As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29686 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo investigar sobre as abordagens das Histórias em Quadrinhos, mais conhecidas como HQs de um determinado livro didático de língua portuguesa do 5º ano, visando analisar como as HQs são apresentadas e aplicadas nesse suporte de texto, avaliando assim, como é feito o trabalho de escrita e leitura sobre esse gênero textual. A metodologia aplicada foi de caráter qualitativo, do tipo documental. A referida investigação foi realizada com o livro Português Linguagens 5º ano, da editora Atual, 2014. Os dados e informações obtidas pela análise do livro foram relacionados com a literatura estudada, dentre eles Ramos (2010), Vergueiro (2012), Maria Lins (2008), Bakhtin (1997) e Mendonça (2010). Os resultados evidenciaram que a aplicação das histórias em quadrinhos no livro didático estudado, tratam de temas sobre cotidiano escolar e familiar, relacionamentos afetivos, acontecimentos vividos, etc, e que na maior parte das vezes, os focos das atividades estão voltados principalmente para os conteúdos curriculares de gramática, ortografia e interpretação de texto, e também na aplicação das atividades, não identificamos menções aos autores das histórias em quadrinhos e também nenhuma referência ou introdução ao gênero textual, demonstrando assim, um distanciamento acerca das propostas indicadas para se trabalhar com HQs na sala de aula. |
id |
UFC-7_254f3d7e5ffe095ad60b4b187d1150b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/29686 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamentalAbordagens das histórias em quadrinhosHQsLivro didáticoPedagogiaA pesquisa teve como objetivo investigar sobre as abordagens das Histórias em Quadrinhos, mais conhecidas como HQs de um determinado livro didático de língua portuguesa do 5º ano, visando analisar como as HQs são apresentadas e aplicadas nesse suporte de texto, avaliando assim, como é feito o trabalho de escrita e leitura sobre esse gênero textual. A metodologia aplicada foi de caráter qualitativo, do tipo documental. A referida investigação foi realizada com o livro Português Linguagens 5º ano, da editora Atual, 2014. Os dados e informações obtidas pela análise do livro foram relacionados com a literatura estudada, dentre eles Ramos (2010), Vergueiro (2012), Maria Lins (2008), Bakhtin (1997) e Mendonça (2010). Os resultados evidenciaram que a aplicação das histórias em quadrinhos no livro didático estudado, tratam de temas sobre cotidiano escolar e familiar, relacionamentos afetivos, acontecimentos vividos, etc, e que na maior parte das vezes, os focos das atividades estão voltados principalmente para os conteúdos curriculares de gramática, ortografia e interpretação de texto, e também na aplicação das atividades, não identificamos menções aos autores das histórias em quadrinhos e também nenhuma referência ou introdução ao gênero textual, demonstrando assim, um distanciamento acerca das propostas indicadas para se trabalhar com HQs na sala de aula.Melo, Claudiana Maria Nogueira deCortez, Ariane Brandão2018-02-15T15:52:32Z2018-02-15T15:52:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCORTEZ, Ariane Brandão. As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental. 2017. 44f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29686porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-20T19:17:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29686Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:48.605727Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental |
title |
As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental Cortez, Ariane Brandão Abordagens das histórias em quadrinhos HQs Livro didático Pedagogia |
title_short |
As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental |
title_full |
As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental |
title_sort |
As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental |
author |
Cortez, Ariane Brandão |
author_facet |
Cortez, Ariane Brandão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Claudiana Maria Nogueira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortez, Ariane Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagens das histórias em quadrinhos HQs Livro didático Pedagogia |
topic |
Abordagens das histórias em quadrinhos HQs Livro didático Pedagogia |
description |
A pesquisa teve como objetivo investigar sobre as abordagens das Histórias em Quadrinhos, mais conhecidas como HQs de um determinado livro didático de língua portuguesa do 5º ano, visando analisar como as HQs são apresentadas e aplicadas nesse suporte de texto, avaliando assim, como é feito o trabalho de escrita e leitura sobre esse gênero textual. A metodologia aplicada foi de caráter qualitativo, do tipo documental. A referida investigação foi realizada com o livro Português Linguagens 5º ano, da editora Atual, 2014. Os dados e informações obtidas pela análise do livro foram relacionados com a literatura estudada, dentre eles Ramos (2010), Vergueiro (2012), Maria Lins (2008), Bakhtin (1997) e Mendonça (2010). Os resultados evidenciaram que a aplicação das histórias em quadrinhos no livro didático estudado, tratam de temas sobre cotidiano escolar e familiar, relacionamentos afetivos, acontecimentos vividos, etc, e que na maior parte das vezes, os focos das atividades estão voltados principalmente para os conteúdos curriculares de gramática, ortografia e interpretação de texto, e também na aplicação das atividades, não identificamos menções aos autores das histórias em quadrinhos e também nenhuma referência ou introdução ao gênero textual, demonstrando assim, um distanciamento acerca das propostas indicadas para se trabalhar com HQs na sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-02-15T15:52:32Z 2018-02-15T15:52:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORTEZ, Ariane Brandão. As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental. 2017. 44f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29686 |
identifier_str_mv |
CORTEZ, Ariane Brandão. As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental. 2017. 44f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028969182658560 |