura com biodiesel apresentou menores atrasos de igniçãodevido ao maior número de cetano do biodiesel de mamona. Os valores das frações decombustível queimado no modo pré-misturado para a mistura B20 foram superiores aos dodiesel, comportamento que também pode ser atribuído à sua longa penetração do spray.
id UFC-7_23507b553ee663911e1fabadbe04ec99
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56938
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturadaBiodieselLiberação de calorFunção de WiebeO impacto das misturas de biodiesel derivado do óleo de mamona ao diesel mineral sobre oatraso de ignição e características da combustão foi analisado nesse trabalho. O atraso deignição foi encontrado usando os dados da derivada da pressão no cilindro e da bomba deinjeção. A combustão foi analisada através da fração de combustível queimado na fasepré-misturada da combustão empregando os dados experimentais da taxa de liberação deenergia com um novo método de função simples de Wiebe. As medições ocorreram em ensaiosdinamométricos em três regimes de carga utilizando-se um motor diesel turbo-alimentado deporte médio. Os combustíveis testados foram misturas B20 de biodiesel e diesel mineral. Osresultados apontam que a mistura com biodiesel apresentou menores atrasos de igniçãodevido ao maior número de cetano do biodiesel de mamona. Os valores das frações decombustível queimado no modo pré-misturado para a mistura B20 foram superiores aos dodiesel, comportamento que também pode ser atribuído à sua longa penetração do spray.2021-03-03T16:01:38Z2021-03-03T16:01:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGOMES, Felipe Augusto Ferreira; PEREIRA, Mariana Paulinia Bento; BUENO, André Valente RIOS, Maria Alexsandra de Sousa. Impacto da mistura B20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada. . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Caracterização, análise, equipamentos e sistemas de conversão energética da biomassa”978-65-993338-0-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56938Gomes, Felipe Augusto FerreiraPereira, Mariana Paulinia BentoBueno, André ValenteRios, Maria Alexsandra de Sousaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-03T16:01:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56938Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:38.226396Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada
title Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada
spellingShingle Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada
Gomes, Felipe Augusto Ferreira
Biodiesel
Liberação de calor
Função de Wiebe
title_short Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada
title_full Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada
title_fullStr Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada
title_full_unstemmed Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada
title_sort Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada
author Gomes, Felipe Augusto Ferreira
author_facet Gomes, Felipe Augusto Ferreira
Pereira, Mariana Paulinia Bento
Bueno, André Valente
Rios, Maria Alexsandra de Sousa
author_role author
author2 Pereira, Mariana Paulinia Bento
Bueno, André Valente
Rios, Maria Alexsandra de Sousa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Felipe Augusto Ferreira
Pereira, Mariana Paulinia Bento
Bueno, André Valente
Rios, Maria Alexsandra de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiesel
Liberação de calor
Função de Wiebe
topic Biodiesel
Liberação de calor
Função de Wiebe
description O impacto das misturas de biodiesel derivado do óleo de mamona ao diesel mineral sobre oatraso de ignição e características da combustão foi analisado nesse trabalho. O atraso deignição foi encontrado usando os dados da derivada da pressão no cilindro e da bomba deinjeção. A combustão foi analisada através da fração de combustível queimado na fasepré-misturada da combustão empregando os dados experimentais da taxa de liberação deenergia com um novo método de função simples de Wiebe. As medições ocorreram em ensaiosdinamométricos em três regimes de carga utilizando-se um motor diesel turbo-alimentado deporte médio. Os combustíveis testados foram misturas B20 de biodiesel e diesel mineral. Osresultados apontam que a mistura com biodiesel apresentou menores atrasos de igniçãodevido ao maior número de cetano do biodiesel de mamona. Os valores das frações decombustível queimado no modo pré-misturado para a mistura B20 foram superiores aos dodiesel, comportamento que também pode ser atribuído à sua longa penetração do spray.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-03-03T16:01:38Z
2021-03-03T16:01:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Felipe Augusto Ferreira; PEREIRA, Mariana Paulinia Bento; BUENO, André Valente RIOS, Maria Alexsandra de Sousa. Impacto da mistura B20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada. . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Caracterização, análise, equipamentos e sistemas de conversão energética da biomassa”
978-65-993338-0-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56938
identifier_str_mv GOMES, Felipe Augusto Ferreira; PEREIRA, Mariana Paulinia Bento; BUENO, André Valente RIOS, Maria Alexsandra de Sousa. Impacto da mistura B20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada. . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Caracterização, análise, equipamentos e sistemas de conversão energética da biomassa”
978-65-993338-0-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028827353317376