Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas mornas pela inserção de zeólitas utilizando cimento asfáltico de petróleo modificado por polímero
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54885 |
Resumo: | Os cimentos asfálticos produzidos pelo refino do petróleo (CAP) atendem à maioria das situações às quais os pavimentos são submetidos. Entretanto, com o crescente aumento do volume de tráfego, principalmente nas capitais e rodovias interestaduais, faz-se necessário a aplicação de revestimentos mais resistentes. A modificação de cimentos asfálticos por polímeros tem sido uma solução eficiente para compensar algumas deficiências do cimento asfáltico convencional, melhorando propriedades como a susceptibilidade térmica, resistência à deformação permanente e à trincas térmicas. Contudo, devido às altas viscosidades do asfalto-polímero, é comum e necessário a aplicação de altas temperaturas para se produzir misturas homogêneas por meio de um recobrimento adequado do agregado mineral. O aumento da inquietação mundial relacionada a questões voltadas para a segurança, meio-ambiente e saúde (SMS), tem resultado em significantes esforços para a redução de emissões para o ambiente. A temperaturas muito elevadas o ligante asfáltico se degrada, emitindo para o meio ambiente fumos de asfalto e substâncias como CO2, SOx e NOx , contribuindo assim com o aumento do efeito estufa e conseqüentemente para o agravamento do aquecimento global. Além dos motivos supracitados, a diminuição dos custos com o consumo energético e a melhoria das condições de saúde e segurança dos operários (exposição a fumos de asfalto, odores) são razões suficientes para se reduzir a temperatura de usinagem e compactação (TUC) das misturas asfálticas modificadas. Incentivado por estas razões, neste trabalho avaliou-se a eficiência mecânica de misturas confeccionadas com asfalto modificado por Estireno-Butadieno-Estireno (SBS), produzidas a temperaturas reduzidas com a inserção de zeólitas. |
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