Classificação do território como produto da avaliação estratégica da problemática das desigualdades socioespaciais na acessibilidade ao trabalho em Fortaleza.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56132 |
Resumo: | The Strategic Problem Assessment isakey moment in the integrated urban planning process during which the problems of socio-spatial inequalities in accessibility are analyzed in order to support the definition of strategic and tactical objectives, as wellasthe proposal of policies that benefit vulnerable groups. It is argued that such an assessment has to measurethe magnitude of problems over space and between social groups, in order to explainthe heterogeneity of their causes and effects,and to establish their hierarchy over the territory to prioritize the planning objectives. In this context, the main objective of this work is to propose a method to classify the territory considering thesocio-spatial inequalities in urban accessibility. The method was applied to the city of Fortaleza,whichterritory was classified in three different types of zones considering the access to jobopportunities,by thelow-income population. |
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Classificação do território como produto da avaliação estratégica da problemática das desigualdades socioespaciais na acessibilidade ao trabalho em Fortaleza.Planejamento urbanoTransporte - Aspectos sociaisTransporte - PlanejamentoAcessibilidadeEngenharia de transportesTransporte urbanoThe Strategic Problem Assessment isakey moment in the integrated urban planning process during which the problems of socio-spatial inequalities in accessibility are analyzed in order to support the definition of strategic and tactical objectives, as wellasthe proposal of policies that benefit vulnerable groups. It is argued that such an assessment has to measurethe magnitude of problems over space and between social groups, in order to explainthe heterogeneity of their causes and effects,and to establish their hierarchy over the territory to prioritize the planning objectives. In this context, the main objective of this work is to propose a method to classify the territory considering thesocio-spatial inequalities in urban accessibility. The method was applied to the city of Fortaleza,whichterritory was classified in three different types of zones considering the access to jobopportunities,by thelow-income population.A Avaliação Estratégica da Problemática constitui um momento-chave no processo de planejamento urbano integrado durante o qual as desigualdades socioespaciais na acessibilidade são analisadas para embasar a definição de objetivos estratégicos e táticos, assim como a proposição de intervenções que beneficiem grupos vulneráveis. Defende-se que esta avaliação mensure a magnitude dos problemas sobre o espaço e entre diferentes grupos sociais, de modo a explicar a heterogeneidade de causas e efeitos a eles relacionados, e possibilitar a hierarquização destes problemas sobre o território para priorizar os objetivos do planejamento. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo propor um método de classificação do território considerando as desigualdades socioespaciais no acesso às atividades urbanas. O método foi aplicado para a cidade de Fortaleza, cujo território foi hierarquizado em três tipos de zonas, considerando o acesso às oportunidades de trabalho pela população de baixa renda.2021-01-20T14:17:01Z2021-01-20T14:17:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Francelino Franco Leite de Matos; GARCIA, Camila Soares Henrique Fontenele ; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Classificação do território como produto da avaliação estratégica da problemática das desigualdades socioespacias na acessibilidade ao trabalho em Fortaleza. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.2119-2130.978-65-89319-00-9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56132Sousa, Francelino Franco Leite de MatosGarcia, Camila Soares Henrique FonteneleLoureiro, Carlos Felipe Grangeiroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-02T17:24:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56132Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:20.055597Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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