A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Juscelino Chaves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Max Wendell Lima Cunha dos, Brandão, Francisco da Silva, Braga, Weber Alves, Morais, José Eduardo Vasconcelos de, Sales, Antônio Jefferson Mangueira, Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55365
Resumo: A extrusão é um processo de conformação bastante utilizado na indústria de transformação. Na indústria da cerâmica vermelha,são fabricados inúmeros artigos por extrusão, como blocos, tijolos, telhas, tubos, manilhas, lajotas e valterranas.Neste processo, a massa de argila é impulsionada através de uma máquina chamada de maromba, ou extrusora, e lançada em uma câmara de vácuo que a comprime contra uma matriz rígida gerando uma coluna de massa extrudada que é cortada em peças de tamanho determinado. O presente trabalho faz um estudo de como é realizada a conformação de peças cerâmicas e uma análise dos métodos de extrusão utilizados em indústrias de cerâmica vermelha no estado do Ceará. Foi realizado, também um diagnóstico dos equipamentos empregados no processo em questão. Constatou-se um alto grau de defasagem tecnológica dos processos produtivos e elevada obsolescência do maquinário das fábricas do Estado.
id UFC-7_2b6d4806c20d21c2a10bbac07bedd9cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/55365
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no CearáCerâmica vermelhaExtrusãoA extrusão é um processo de conformação bastante utilizado na indústria de transformação. Na indústria da cerâmica vermelha,são fabricados inúmeros artigos por extrusão, como blocos, tijolos, telhas, tubos, manilhas, lajotas e valterranas.Neste processo, a massa de argila é impulsionada através de uma máquina chamada de maromba, ou extrusora, e lançada em uma câmara de vácuo que a comprime contra uma matriz rígida gerando uma coluna de massa extrudada que é cortada em peças de tamanho determinado. O presente trabalho faz um estudo de como é realizada a conformação de peças cerâmicas e uma análise dos métodos de extrusão utilizados em indústrias de cerâmica vermelha no estado do Ceará. Foi realizado, também um diagnóstico dos equipamentos empregados no processo em questão. Constatou-se um alto grau de defasagem tecnológica dos processos produtivos e elevada obsolescência do maquinário das fábricas do Estado.2020-11-18T14:04:32Z2020-11-18T14:04:32Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSALES, Juscelino Chaves; SANTOS, Max Wendell Lima Cunha dos; BRANDÃO, Francisco da Silva; BRAGA, Weber Alves; MORAIS, José Eduardo Vasconcelos de; Sales, Antônio Jefferson Mangueira; SOMBRA, Antônio Sérgio Bezerra. A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 58º, 18 a 21 maio 2014, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[…]Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55365Sales, Juscelino ChavesSantos, Max Wendell Lima Cunha dosBrandão, Francisco da SilvaBraga, Weber AlvesMorais, José Eduardo Vasconcelos deSales, Antônio Jefferson MangueiraSombra, Antônio Sérgio Bezerraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T14:04:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/55365Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:47.747945Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará
title A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará
spellingShingle A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará
Sales, Juscelino Chaves
Cerâmica vermelha
Extrusão
title_short A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará
title_full A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará
title_fullStr A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará
title_full_unstemmed A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará
title_sort A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará
author Sales, Juscelino Chaves
author_facet Sales, Juscelino Chaves
Santos, Max Wendell Lima Cunha dos
Brandão, Francisco da Silva
Braga, Weber Alves
Morais, José Eduardo Vasconcelos de
Sales, Antônio Jefferson Mangueira
Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
author_role author
author2 Santos, Max Wendell Lima Cunha dos
Brandão, Francisco da Silva
Braga, Weber Alves
Morais, José Eduardo Vasconcelos de
Sales, Antônio Jefferson Mangueira
Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Juscelino Chaves
Santos, Max Wendell Lima Cunha dos
Brandão, Francisco da Silva
Braga, Weber Alves
Morais, José Eduardo Vasconcelos de
Sales, Antônio Jefferson Mangueira
Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Cerâmica vermelha
Extrusão
topic Cerâmica vermelha
Extrusão
description A extrusão é um processo de conformação bastante utilizado na indústria de transformação. Na indústria da cerâmica vermelha,são fabricados inúmeros artigos por extrusão, como blocos, tijolos, telhas, tubos, manilhas, lajotas e valterranas.Neste processo, a massa de argila é impulsionada através de uma máquina chamada de maromba, ou extrusora, e lançada em uma câmara de vácuo que a comprime contra uma matriz rígida gerando uma coluna de massa extrudada que é cortada em peças de tamanho determinado. O presente trabalho faz um estudo de como é realizada a conformação de peças cerâmicas e uma análise dos métodos de extrusão utilizados em indústrias de cerâmica vermelha no estado do Ceará. Foi realizado, também um diagnóstico dos equipamentos empregados no processo em questão. Constatou-se um alto grau de defasagem tecnológica dos processos produtivos e elevada obsolescência do maquinário das fábricas do Estado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-11-18T14:04:32Z
2020-11-18T14:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Juscelino Chaves; SANTOS, Max Wendell Lima Cunha dos; BRANDÃO, Francisco da Silva; BRAGA, Weber Alves; MORAIS, José Eduardo Vasconcelos de; Sales, Antônio Jefferson Mangueira; SOMBRA, Antônio Sérgio Bezerra. A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 58º, 18 a 21 maio 2014, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[…]Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55365
identifier_str_mv SALES, Juscelino Chaves; SANTOS, Max Wendell Lima Cunha dos; BRANDÃO, Francisco da Silva; BRAGA, Weber Alves; MORAIS, José Eduardo Vasconcelos de; Sales, Antônio Jefferson Mangueira; SOMBRA, Antônio Sérgio Bezerra. A extrusão na indústria de cerâmica vermelha no Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 58º, 18 a 21 maio 2014, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[…]Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, 2014.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028814055276544