A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Bruno Jadson Jardelino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinto, Vitor Vieira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70265
Resumo: Ao analisar todo o processo de escrita, observa-se um problema fundamental: como se comunicar com o público? Esse problema assolava Jules Michelet em sua época e permanece assolando a escrita contemporânea. Tendo isso em mente, o objetivo desse trabalho é (re)pensar tanto a arte da escrita com métodos mais palatáveis para a sociedade sem perder o rigor acadêmico, como também se reinventar como escritor. Para isso, nos apropriamos da pesquisa de cunho bibliográfico (trabalhos acadêmicos e literatura popular) e documental (charges e jornais) para análise comparativa das suas aproximações e distanciamentos epistemológicos e de forma, bem como perceber o posicionamento dos escritores frente às questões de sua época. Portanto, observa-se que, embora exista a aproximação pessoal dos temas sociais pungentes, ocorre, também, um distanciamento da forma como é escrita e comunicada. Assim, enxergamos que o conhecimento cujo objetivo é corroborar com a sociedade, acaba por perder espaço para outros que se traduzem melhor na forma cotidiana de ler, mas que se distanciam da epistemologia acadêmica.
id UFC-7_2f9b8e8fbef098a6400abfb1e48990cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/70265
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedadeEscrita acadêmicaSociedadeComunicaçãoAo analisar todo o processo de escrita, observa-se um problema fundamental: como se comunicar com o público? Esse problema assolava Jules Michelet em sua época e permanece assolando a escrita contemporânea. Tendo isso em mente, o objetivo desse trabalho é (re)pensar tanto a arte da escrita com métodos mais palatáveis para a sociedade sem perder o rigor acadêmico, como também se reinventar como escritor. Para isso, nos apropriamos da pesquisa de cunho bibliográfico (trabalhos acadêmicos e literatura popular) e documental (charges e jornais) para análise comparativa das suas aproximações e distanciamentos epistemológicos e de forma, bem como perceber o posicionamento dos escritores frente às questões de sua época. Portanto, observa-se que, embora exista a aproximação pessoal dos temas sociais pungentes, ocorre, também, um distanciamento da forma como é escrita e comunicada. Assim, enxergamos que o conhecimento cujo objetivo é corroborar com a sociedade, acaba por perder espaço para outros que se traduzem melhor na forma cotidiana de ler, mas que se distanciam da epistemologia acadêmica.2023-01-25T15:30:51Z2023-01-25T15:30:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGOMES, Bruno Jadson Jardelino; PINTO, Vitor Vieira. A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 43-44. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.978-65-00-61083-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70265Gomes, Bruno Jadson JardelinoPinto, Vitor Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:45:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70265Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:41.871191Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade
title A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade
spellingShingle A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade
Gomes, Bruno Jadson Jardelino
Escrita acadêmica
Sociedade
Comunicação
title_short A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade
title_full A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade
title_fullStr A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade
title_full_unstemmed A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade
title_sort A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade
author Gomes, Bruno Jadson Jardelino
author_facet Gomes, Bruno Jadson Jardelino
Pinto, Vitor Vieira
author_role author
author2 Pinto, Vitor Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Bruno Jadson Jardelino
Pinto, Vitor Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita acadêmica
Sociedade
Comunicação
topic Escrita acadêmica
Sociedade
Comunicação
description Ao analisar todo o processo de escrita, observa-se um problema fundamental: como se comunicar com o público? Esse problema assolava Jules Michelet em sua época e permanece assolando a escrita contemporânea. Tendo isso em mente, o objetivo desse trabalho é (re)pensar tanto a arte da escrita com métodos mais palatáveis para a sociedade sem perder o rigor acadêmico, como também se reinventar como escritor. Para isso, nos apropriamos da pesquisa de cunho bibliográfico (trabalhos acadêmicos e literatura popular) e documental (charges e jornais) para análise comparativa das suas aproximações e distanciamentos epistemológicos e de forma, bem como perceber o posicionamento dos escritores frente às questões de sua época. Portanto, observa-se que, embora exista a aproximação pessoal dos temas sociais pungentes, ocorre, também, um distanciamento da forma como é escrita e comunicada. Assim, enxergamos que o conhecimento cujo objetivo é corroborar com a sociedade, acaba por perder espaço para outros que se traduzem melhor na forma cotidiana de ler, mas que se distanciam da epistemologia acadêmica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-25T15:30:51Z
2023-01-25T15:30:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Bruno Jadson Jardelino; PINTO, Vitor Vieira. A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 43-44. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70265
identifier_str_mv GOMES, Bruno Jadson Jardelino; PINTO, Vitor Vieira. A imprescindibilidade da aproximação: como a escrita da História se traduz na sociedade. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 43-44. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028764272033792