Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31354 |
Resumo: | O ensino da Contabilidade Pública no Brasil está presente nas grades curriculares desde as primeiras escolas de Contabilidade. Entretanto, a Contabilidade Pública é comumente vista por contadores e alunos do curso como algo complexo e burocrático. Diante disto, definiu-se como objetivo da pesquisa a análise dos recursos didáticos nas disciplinas de Contabilidade voltadas ao Setor Público. A metodologia é classificada como qualitativa, descritiva e bibliográfica. É um estudo de caso, por se tratar do estudo aprofundado de apenas duas disciplinas de contabilidade lecionadas na Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi feita através da utilização de um questionário, contendo oito questões, aplicado às turmas de Contabilidade Governamental e Planejamento e Orçamento Público. Com base nos resultados, concluiu-se que a quantidade de disciplinas voltadas ao Setor Público é insatisfatória. Concluiu-se também que o recurso mais utilizado pelos professores das disciplinas previamente citadas é o Datashow e que, embora os alunos aprovem este método, sentem falta de aulas práticas no ensino destas. |
id |
UFC-7_2f96bdecbb74753ede8aefa19b95c5aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/31354 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor públicoContabilidade - Estudo e ensino (Superior)Contabilidade pública - BrasilDidática - Educação (Superior)O ensino da Contabilidade Pública no Brasil está presente nas grades curriculares desde as primeiras escolas de Contabilidade. Entretanto, a Contabilidade Pública é comumente vista por contadores e alunos do curso como algo complexo e burocrático. Diante disto, definiu-se como objetivo da pesquisa a análise dos recursos didáticos nas disciplinas de Contabilidade voltadas ao Setor Público. A metodologia é classificada como qualitativa, descritiva e bibliográfica. É um estudo de caso, por se tratar do estudo aprofundado de apenas duas disciplinas de contabilidade lecionadas na Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi feita através da utilização de um questionário, contendo oito questões, aplicado às turmas de Contabilidade Governamental e Planejamento e Orçamento Público. Com base nos resultados, concluiu-se que a quantidade de disciplinas voltadas ao Setor Público é insatisfatória. Concluiu-se também que o recurso mais utilizado pelos professores das disciplinas previamente citadas é o Datashow e que, embora os alunos aprovem este método, sentem falta de aulas práticas no ensino destas.Coelho, Nirleide SaraivaBarbosa, Iuri Pinheiro2018-04-23T14:30:16Z2018-04-23T14:30:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARBOSA, Iuri Pinheiro. Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público. 2013. 14 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza - CE, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31354porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T18:01:35Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31354Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:52.695803Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público |
title |
Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público |
spellingShingle |
Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público Barbosa, Iuri Pinheiro Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Contabilidade pública - Brasil Didática - Educação (Superior) |
title_short |
Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público |
title_full |
Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público |
title_fullStr |
Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público |
title_full_unstemmed |
Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público |
title_sort |
Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público |
author |
Barbosa, Iuri Pinheiro |
author_facet |
Barbosa, Iuri Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Nirleide Saraiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Iuri Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Contabilidade pública - Brasil Didática - Educação (Superior) |
topic |
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior) Contabilidade pública - Brasil Didática - Educação (Superior) |
description |
O ensino da Contabilidade Pública no Brasil está presente nas grades curriculares desde as primeiras escolas de Contabilidade. Entretanto, a Contabilidade Pública é comumente vista por contadores e alunos do curso como algo complexo e burocrático. Diante disto, definiu-se como objetivo da pesquisa a análise dos recursos didáticos nas disciplinas de Contabilidade voltadas ao Setor Público. A metodologia é classificada como qualitativa, descritiva e bibliográfica. É um estudo de caso, por se tratar do estudo aprofundado de apenas duas disciplinas de contabilidade lecionadas na Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi feita através da utilização de um questionário, contendo oito questões, aplicado às turmas de Contabilidade Governamental e Planejamento e Orçamento Público. Com base nos resultados, concluiu-se que a quantidade de disciplinas voltadas ao Setor Público é insatisfatória. Concluiu-se também que o recurso mais utilizado pelos professores das disciplinas previamente citadas é o Datashow e que, embora os alunos aprovem este método, sentem falta de aulas práticas no ensino destas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2018-04-23T14:30:16Z 2018-04-23T14:30:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Iuri Pinheiro. Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público. 2013. 14 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza - CE, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31354 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Iuri Pinheiro. Opiniões dos alunos da Universidade Federal do Ceará acerca da didática aplicada nas disciplinas relacionadas a contabilidade voltada ao setor público. 2013. 14 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza - CE, 2013. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028828521431040 |