Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56938 |
Resumo: | O impacto das misturas de biodiesel derivado do óleo de mamona ao diesel mineral sobre oatraso de ignição e características da combustão foi analisado nesse trabalho. O atraso deignição foi encontrado usando os dados da derivada da pressão no cilindro e da bomba deinjeção. A combustão foi analisada através da fração de combustível queimado na fasepré-misturada da combustão empregando os dados experimentais da taxa de liberação deenergia com um novo método de função simples de Wiebe. As medições ocorreram em ensaiosdinamométricos em três regimes de carga utilizando-se um motor diesel turbo-alimentado deporte médio. Os combustíveis testados foram misturas B20 de biodiesel e diesel mineral. Osresultados apontam que a mistura com biodiesel apresentou menores atrasos de igniçãodevido ao maior número de cetano do biodiesel de mamona. Os valores das frações decombustível queimado no modo pré-misturado para a mistura B20 foram superiores aos dodiesel, comportamento que também pode ser atribuído à sua longa penetração do spray. |
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Impacto da mistura b20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturadaBiodieselLiberação de calorFunção de WiebeO impacto das misturas de biodiesel derivado do óleo de mamona ao diesel mineral sobre oatraso de ignição e características da combustão foi analisado nesse trabalho. O atraso deignição foi encontrado usando os dados da derivada da pressão no cilindro e da bomba deinjeção. A combustão foi analisada através da fração de combustível queimado na fasepré-misturada da combustão empregando os dados experimentais da taxa de liberação deenergia com um novo método de função simples de Wiebe. As medições ocorreram em ensaiosdinamométricos em três regimes de carga utilizando-se um motor diesel turbo-alimentado deporte médio. Os combustíveis testados foram misturas B20 de biodiesel e diesel mineral. Osresultados apontam que a mistura com biodiesel apresentou menores atrasos de igniçãodevido ao maior número de cetano do biodiesel de mamona. Os valores das frações decombustível queimado no modo pré-misturado para a mistura B20 foram superiores aos dodiesel, comportamento que também pode ser atribuído à sua longa penetração do spray.2021-03-03T16:01:38Z2021-03-03T16:01:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGOMES, Felipe Augusto Ferreira; PEREIRA, Mariana Paulinia Bento; BUENO, André Valente RIOS, Maria Alexsandra de Sousa. Impacto da mistura B20 do biodiesel de mamona no atraso de ignição e na fração de queima pré-misturada. . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Caracterização, análise, equipamentos e sistemas de conversão energética da biomassa”978-65-993338-0-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56938Gomes, Felipe Augusto FerreiraPereira, Mariana Paulinia BentoBueno, André ValenteRios, Maria Alexsandra de Sousaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-03T16:01:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56938Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:38.226396Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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