Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Maria Lindalva Gomes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Barbosa, Maria Núbia
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37997
Resumo: Um fator que alicerçou a formulação deste estudo foi a minha trajetória na área da educação profissional. A experiência como técnica e docente atuando no setor pedagógico em uma instituição federal de formação profissional e tecnológica, me levou a investigar as concepções e as metodologias de avaliação da aprendizagem adotadas pelos docentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) instituído pelo Decreto Federal nº 5.840, de 13 de julho de 2006, com o desejo de ampliar a discussão dos aspectos teóricos e metodológicos sobre a avaliação, especialmente, voltada para o campo da avaliação da aprendizagem do citado programa que é recente e pouco pesquisado no cenário educacional brasileiro. [...]
id UFC-7_25b6db909a3ab499dc29ee20f9c801e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37997
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)AvaliaçãoPráticas avaliativasCurso de TelecomunicaçõesPROEJAUm fator que alicerçou a formulação deste estudo foi a minha trajetória na área da educação profissional. A experiência como técnica e docente atuando no setor pedagógico em uma instituição federal de formação profissional e tecnológica, me levou a investigar as concepções e as metodologias de avaliação da aprendizagem adotadas pelos docentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) instituído pelo Decreto Federal nº 5.840, de 13 de julho de 2006, com o desejo de ampliar a discussão dos aspectos teóricos e metodológicos sobre a avaliação, especialmente, voltada para o campo da avaliação da aprendizagem do citado programa que é recente e pouco pesquisado no cenário educacional brasileiro. [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-12T12:09:12Z2018-12-12T12:09:12Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLEAL, Maria Lindalva Gomes; BARBOSA, Maria Núbia. Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1303-1320.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37997Leal, Maria Lindalva GomesBarbosa, Maria Núbiaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37997Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:02.070238Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
title Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
spellingShingle Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
Leal, Maria Lindalva Gomes
Avaliação
Práticas avaliativas
Curso de Telecomunicações
PROEJA
title_short Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_full Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_fullStr Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_full_unstemmed Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
title_sort Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
author Leal, Maria Lindalva Gomes
author_facet Leal, Maria Lindalva Gomes
Barbosa, Maria Núbia
author_role author
author2 Barbosa, Maria Núbia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Maria Lindalva Gomes
Barbosa, Maria Núbia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Práticas avaliativas
Curso de Telecomunicações
PROEJA
topic Avaliação
Práticas avaliativas
Curso de Telecomunicações
PROEJA
description Um fator que alicerçou a formulação deste estudo foi a minha trajetória na área da educação profissional. A experiência como técnica e docente atuando no setor pedagógico em uma instituição federal de formação profissional e tecnológica, me levou a investigar as concepções e as metodologias de avaliação da aprendizagem adotadas pelos docentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) instituído pelo Decreto Federal nº 5.840, de 13 de julho de 2006, com o desejo de ampliar a discussão dos aspectos teóricos e metodológicos sobre a avaliação, especialmente, voltada para o campo da avaliação da aprendizagem do citado programa que é recente e pouco pesquisado no cenário educacional brasileiro. [...]
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-12-12T12:09:12Z
2018-12-12T12:09:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEAL, Maria Lindalva Gomes; BARBOSA, Maria Núbia. Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1303-1320.
85 7485 099 3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37997
identifier_str_mv LEAL, Maria Lindalva Gomes; BARBOSA, Maria Núbia. Análise das concepções e práticas avaliativas adotadas no Curso de Telecomunicações Programa de Educação Técnica Integrada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1303-1320.
85 7485 099 3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028759192731648