Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Elismária Catarina Barros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39064
Resumo: O presente relato trata da experiência vivenciada enquanto pedagoga que atua na política pública de assistência social. Neste, busco apresentar alguns aspectos históricos da referida política pública, os marcos legais que embasam sua execução e suas características, ao se configurar enquanto espaço fecundo de atuação socioeducativa do profissional de pedagogia, tais como a Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS/1993, a Política Nacional de Assistência Social - PNAS/2004, a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social - NOB-SUAS/2005 e a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB-RH/SUAS/2006 e, mais recentemente, as mudanças introduzidas pela Lei 12.435/2011, que modificaram a LOAS. Busco ainda, apresentar os principais referenciais teóricos que embasam esta intervenção junto às famílias das camadas populares que são atendidas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, unidade de atenção básica de assistência social. A perspectiva da Educação Popular enquanto inspiradora desta prática revela-se desafiadora, principalmente ao se reconhecer o espaço do CRAS enquanto unidade governamental, que em muitas ações desenvolvidas, revela-se reafirmadora das práticas de opressão. Tomando como base para este diálogo a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, a proposta principal deste relato é iniciar o diálogo sobre os desafios e possibilidades de uma ação socioeducativa – referida na Pedagogia da Autonomia como o ato de ensinar – enquanto proposta de luta contra a opressão, e nesta luta buscar, além de sua própria libertação, também a dos opressores. Discutir sobre as contradições, desafios e possibilidades deste novo espaço de atuação do pedagogo ganha cada vez mais importância, pois esta possibilidade se coloca como um desafio necessário a nós educadores e educadoras que acreditam na prática educativa enquanto um fazer permeado de – entre outras coisas – esperança, alegria, ideologia, criticidade e de um infindável exercício da práxis.
id UFC-7_2986a9fee660a61d0280039683cf4d81
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39064
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popularAssistência SocialEducação popularPráticas socioeducativasO presente relato trata da experiência vivenciada enquanto pedagoga que atua na política pública de assistência social. Neste, busco apresentar alguns aspectos históricos da referida política pública, os marcos legais que embasam sua execução e suas características, ao se configurar enquanto espaço fecundo de atuação socioeducativa do profissional de pedagogia, tais como a Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS/1993, a Política Nacional de Assistência Social - PNAS/2004, a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social - NOB-SUAS/2005 e a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB-RH/SUAS/2006 e, mais recentemente, as mudanças introduzidas pela Lei 12.435/2011, que modificaram a LOAS. Busco ainda, apresentar os principais referenciais teóricos que embasam esta intervenção junto às famílias das camadas populares que são atendidas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, unidade de atenção básica de assistência social. A perspectiva da Educação Popular enquanto inspiradora desta prática revela-se desafiadora, principalmente ao se reconhecer o espaço do CRAS enquanto unidade governamental, que em muitas ações desenvolvidas, revela-se reafirmadora das práticas de opressão. Tomando como base para este diálogo a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, a proposta principal deste relato é iniciar o diálogo sobre os desafios e possibilidades de uma ação socioeducativa – referida na Pedagogia da Autonomia como o ato de ensinar – enquanto proposta de luta contra a opressão, e nesta luta buscar, além de sua própria libertação, também a dos opressores. Discutir sobre as contradições, desafios e possibilidades deste novo espaço de atuação do pedagogo ganha cada vez mais importância, pois esta possibilidade se coloca como um desafio necessário a nós educadores e educadoras que acreditam na prática educativa enquanto um fazer permeado de – entre outras coisas – esperança, alegria, ideologia, criticidade e de um infindável exercício da práxis.2019-01-23T15:07:49Z2019-01-23T15:07:49Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPINTO, Elismária Catarina Barros. Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 15-25.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39064Pinto, Elismária Catarina Barrosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39064Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:30.008788Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular
title Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular
spellingShingle Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular
Pinto, Elismária Catarina Barros
Assistência Social
Educação popular
Práticas socioeducativas
title_short Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular
title_full Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular
title_fullStr Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular
title_full_unstemmed Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular
title_sort Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular
author Pinto, Elismária Catarina Barros
author_facet Pinto, Elismária Catarina Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Elismária Catarina Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência Social
Educação popular
Práticas socioeducativas
topic Assistência Social
Educação popular
Práticas socioeducativas
description O presente relato trata da experiência vivenciada enquanto pedagoga que atua na política pública de assistência social. Neste, busco apresentar alguns aspectos históricos da referida política pública, os marcos legais que embasam sua execução e suas características, ao se configurar enquanto espaço fecundo de atuação socioeducativa do profissional de pedagogia, tais como a Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS/1993, a Política Nacional de Assistência Social - PNAS/2004, a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social - NOB-SUAS/2005 e a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB-RH/SUAS/2006 e, mais recentemente, as mudanças introduzidas pela Lei 12.435/2011, que modificaram a LOAS. Busco ainda, apresentar os principais referenciais teóricos que embasam esta intervenção junto às famílias das camadas populares que são atendidas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, unidade de atenção básica de assistência social. A perspectiva da Educação Popular enquanto inspiradora desta prática revela-se desafiadora, principalmente ao se reconhecer o espaço do CRAS enquanto unidade governamental, que em muitas ações desenvolvidas, revela-se reafirmadora das práticas de opressão. Tomando como base para este diálogo a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, a proposta principal deste relato é iniciar o diálogo sobre os desafios e possibilidades de uma ação socioeducativa – referida na Pedagogia da Autonomia como o ato de ensinar – enquanto proposta de luta contra a opressão, e nesta luta buscar, além de sua própria libertação, também a dos opressores. Discutir sobre as contradições, desafios e possibilidades deste novo espaço de atuação do pedagogo ganha cada vez mais importância, pois esta possibilidade se coloca como um desafio necessário a nós educadores e educadoras que acreditam na prática educativa enquanto um fazer permeado de – entre outras coisas – esperança, alegria, ideologia, criticidade e de um infindável exercício da práxis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-23T15:07:49Z
2019-01-23T15:07:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Elismária Catarina Barros. Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 15-25.
2176 1396
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39064
identifier_str_mv PINTO, Elismária Catarina Barros. Pedagoga na assistência social? Um relato de experiência sob a perspectiva da educação popular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 15-25.
2176 1396
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028847116877824