Gênero: o que se discute? Relações entre historiografia acadêmica e currículos escolares (2007-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jane Derarovele Semeão e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42898
Resumo: Costuma-se afirmar que as relações entre historiografia acadêmica e ensino de história no Brasil têm-se estreitado significativamente desde as últimas décadas do século passado. As modificações na produção historiográfica brasileira, o fim da ditadura militar, o crescimento da indústria editorial, as políticas públicas governamentais lançadas com o intuito de garantir e regular a incorporação das inovações pedagógicas e das pesquisas científicas no âmbito escolar e as crescentes investigações empreendidas por profissionais sobre o ensino de história estão, certamente, na base de uma cadeia que explica a diminuição da distância entre o que é produzido nas universidades e o que é trabalhado nas escolas. A articulação dessas forças, que mobiliza questões de ordem social, política e da ciência de referência resultou, por exemplo: na introdução de abordagens teóricas do marxismo, da história social e cultural; de conceitos como tempo histórico, cotidiano, permanências e mudanças; na incorporação de procedimentos da pesquisa histórica; de temáticas relacionadas à pluralidade étnica, cultural e de gênero, representando avanços nas formas de ensino e aprendizado histórico escolar (Cf. BITTENCOURT, 2004; FREITAS, 2009). [...]
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