Introdução ao pensamento político de cornelius castoriadis e sua aplicabilidade na compreensão da democracia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12181 |
Resumo: | MAIA, Gretha Leite. Introdução ao pensamento político de cornelius castoriadis e sua aplicabilidade na compreensão da democracia, NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.28, n.1, 2008, p.167-178. |
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Introdução ao pensamento político de cornelius castoriadis e sua aplicabilidade na compreensão da democraciaPolíticaDemocraciaDireitoDogmáticaCornelius CastoriadisMAIA, Gretha Leite. Introdução ao pensamento político de cornelius castoriadis e sua aplicabilidade na compreensão da democracia, NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.28, n.1, 2008, p.167-178.The intellectual production of Cornelius Castoriadis, Greek philosopher died at the very end of 1997, laid the groundwork of studying the role the imaginary in structuring society and the concept of autonomy. In Castoriadis´ problematic, History is an imaginary creation, so is Democracy. The individual autonomy is the ability that the individual take a direct part in the formation and implementation of the social law which condition his activity. This presupposes a social organization based on direct democracy and not on representative democracy, in fact a liberal oligarchy, just called democracy. The fundamental condition for autonomy is the ability to question traditions, something excluded in social organization based in given truths and closed systems of idea. The applicability of the Castoriadis´ political theories promotes an approach of jurisprudence dogma to political discourse, which is an important contribution for the Law function understood as a social-historical phenomenon, from modernity to the present.A produção intelectual de Cornelius Castoriadis, filósofo grego falecido em 1997, tem como objetos centrais de investigação o papel do imaginário na instituição da sociedade e o conceito de autonomia. No pensamento político de Castoriades, a História é uma criação imaginária, assim como a própria Democracia. A autonomia individual é a capacidade de o indivíduo participar da formação e aplicação de regras sociais que contém o padrão de conduta que lhe serve de modelo. O pressuposto desta organização social é democracia direta e não a forma atual de democracia representativa, identificada como uma oligarquia liberal anunciada como democracia. A condição fundamental da autonomia é a possibilidade de questionar tradições, algo definitivamente excluído de sociedades fundadas em verdades sagradas ou em qualquer tipo de sistematização teórica fechada. A aplicabilidade dos conceitos da teoria política formulada por Castoriadis promove uma reaproximação da dogmática jurídica da fundamentação política do Direito, contribuindo para a compreensão da função do Direito, como fenômeno sócio-histórico, da modernidade à contemporaneidade.NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC2015-05-15T17:21:19Z2015-05-15T17:21:19Z2008-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMAIA, G.L. (2008)18073840http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12181Maia, Gretha Leiteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-15T17:21:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12181Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:10.181930Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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