Considerações sobre módulo resiliente e módulo dinâmico em misturas asfálticas com base na teoria da viscoelasticidade
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69431 |
Resumo: | É comum considerar-se o comportamento do revestimento asfáltico como elástico linear na análise de tensões e deslocamentos em pavimentos. Para tanto, geralmente considera-se o módulo de Young da mistura asfáltica igual ao módulo resiliente ou ao módulo dinâmico. Sabe-se, contudo, que os materiais asfálticos apresentam comportamento viscoelástico, ou seja, seu comportamento é dependente do tempo e da taxa de aplicação de carga (ou deslocamento). Desta forma, percebe-se que, além de não permitir uma simulação do real comportamento do pavimento ao longo do tempo, a análise elástica impossibilita uma modelagem mais realista de fenômenos importantes para a previsão de desempenho de pavimentos asfálticos, como trincamento por fadiga, deformações permanentes e recuperação de trincas. O presente estudo mostra, com base na teoria da viscoelasticidade linear, que o módulo resiliente e o módulo dinâmico não são parâmetros puramente elásticos, dado que durante esses ensaios desenvolvem-se deformações viscoelásticas. Interpreta-se por fim o efeito do uso dos referidos parâmetros na análise estrutural elástica de pavimentos asfálticos. |
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Considerações sobre módulo resiliente e módulo dinâmico em misturas asfálticas com base na teoria da viscoelasticidadeEngenharia de transportesÉ comum considerar-se o comportamento do revestimento asfáltico como elástico linear na análise de tensões e deslocamentos em pavimentos. Para tanto, geralmente considera-se o módulo de Young da mistura asfáltica igual ao módulo resiliente ou ao módulo dinâmico. Sabe-se, contudo, que os materiais asfálticos apresentam comportamento viscoelástico, ou seja, seu comportamento é dependente do tempo e da taxa de aplicação de carga (ou deslocamento). Desta forma, percebe-se que, além de não permitir uma simulação do real comportamento do pavimento ao longo do tempo, a análise elástica impossibilita uma modelagem mais realista de fenômenos importantes para a previsão de desempenho de pavimentos asfálticos, como trincamento por fadiga, deformações permanentes e recuperação de trincas. O presente estudo mostra, com base na teoria da viscoelasticidade linear, que o módulo resiliente e o módulo dinâmico não são parâmetros puramente elásticos, dado que durante esses ensaios desenvolvem-se deformações viscoelásticas. Interpreta-se por fim o efeito do uso dos referidos parâmetros na análise estrutural elástica de pavimentos asfálticos.Congresso Ibero-Latinoamericano do Asfalto2022-11-23T13:44:53Z2022-11-23T13:44:53Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOARES, J. B.; SOUZA, F. V. Considerações sobre módulo resiliente e módulo dinâmico em misturas asfálticas com base na teoria da viscoelasticidade. In: CONGRESSO IBERO-LATINOAMERICANO DO ASFALTO, 12., 2003, Quito. Anais... Quito, 2003. p. 1-14.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69431Soares, Jorge BarbosaSouza, Flávio Vasconcelos deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-23T13:44:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/69431Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:43.493035Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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