As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Ariane Brandão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29686
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar sobre as abordagens das Histórias em Quadrinhos, mais conhecidas como HQs de um determinado livro didático de língua portuguesa do 5º ano, visando analisar como as HQs são apresentadas e aplicadas nesse suporte de texto, avaliando assim, como é feito o trabalho de escrita e leitura sobre esse gênero textual. A metodologia aplicada foi de caráter qualitativo, do tipo documental. A referida investigação foi realizada com o livro Português Linguagens 5º ano, da editora Atual, 2014. Os dados e informações obtidas pela análise do livro foram relacionados com a literatura estudada, dentre eles Ramos (2010), Vergueiro (2012), Maria Lins (2008), Bakhtin (1997) e Mendonça (2010). Os resultados evidenciaram que a aplicação das histórias em quadrinhos no livro didático estudado, tratam de temas sobre cotidiano escolar e familiar, relacionamentos afetivos, acontecimentos vividos, etc, e que na maior parte das vezes, os focos das atividades estão voltados principalmente para os conteúdos curriculares de gramática, ortografia e interpretação de texto, e também na aplicação das atividades, não identificamos menções aos autores das histórias em quadrinhos e também nenhuma referência ou introdução ao gênero textual, demonstrando assim, um distanciamento acerca das propostas indicadas para se trabalhar com HQs na sala de aula.
id UFC-7_254f3d7e5ffe095ad60b4b187d1150b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/29686
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamentalAbordagens das histórias em quadrinhosHQsLivro didáticoPedagogiaA pesquisa teve como objetivo investigar sobre as abordagens das Histórias em Quadrinhos, mais conhecidas como HQs de um determinado livro didático de língua portuguesa do 5º ano, visando analisar como as HQs são apresentadas e aplicadas nesse suporte de texto, avaliando assim, como é feito o trabalho de escrita e leitura sobre esse gênero textual. A metodologia aplicada foi de caráter qualitativo, do tipo documental. A referida investigação foi realizada com o livro Português Linguagens 5º ano, da editora Atual, 2014. Os dados e informações obtidas pela análise do livro foram relacionados com a literatura estudada, dentre eles Ramos (2010), Vergueiro (2012), Maria Lins (2008), Bakhtin (1997) e Mendonça (2010). Os resultados evidenciaram que a aplicação das histórias em quadrinhos no livro didático estudado, tratam de temas sobre cotidiano escolar e familiar, relacionamentos afetivos, acontecimentos vividos, etc, e que na maior parte das vezes, os focos das atividades estão voltados principalmente para os conteúdos curriculares de gramática, ortografia e interpretação de texto, e também na aplicação das atividades, não identificamos menções aos autores das histórias em quadrinhos e também nenhuma referência ou introdução ao gênero textual, demonstrando assim, um distanciamento acerca das propostas indicadas para se trabalhar com HQs na sala de aula.Melo, Claudiana Maria Nogueira deCortez, Ariane Brandão2018-02-15T15:52:32Z2018-02-15T15:52:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCORTEZ, Ariane Brandão. As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental. 2017. 44f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29686porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-20T19:17:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29686Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:48.605727Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental
title As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental
Cortez, Ariane Brandão
Abordagens das histórias em quadrinhos
HQs
Livro didático
Pedagogia
title_short As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental
title_full As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental
title_sort As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental
author Cortez, Ariane Brandão
author_facet Cortez, Ariane Brandão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Claudiana Maria Nogueira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Ariane Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagens das histórias em quadrinhos
HQs
Livro didático
Pedagogia
topic Abordagens das histórias em quadrinhos
HQs
Livro didático
Pedagogia
description A pesquisa teve como objetivo investigar sobre as abordagens das Histórias em Quadrinhos, mais conhecidas como HQs de um determinado livro didático de língua portuguesa do 5º ano, visando analisar como as HQs são apresentadas e aplicadas nesse suporte de texto, avaliando assim, como é feito o trabalho de escrita e leitura sobre esse gênero textual. A metodologia aplicada foi de caráter qualitativo, do tipo documental. A referida investigação foi realizada com o livro Português Linguagens 5º ano, da editora Atual, 2014. Os dados e informações obtidas pela análise do livro foram relacionados com a literatura estudada, dentre eles Ramos (2010), Vergueiro (2012), Maria Lins (2008), Bakhtin (1997) e Mendonça (2010). Os resultados evidenciaram que a aplicação das histórias em quadrinhos no livro didático estudado, tratam de temas sobre cotidiano escolar e familiar, relacionamentos afetivos, acontecimentos vividos, etc, e que na maior parte das vezes, os focos das atividades estão voltados principalmente para os conteúdos curriculares de gramática, ortografia e interpretação de texto, e também na aplicação das atividades, não identificamos menções aos autores das histórias em quadrinhos e também nenhuma referência ou introdução ao gênero textual, demonstrando assim, um distanciamento acerca das propostas indicadas para se trabalhar com HQs na sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-15T15:52:32Z
2018-02-15T15:52:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORTEZ, Ariane Brandão. As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental. 2017. 44f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29686
identifier_str_mv CORTEZ, Ariane Brandão. As abordagens das histórias em quadrinhos de um livro didático do 5º ano do ensino fundamental. 2017. 44f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028969182658560