Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, David Rodrigues de Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32065
Resumo: Este trabalho investiga os efeitos na Demonstração do Valor Adicionado (DVA) da reclassificação dos gastos socioambientais apresentados pelas companhias como componentes da riqueza gerada, em conformidade com as normas contábeis, para componentes da distribuição do valor adicionado. O estudo foi desenvolvido a partir da proposta que buscou investigar quais as condições para que os investimentos socioambientais sejam apresentados como distribuição de valor adicionado na Demonstração do Valor Adicionado. A pesquisa teve como base teórica, a teoria da divulgação voluntária categorizado em pesquisa sobre divulgação baseada na eficiência. Desta forma, realizou-se uma reclassificação dos gastos socioambientais identificados a partir da análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade divulgados pelas dez maiores empresas inscritas, conforme o ranking de participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial BM&F Bovespa. Após a reclassificação, a empresa que apresentou o maior índice de participação dos investimentos socioambientais em relação ao valor adicionado foi o Itáu, com 0,51%, seguido da Vale, 0,47%; Sabesp 0,37%; Natura, 0,27%; Bradesco, 0,24%; CCR, 0,17%; e, Gerdau, 0,02%. A Embraer apresentou um valor insignificante. Apesar da alteração efetuada na DVA de cada empresa não ter sido tão significativa, comparando-se com os outros valores componentes da distribuição do valor adicionado, os achados da pesquisa apontam para a necessidade das empresas apresentarem informações sobre estes investimentos de forma mais clara.
id UFC-7_235d9d3aa56b1a5b22ebdd2342179785
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32065
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionadoResponsabilidade social da empresaResponsabilidade ambientalValor AdicionadoEste trabalho investiga os efeitos na Demonstração do Valor Adicionado (DVA) da reclassificação dos gastos socioambientais apresentados pelas companhias como componentes da riqueza gerada, em conformidade com as normas contábeis, para componentes da distribuição do valor adicionado. O estudo foi desenvolvido a partir da proposta que buscou investigar quais as condições para que os investimentos socioambientais sejam apresentados como distribuição de valor adicionado na Demonstração do Valor Adicionado. A pesquisa teve como base teórica, a teoria da divulgação voluntária categorizado em pesquisa sobre divulgação baseada na eficiência. Desta forma, realizou-se uma reclassificação dos gastos socioambientais identificados a partir da análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade divulgados pelas dez maiores empresas inscritas, conforme o ranking de participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial BM&F Bovespa. Após a reclassificação, a empresa que apresentou o maior índice de participação dos investimentos socioambientais em relação ao valor adicionado foi o Itáu, com 0,51%, seguido da Vale, 0,47%; Sabesp 0,37%; Natura, 0,27%; Bradesco, 0,24%; CCR, 0,17%; e, Gerdau, 0,02%. A Embraer apresentou um valor insignificante. Apesar da alteração efetuada na DVA de cada empresa não ter sido tão significativa, comparando-se com os outros valores componentes da distribuição do valor adicionado, os achados da pesquisa apontam para a necessidade das empresas apresentarem informações sobre estes investimentos de forma mais clara.Garcia, Editinete Andre da RochaSoares, David Rodrigues de Sousa2018-05-21T13:56:17Z2018-05-21T13:56:17Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, David Rodrigues de Sousa. Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado. 2013. 16 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32065porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T14:46:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32065Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-01-24T14:46:13Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado
title Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado
spellingShingle Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado
Soares, David Rodrigues de Sousa
Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade ambiental
Valor Adicionado
title_short Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado
title_full Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado
title_fullStr Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado
title_full_unstemmed Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado
title_sort Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado
author Soares, David Rodrigues de Sousa
author_facet Soares, David Rodrigues de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Editinete Andre da Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, David Rodrigues de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade ambiental
Valor Adicionado
topic Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade ambiental
Valor Adicionado
description Este trabalho investiga os efeitos na Demonstração do Valor Adicionado (DVA) da reclassificação dos gastos socioambientais apresentados pelas companhias como componentes da riqueza gerada, em conformidade com as normas contábeis, para componentes da distribuição do valor adicionado. O estudo foi desenvolvido a partir da proposta que buscou investigar quais as condições para que os investimentos socioambientais sejam apresentados como distribuição de valor adicionado na Demonstração do Valor Adicionado. A pesquisa teve como base teórica, a teoria da divulgação voluntária categorizado em pesquisa sobre divulgação baseada na eficiência. Desta forma, realizou-se uma reclassificação dos gastos socioambientais identificados a partir da análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade divulgados pelas dez maiores empresas inscritas, conforme o ranking de participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial BM&F Bovespa. Após a reclassificação, a empresa que apresentou o maior índice de participação dos investimentos socioambientais em relação ao valor adicionado foi o Itáu, com 0,51%, seguido da Vale, 0,47%; Sabesp 0,37%; Natura, 0,27%; Bradesco, 0,24%; CCR, 0,17%; e, Gerdau, 0,02%. A Embraer apresentou um valor insignificante. Apesar da alteração efetuada na DVA de cada empresa não ter sido tão significativa, comparando-se com os outros valores componentes da distribuição do valor adicionado, os achados da pesquisa apontam para a necessidade das empresas apresentarem informações sobre estes investimentos de forma mais clara.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-05-21T13:56:17Z
2018-05-21T13:56:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, David Rodrigues de Sousa. Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado. 2013. 16 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32065
identifier_str_mv SOARES, David Rodrigues de Sousa. Investimentos socioambientais como uma distribuição do valor adicionado. 2013. 16 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935816328216576