A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira, Eliúde Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19810
Resumo: Os estudos sobre os letramentos têm apontado para a necessidade de redimensionamentos ontológicos e paradigmáticos quanto à compreensão das diversas práticas letradas e sua relação com os sujeitos na sociedade contemporânea e tal é o caso das práticas que envolvem as tecnologias e ambientes digitais no âmbito escolar. Assim, a fim de conhecer como o letramento digital vem sendo inserido nas práticas de linguagens, na educação básica, realizou-se uma investigação em uma escola pública, que oferta o Ensino Médio. Tratou-se de um estudo de caso, em que examinou a relação entre diferentes contextos condicionantes da inserção do letramento digital: o prescritivo e orientativo; o das condições físicas; o da formação docente; e, por fim, o das práticas. Como fundamentação teórica, o trabalho se embasou, principalmente, nas contribuições dos Novos Estudos do Letramento (PAHL & ROWSELL, 2012), no pressuposto do letramento como prática social (STREET, 1984, 2003; LANKSHEAR & KNOBEL, 2006, 2011) bem como na proposta da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN et al., 1996; ROJO, 2009, 2012), em especial, quanto à concepção de letramento digital (MARTIN, 2008). No presente trabalho, confrontamos dois dos contextos citados, a saber, o prescritivo e orientativo e o das práticas e a análise permitiu observar os seguintes aspectos: a falta de sintonia entre esses contextos; a inclusão mínima do letramento digital, no currículo escolar; a inserção ainda incipiente e pontual desse letramento nas práticas, além de estas não considerarem as experiências sociodiscursivas e interacionais dos alunos exteriores à escola.
id UFC-7_29e91fd2646f4afe6b766bf8b81e088e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19810
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?Tecnologia educacionalMultiletramentosLetramento digitalOs estudos sobre os letramentos têm apontado para a necessidade de redimensionamentos ontológicos e paradigmáticos quanto à compreensão das diversas práticas letradas e sua relação com os sujeitos na sociedade contemporânea e tal é o caso das práticas que envolvem as tecnologias e ambientes digitais no âmbito escolar. Assim, a fim de conhecer como o letramento digital vem sendo inserido nas práticas de linguagens, na educação básica, realizou-se uma investigação em uma escola pública, que oferta o Ensino Médio. Tratou-se de um estudo de caso, em que examinou a relação entre diferentes contextos condicionantes da inserção do letramento digital: o prescritivo e orientativo; o das condições físicas; o da formação docente; e, por fim, o das práticas. Como fundamentação teórica, o trabalho se embasou, principalmente, nas contribuições dos Novos Estudos do Letramento (PAHL & ROWSELL, 2012), no pressuposto do letramento como prática social (STREET, 1984, 2003; LANKSHEAR & KNOBEL, 2006, 2011) bem como na proposta da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN et al., 1996; ROJO, 2009, 2012), em especial, quanto à concepção de letramento digital (MARTIN, 2008). No presente trabalho, confrontamos dois dos contextos citados, a saber, o prescritivo e orientativo e o das práticas e a análise permitiu observar os seguintes aspectos: a falta de sintonia entre esses contextos; a inclusão mínima do letramento digital, no currículo escolar; a inserção ainda incipiente e pontual desse letramento nas práticas, além de estas não considerarem as experiências sociodiscursivas e interacionais dos alunos exteriores à escola.Matraga2016-09-27T21:12:09Z2016-09-27T21:12:09Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis; PEREIRA, Eliúde Costa. A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?. Matraga, Rio de Janeiro, v. 22, n. 36, p. 76-94, jan./jun. 2015.1414-7165 (impresso)2446-6905 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19810Baptista, Lívia Márcia Tiba RádisPereira, Eliúde Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:28:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19810Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:09.669914Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?
title A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?
spellingShingle A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Tecnologia educacional
Multiletramentos
Letramento digital
title_short A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?
title_full A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?
title_fullStr A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?
title_full_unstemmed A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?
title_sort A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?
author Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
author_facet Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Pereira, Eliúde Costa
author_role author
author2 Pereira, Eliúde Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Pereira, Eliúde Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Multiletramentos
Letramento digital
topic Tecnologia educacional
Multiletramentos
Letramento digital
description Os estudos sobre os letramentos têm apontado para a necessidade de redimensionamentos ontológicos e paradigmáticos quanto à compreensão das diversas práticas letradas e sua relação com os sujeitos na sociedade contemporânea e tal é o caso das práticas que envolvem as tecnologias e ambientes digitais no âmbito escolar. Assim, a fim de conhecer como o letramento digital vem sendo inserido nas práticas de linguagens, na educação básica, realizou-se uma investigação em uma escola pública, que oferta o Ensino Médio. Tratou-se de um estudo de caso, em que examinou a relação entre diferentes contextos condicionantes da inserção do letramento digital: o prescritivo e orientativo; o das condições físicas; o da formação docente; e, por fim, o das práticas. Como fundamentação teórica, o trabalho se embasou, principalmente, nas contribuições dos Novos Estudos do Letramento (PAHL & ROWSELL, 2012), no pressuposto do letramento como prática social (STREET, 1984, 2003; LANKSHEAR & KNOBEL, 2006, 2011) bem como na proposta da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN et al., 1996; ROJO, 2009, 2012), em especial, quanto à concepção de letramento digital (MARTIN, 2008). No presente trabalho, confrontamos dois dos contextos citados, a saber, o prescritivo e orientativo e o das práticas e a análise permitiu observar os seguintes aspectos: a falta de sintonia entre esses contextos; a inclusão mínima do letramento digital, no currículo escolar; a inserção ainda incipiente e pontual desse letramento nas práticas, além de estas não considerarem as experiências sociodiscursivas e interacionais dos alunos exteriores à escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-09-27T21:12:09Z
2016-09-27T21:12:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis; PEREIRA, Eliúde Costa. A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?. Matraga, Rio de Janeiro, v. 22, n. 36, p. 76-94, jan./jun. 2015.
1414-7165 (impresso)
2446-6905 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19810
identifier_str_mv BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis; PEREIRA, Eliúde Costa. A tecnologia educacional e o letramento digital na escola pública: algum estranho no ninho?. Matraga, Rio de Janeiro, v. 22, n. 36, p. 76-94, jan./jun. 2015.
1414-7165 (impresso)
2446-6905 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Matraga
publisher.none.fl_str_mv Matraga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029041350901760