Percepção, placebo e publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26522 |
Resumo: | O presente trabalho visa a uma abordagem da propaganda de uma maneira um tanto diferente, associando-a a uma área do conhecimento pelo menos a princípio não muito afim: a Medicina. Essa associação se daria por meio do estudo da Placebo-Terapia, bem como dos efeitos positivos que ela pode causar nos pacientes a ela submetidos. Este efeito positivo é chamado de efeito-placebo. Para promover essa ligação entre as duas áreas citadas, será abordada a teoria da percepção, advinda da área da Psicologia, como um fenômeno que se apresenta vinculado tanto à Medicina quanto à Propaganda, evidentemente que adaptada aos fazeres de cada uma delas. O objetivo é mostrar que o efeito-placebo, apesar de advir de uma área aparentemente tão distante da Publicidade como é a Medicina, pode ser estudado sob o viés publicitário, bem como auxiliar num melhor entendimento do público-alvo por parte dos profissionais da área da propaganda, a fim de compreender o que se passa na cabeça dos consumidores diante de uma campanha, além da melhor previsão de uma reação correspondente. |
id |
UFC-7_2fd0dbf1ec6d909ebbac0ad51a91d9aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/26522 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção, placebo e publicidadePercepçãoPlaceboEfeito-placeboPublicidadeO presente trabalho visa a uma abordagem da propaganda de uma maneira um tanto diferente, associando-a a uma área do conhecimento pelo menos a princípio não muito afim: a Medicina. Essa associação se daria por meio do estudo da Placebo-Terapia, bem como dos efeitos positivos que ela pode causar nos pacientes a ela submetidos. Este efeito positivo é chamado de efeito-placebo. Para promover essa ligação entre as duas áreas citadas, será abordada a teoria da percepção, advinda da área da Psicologia, como um fenômeno que se apresenta vinculado tanto à Medicina quanto à Propaganda, evidentemente que adaptada aos fazeres de cada uma delas. O objetivo é mostrar que o efeito-placebo, apesar de advir de uma área aparentemente tão distante da Publicidade como é a Medicina, pode ser estudado sob o viés publicitário, bem como auxiliar num melhor entendimento do público-alvo por parte dos profissionais da área da propaganda, a fim de compreender o que se passa na cabeça dos consumidores diante de uma campanha, além da melhor previsão de uma reação correspondente.Feitosa, Luiz TadeuSantos, José Ângelo dos2017-10-10T10:31:48Z2017-10-10T10:31:48Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, José Ângelo dos. Percepção, placebo e publicidade. 2011. 83f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26522porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-20T18:50:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26522Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:26.294748Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção, placebo e publicidade |
title |
Percepção, placebo e publicidade |
spellingShingle |
Percepção, placebo e publicidade Santos, José Ângelo dos Percepção Placebo Efeito-placebo Publicidade |
title_short |
Percepção, placebo e publicidade |
title_full |
Percepção, placebo e publicidade |
title_fullStr |
Percepção, placebo e publicidade |
title_full_unstemmed |
Percepção, placebo e publicidade |
title_sort |
Percepção, placebo e publicidade |
author |
Santos, José Ângelo dos |
author_facet |
Santos, José Ângelo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Feitosa, Luiz Tadeu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Ângelo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção Placebo Efeito-placebo Publicidade |
topic |
Percepção Placebo Efeito-placebo Publicidade |
description |
O presente trabalho visa a uma abordagem da propaganda de uma maneira um tanto diferente, associando-a a uma área do conhecimento pelo menos a princípio não muito afim: a Medicina. Essa associação se daria por meio do estudo da Placebo-Terapia, bem como dos efeitos positivos que ela pode causar nos pacientes a ela submetidos. Este efeito positivo é chamado de efeito-placebo. Para promover essa ligação entre as duas áreas citadas, será abordada a teoria da percepção, advinda da área da Psicologia, como um fenômeno que se apresenta vinculado tanto à Medicina quanto à Propaganda, evidentemente que adaptada aos fazeres de cada uma delas. O objetivo é mostrar que o efeito-placebo, apesar de advir de uma área aparentemente tão distante da Publicidade como é a Medicina, pode ser estudado sob o viés publicitário, bem como auxiliar num melhor entendimento do público-alvo por parte dos profissionais da área da propaganda, a fim de compreender o que se passa na cabeça dos consumidores diante de uma campanha, além da melhor previsão de uma reação correspondente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2017-10-10T10:31:48Z 2017-10-10T10:31:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, José Ângelo dos. Percepção, placebo e publicidade. 2011. 83f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2011. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26522 |
identifier_str_mv |
SANTOS, José Ângelo dos. Percepção, placebo e publicidade. 2011. 83f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2011. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028776749039616 |