Gênero: o que se discute? Relações entre historiografia acadêmica e currículos escolares (2007-2012)
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42898 |
Resumo: | Costuma-se afirmar que as relações entre historiografia acadêmica e ensino de história no Brasil têm-se estreitado significativamente desde as últimas décadas do século passado. As modificações na produção historiográfica brasileira, o fim da ditadura militar, o crescimento da indústria editorial, as políticas públicas governamentais lançadas com o intuito de garantir e regular a incorporação das inovações pedagógicas e das pesquisas científicas no âmbito escolar e as crescentes investigações empreendidas por profissionais sobre o ensino de história estão, certamente, na base de uma cadeia que explica a diminuição da distância entre o que é produzido nas universidades e o que é trabalhado nas escolas. A articulação dessas forças, que mobiliza questões de ordem social, política e da ciência de referência resultou, por exemplo: na introdução de abordagens teóricas do marxismo, da história social e cultural; de conceitos como tempo histórico, cotidiano, permanências e mudanças; na incorporação de procedimentos da pesquisa histórica; de temáticas relacionadas à pluralidade étnica, cultural e de gênero, representando avanços nas formas de ensino e aprendizado histórico escolar (Cf. BITTENCOURT, 2004; FREITAS, 2009). [...] |
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Gênero: o que se discute? Relações entre historiografia acadêmica e currículos escolares (2007-2012)Relações entre historiografia acadêmicaHistoriografiaIndústria editorialCostuma-se afirmar que as relações entre historiografia acadêmica e ensino de história no Brasil têm-se estreitado significativamente desde as últimas décadas do século passado. As modificações na produção historiográfica brasileira, o fim da ditadura militar, o crescimento da indústria editorial, as políticas públicas governamentais lançadas com o intuito de garantir e regular a incorporação das inovações pedagógicas e das pesquisas científicas no âmbito escolar e as crescentes investigações empreendidas por profissionais sobre o ensino de história estão, certamente, na base de uma cadeia que explica a diminuição da distância entre o que é produzido nas universidades e o que é trabalhado nas escolas. A articulação dessas forças, que mobiliza questões de ordem social, política e da ciência de referência resultou, por exemplo: na introdução de abordagens teóricas do marxismo, da história social e cultural; de conceitos como tempo histórico, cotidiano, permanências e mudanças; na incorporação de procedimentos da pesquisa histórica; de temáticas relacionadas à pluralidade étnica, cultural e de gênero, representando avanços nas formas de ensino e aprendizado histórico escolar (Cf. BITTENCOURT, 2004; FREITAS, 2009). [...]Expressão Gráfica; Wave Media2019-06-19T14:55:22Z2019-06-19T14:55:22Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Jane Derarovele Semeão e. Gênero: o que se discute? Relações entre historiografia acadêmica e currículos escolares (2007-2012). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.978 85 4200 096 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42898Silva, Jane Derarovele Semeão einfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:58:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42898Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:16.175535Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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