A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tesser, Ozir
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14178
Resumo: A necessidade de aprofundamento do saber é inseparável da tarefa analítica de examinar a realidade em seus vários aspectos. Esta operação analítica que faz parte da história das ciências tem contribuído para o avanço do conhecimento e da tecnologia. Entretanto é também inegável que a divisão das diferentes áreas do conhecimento, e a divisão em múltiplos aspectos da mesma área, tem frequentemente, trazido distorções e conduzido a erros. O grande avanço da ciência e da tecnologia, propiciado no mundo moderno pela prática dos métodos analíticos e divisão dos saberes, tem sido responsável, quando dissociado da necessária visão de globalidade, pela deterioração ou perda de aspectos importantes da realidade. Uma visão mais global da exploração da natureza teria, por exemplo, respeitado o equilíbrio ecológico evitando uma industrialização ou uma exploração predatória do planeta. Mas, a que vêm estas reflexões? Elas estão servindo como início de conversa sobre o papel fundamental da interdisciplinaridade nos diversos Cursos da Universidade...
id UFC-7_26a5cce2cf47399574b80f1bdeae9a7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14178
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidadeProduçãoCirculaçãoConhecimentoA necessidade de aprofundamento do saber é inseparável da tarefa analítica de examinar a realidade em seus vários aspectos. Esta operação analítica que faz parte da história das ciências tem contribuído para o avanço do conhecimento e da tecnologia. Entretanto é também inegável que a divisão das diferentes áreas do conhecimento, e a divisão em múltiplos aspectos da mesma área, tem frequentemente, trazido distorções e conduzido a erros. O grande avanço da ciência e da tecnologia, propiciado no mundo moderno pela prática dos métodos analíticos e divisão dos saberes, tem sido responsável, quando dissociado da necessária visão de globalidade, pela deterioração ou perda de aspectos importantes da realidade. Uma visão mais global da exploração da natureza teria, por exemplo, respeitado o equilíbrio ecológico evitando uma industrialização ou uma exploração predatória do planeta. Mas, a que vêm estas reflexões? Elas estão servindo como início de conversa sobre o papel fundamental da interdisciplinaridade nos diversos Cursos da Universidade...Revista Educação em Debate2015-11-26T14:40:27Z2015-11-26T14:40:27Z1993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTESSER, Ozir. A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 129-136, 1992/1993.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14178Tesser, Ozirinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:36:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14178Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:53.103170Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade
title A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade
spellingShingle A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade
Tesser, Ozir
Produção
Circulação
Conhecimento
title_short A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade
title_full A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade
title_fullStr A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade
title_sort A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade
author Tesser, Ozir
author_facet Tesser, Ozir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tesser, Ozir
dc.subject.por.fl_str_mv Produção
Circulação
Conhecimento
topic Produção
Circulação
Conhecimento
description A necessidade de aprofundamento do saber é inseparável da tarefa analítica de examinar a realidade em seus vários aspectos. Esta operação analítica que faz parte da história das ciências tem contribuído para o avanço do conhecimento e da tecnologia. Entretanto é também inegável que a divisão das diferentes áreas do conhecimento, e a divisão em múltiplos aspectos da mesma área, tem frequentemente, trazido distorções e conduzido a erros. O grande avanço da ciência e da tecnologia, propiciado no mundo moderno pela prática dos métodos analíticos e divisão dos saberes, tem sido responsável, quando dissociado da necessária visão de globalidade, pela deterioração ou perda de aspectos importantes da realidade. Uma visão mais global da exploração da natureza teria, por exemplo, respeitado o equilíbrio ecológico evitando uma industrialização ou uma exploração predatória do planeta. Mas, a que vêm estas reflexões? Elas estão servindo como início de conversa sobre o papel fundamental da interdisciplinaridade nos diversos Cursos da Universidade...
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
2015-11-26T14:40:27Z
2015-11-26T14:40:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TESSER, Ozir. A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 129-136, 1992/1993.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14178
identifier_str_mv TESSER, Ozir. A interdisciplinaridade na produção e circulação do conhecimento na universidade. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 129-136, 1992/1993.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028982121037824