Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Ana Beatriz Leite
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho, João Luís de Lima, Mendonça, Marina da Silva, Sousa, Mariany Ferreira de, Freire, Karina Pinheiro Gurgel, Menezes, Maria Ozilea Bezerra
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364
Resumo: O PET-Oceano foi criado em 2010 e desde então vêm realizando diversas atividades dentro do tripé pesquisa, ensino e extensão. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo se encontram ações de divulgação do curso, como o Dia do Oceanógrafo, minicursos de capacitação, palestras e oficinas. Com o intuito de avaliar o desempenho do PET-Oceano, foi elaborado um questionário visando a compreensão das opiniões dos alunos sobre o grupo e seus serviços. O mesmo foi disponibilizado nas redes sociais para atingir um maior número de participantes e foram aceitas respostas do período de 17 de setembro a 4 de outubro de 2015. No total, obteve-se a resposta de 81 participantes, ingressos entre 2008 e 2015, entre alunos ativos (91,4%) e não-ativos (8,6%) do curso. Como resultado, 21% dos participantes se disseram muito satisfeitos e 45,7% satisfeitos com os serviços oferecidos pelo PET-Oceano. Entre as atividades que mais contribuíram para a melhoria da formação acadêmica estão a Semana de Ciências do Mar, o Descobrindo a Oceanografia e os minicursos realizados durante o ano. A maior insatisfação dos estudantes está na temática “mercado de trabalho”, onde 72,8% acham que o grupo deve melhorar nesse quesito. Aproximadamente 40% dos participantes classificou a ação de divulgação do curso por parte do PET como regular. A quase totalidade dos participantes (98,8%) afirmaram que o PET é importante para o curso. De maneira geral, a maioria dos participantes está satisfeito com as ações do PET-Oceano, porém acreditam ser necessário um melhor direcionamento de ações para o mercado de trabalho, como a parceria com empresas e consultorias ambientais e a fundação da Empresa Jr. no curso, com intuito de suprir essa lacuna na graduação. A presente pesquisa foi importante para analisar de forma crítica as atividades realizadas e as demandas dos alunos, procurando melhorar as ações futuras.
id UFC-7_3344eb1d67a358b0e9c8dcae6f3077ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47364
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criaçãoImportânciaQuestionárioEnsinoO PET-Oceano foi criado em 2010 e desde então vêm realizando diversas atividades dentro do tripé pesquisa, ensino e extensão. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo se encontram ações de divulgação do curso, como o Dia do Oceanógrafo, minicursos de capacitação, palestras e oficinas. Com o intuito de avaliar o desempenho do PET-Oceano, foi elaborado um questionário visando a compreensão das opiniões dos alunos sobre o grupo e seus serviços. O mesmo foi disponibilizado nas redes sociais para atingir um maior número de participantes e foram aceitas respostas do período de 17 de setembro a 4 de outubro de 2015. No total, obteve-se a resposta de 81 participantes, ingressos entre 2008 e 2015, entre alunos ativos (91,4%) e não-ativos (8,6%) do curso. Como resultado, 21% dos participantes se disseram muito satisfeitos e 45,7% satisfeitos com os serviços oferecidos pelo PET-Oceano. Entre as atividades que mais contribuíram para a melhoria da formação acadêmica estão a Semana de Ciências do Mar, o Descobrindo a Oceanografia e os minicursos realizados durante o ano. A maior insatisfação dos estudantes está na temática “mercado de trabalho”, onde 72,8% acham que o grupo deve melhorar nesse quesito. Aproximadamente 40% dos participantes classificou a ação de divulgação do curso por parte do PET como regular. A quase totalidade dos participantes (98,8%) afirmaram que o PET é importante para o curso. De maneira geral, a maioria dos participantes está satisfeito com as ações do PET-Oceano, porém acreditam ser necessário um melhor direcionamento de ações para o mercado de trabalho, como a parceria com empresas e consultorias ambientais e a fundação da Empresa Jr. no curso, com intuito de suprir essa lacuna na graduação. A presente pesquisa foi importante para analisar de forma crítica as atividades realizadas e as demandas dos alunos, procurando melhorar as ações futuras.Universidade Federal do Ceará2019-11-01T18:07:17Z2019-11-01T18:07:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAVALCANTE, Ana Beatriz Leite; et al. Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364Cavalcante, Ana Beatriz LeiteCarvalho, João Luís de LimaMendonça, Marina da SilvaSousa, Mariany Ferreira deFreire, Karina Pinheiro GurgelMenezes, Maria Ozilea Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:37:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47364Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:05.413517Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação
title Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação
spellingShingle Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação
Cavalcante, Ana Beatriz Leite
Importância
Questionário
Ensino
title_short Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação
title_full Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação
title_fullStr Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação
title_full_unstemmed Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação
title_sort Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação
author Cavalcante, Ana Beatriz Leite
author_facet Cavalcante, Ana Beatriz Leite
Carvalho, João Luís de Lima
Mendonça, Marina da Silva
Sousa, Mariany Ferreira de
Freire, Karina Pinheiro Gurgel
Menezes, Maria Ozilea Bezerra
author_role author
author2 Carvalho, João Luís de Lima
Mendonça, Marina da Silva
Sousa, Mariany Ferreira de
Freire, Karina Pinheiro Gurgel
Menezes, Maria Ozilea Bezerra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Ana Beatriz Leite
Carvalho, João Luís de Lima
Mendonça, Marina da Silva
Sousa, Mariany Ferreira de
Freire, Karina Pinheiro Gurgel
Menezes, Maria Ozilea Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Importância
Questionário
Ensino
topic Importância
Questionário
Ensino
description O PET-Oceano foi criado em 2010 e desde então vêm realizando diversas atividades dentro do tripé pesquisa, ensino e extensão. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo se encontram ações de divulgação do curso, como o Dia do Oceanógrafo, minicursos de capacitação, palestras e oficinas. Com o intuito de avaliar o desempenho do PET-Oceano, foi elaborado um questionário visando a compreensão das opiniões dos alunos sobre o grupo e seus serviços. O mesmo foi disponibilizado nas redes sociais para atingir um maior número de participantes e foram aceitas respostas do período de 17 de setembro a 4 de outubro de 2015. No total, obteve-se a resposta de 81 participantes, ingressos entre 2008 e 2015, entre alunos ativos (91,4%) e não-ativos (8,6%) do curso. Como resultado, 21% dos participantes se disseram muito satisfeitos e 45,7% satisfeitos com os serviços oferecidos pelo PET-Oceano. Entre as atividades que mais contribuíram para a melhoria da formação acadêmica estão a Semana de Ciências do Mar, o Descobrindo a Oceanografia e os minicursos realizados durante o ano. A maior insatisfação dos estudantes está na temática “mercado de trabalho”, onde 72,8% acham que o grupo deve melhorar nesse quesito. Aproximadamente 40% dos participantes classificou a ação de divulgação do curso por parte do PET como regular. A quase totalidade dos participantes (98,8%) afirmaram que o PET é importante para o curso. De maneira geral, a maioria dos participantes está satisfeito com as ações do PET-Oceano, porém acreditam ser necessário um melhor direcionamento de ações para o mercado de trabalho, como a parceria com empresas e consultorias ambientais e a fundação da Empresa Jr. no curso, com intuito de suprir essa lacuna na graduação. A presente pesquisa foi importante para analisar de forma crítica as atividades realizadas e as demandas dos alunos, procurando melhorar as ações futuras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-01T18:07:17Z
2019-11-01T18:07:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Ana Beatriz Leite; et al. Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364
identifier_str_mv CAVALCANTE, Ana Beatriz Leite; et al. Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028912160047104