A pesquisa biográfica em educação e práticas culturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38346 |
Resumo: | O início, organização e estruturação de uma pesquisa são minuciosos, sua produção perpassa limites, possibilidades e rituais da comunidade acadêmica, a partir de critérios e normalizações previamente estabelecidos pela mesma. É na diversidade dessas circunstâncias que se faz a escolha do tema, dos referenciais teóricos, da metodologia e da justificativa como perspectivas essenciais na compreensão de significados e dimensões de uma pesquisa. Diante dos desafios de abordagens no campo educativo e mais especificamente na educação não formal, temos nossas reflexões pautadas inicialmente no livro Pesquisa em educação – métodos e epistemologias, onde o autor fala sobre a importância de aprofundamentos a respeito das questões de métodos e epistemologias que envolvem as pesquisas em educação priorizando referenciais empíricos, metodológicos e filosóficos enquanto investigação epistemológica. Assim, pontuamos a necessidade de se fazer a avaliação de tendências, métodos, teorias e paradigmas predominantes que sejam capazes de identificar correntes filosóficas e epistemológicas que estruturam a atividade de cada investigação científica. O autor tem como posicionamento filosófico apresentado em sua tese, que todo método implica uma teoria da ciência, que se desenvolve numa teoria do conhecimento envolvendo necessariamente uma concepção do real (GAMBOA, 2012).O mesmo descreve claramente a importância da lógica nas pesquisas em educação, que a recuperação dessa lógica propunha a construção das partes entre os diversos fatores que interagem com os processos da produção do conhecimento, supondo inclusive, que todo processo de produção de conhecimento, deve manifestar-se em uma estrutura de pensamento que contemple “conteúdos filosóficos, conteúdos lógicos, conteúdos epistemológicos, conteúdos teóricos, conteúdos metodológicos e conteúdos técnicos”. Promovendo assim, a existência de um ponto de partida e outro de chegada, no ato da produção do conhecimento, de forma que o fenômeno educativo acaba por ser objeto de estudo de ciências diversas, como da filosofia, da sociologia e das várias áreas do conhecimento que possam oferecer recursos para a elucidação do fenômeno educativo no campo educacional, como é o caso deste trabalho. |
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