Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Iuri Pinheiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31354
Resumo: O ensino da Contabilidade Pública no Brasil está presente nas grades curriculares desde as primeiras escolas de Contabilidade. Entretanto, a Contabilidade Pública é comumente vista por contadores e alunos do curso como algo complexo e burocrático. Diante disto, definiu-se como objetivo da pesquisa a análise dos recursos didáticos nas disciplinas de Contabilidade voltadas ao Setor Público. A metodologia é classificada como qualitativa, descritiva e bibliográfica. É um estudo de caso, por se tratar do estudo aprofundado de apenas duas disciplinas de contabilidade lecionadas na Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi feita através da utilização de um questionário, contendo oito questões, aplicado às turmas de Contabilidade Governamental e Planejamento e Orçamento Público. Com base nos resultados, concluiu-se que a quantidade de disciplinas voltadas ao Setor Público é insatisfatória. Concluiu-se também que o recurso mais utilizado pelos professores das disciplinas previamente citadas é o Datashow e que, embora os alunos aprovem este método, sentem falta de aulas práticas no ensino destas.
id UFC-7_2f96bdecbb74753ede8aefa19b95c5aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31354
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor públicoContabilidade - Estudo e ensino (Superior)Contabilidade pública - BrasilDidática - Educação (Superior)O ensino da Contabilidade Pública no Brasil está presente nas grades curriculares desde as primeiras escolas de Contabilidade. Entretanto, a Contabilidade Pública é comumente vista por contadores e alunos do curso como algo complexo e burocrático. Diante disto, definiu-se como objetivo da pesquisa a análise dos recursos didáticos nas disciplinas de Contabilidade voltadas ao Setor Público. A metodologia é classificada como qualitativa, descritiva e bibliográfica. É um estudo de caso, por se tratar do estudo aprofundado de apenas duas disciplinas de contabilidade lecionadas na Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi feita através da utilização de um questionário, contendo oito questões, aplicado às turmas de Contabilidade Governamental e Planejamento e Orçamento Público. Com base nos resultados, concluiu-se que a quantidade de disciplinas voltadas ao Setor Público é insatisfatória. Concluiu-se também que o recurso mais utilizado pelos professores das disciplinas previamente citadas é o Datashow e que, embora os alunos aprovem este método, sentem falta de aulas práticas no ensino destas.Coelho, Nirleide SaraivaBarbosa, Iuri Pinheiro2018-04-23T14:30:16Z2018-04-23T14:30:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARBOSA, Iuri Pinheiro. Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público. 2013. 14 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza - CE, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31354porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T18:01:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31354Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:52.695803Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público
title Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público
spellingShingle Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público
Barbosa, Iuri Pinheiro
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade pública - Brasil
Didática - Educação (Superior)
title_short Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público
title_full Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público
title_fullStr Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público
title_full_unstemmed Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público
title_sort Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público
author Barbosa, Iuri Pinheiro
author_facet Barbosa, Iuri Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Nirleide Saraiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Iuri Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade pública - Brasil
Didática - Educação (Superior)
topic Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade pública - Brasil
Didática - Educação (Superior)
description O ensino da Contabilidade Pública no Brasil está presente nas grades curriculares desde as primeiras escolas de Contabilidade. Entretanto, a Contabilidade Pública é comumente vista por contadores e alunos do curso como algo complexo e burocrático. Diante disto, definiu-se como objetivo da pesquisa a análise dos recursos didáticos nas disciplinas de Contabilidade voltadas ao Setor Público. A metodologia é classificada como qualitativa, descritiva e bibliográfica. É um estudo de caso, por se tratar do estudo aprofundado de apenas duas disciplinas de contabilidade lecionadas na Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi feita através da utilização de um questionário, contendo oito questões, aplicado às turmas de Contabilidade Governamental e Planejamento e Orçamento Público. Com base nos resultados, concluiu-se que a quantidade de disciplinas voltadas ao Setor Público é insatisfatória. Concluiu-se também que o recurso mais utilizado pelos professores das disciplinas previamente citadas é o Datashow e que, embora os alunos aprovem este método, sentem falta de aulas práticas no ensino destas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-04-23T14:30:16Z
2018-04-23T14:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Iuri Pinheiro. Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público. 2013. 14 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza - CE, 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31354
identifier_str_mv BARBOSA, Iuri Pinheiro. Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público. 2013. 14 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza - CE, 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028828521431040