Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364 |
Resumo: | O PET-Oceano foi criado em 2010 e desde então vêm realizando diversas atividades dentro do tripé pesquisa, ensino e extensão. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo se encontram ações de divulgação do curso, como o Dia do Oceanógrafo, minicursos de capacitação, palestras e oficinas. Com o intuito de avaliar o desempenho do PET-Oceano, foi elaborado um questionário visando a compreensão das opiniões dos alunos sobre o grupo e seus serviços. O mesmo foi disponibilizado nas redes sociais para atingir um maior número de participantes e foram aceitas respostas do período de 17 de setembro a 4 de outubro de 2015. No total, obteve-se a resposta de 81 participantes, ingressos entre 2008 e 2015, entre alunos ativos (91,4%) e não-ativos (8,6%) do curso. Como resultado, 21% dos participantes se disseram muito satisfeitos e 45,7% satisfeitos com os serviços oferecidos pelo PET-Oceano. Entre as atividades que mais contribuíram para a melhoria da formação acadêmica estão a Semana de Ciências do Mar, o Descobrindo a Oceanografia e os minicursos realizados durante o ano. A maior insatisfação dos estudantes está na temática “mercado de trabalho”, onde 72,8% acham que o grupo deve melhorar nesse quesito. Aproximadamente 40% dos participantes classificou a ação de divulgação do curso por parte do PET como regular. A quase totalidade dos participantes (98,8%) afirmaram que o PET é importante para o curso. De maneira geral, a maioria dos participantes está satisfeito com as ações do PET-Oceano, porém acreditam ser necessário um melhor direcionamento de ações para o mercado de trabalho, como a parceria com empresas e consultorias ambientais e a fundação da Empresa Jr. no curso, com intuito de suprir essa lacuna na graduação. A presente pesquisa foi importante para analisar de forma crítica as atividades realizadas e as demandas dos alunos, procurando melhorar as ações futuras. |
id |
UFC-7_3344eb1d67a358b0e9c8dcae6f3077ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47364 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criaçãoImportânciaQuestionárioEnsinoO PET-Oceano foi criado em 2010 e desde então vêm realizando diversas atividades dentro do tripé pesquisa, ensino e extensão. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo se encontram ações de divulgação do curso, como o Dia do Oceanógrafo, minicursos de capacitação, palestras e oficinas. Com o intuito de avaliar o desempenho do PET-Oceano, foi elaborado um questionário visando a compreensão das opiniões dos alunos sobre o grupo e seus serviços. O mesmo foi disponibilizado nas redes sociais para atingir um maior número de participantes e foram aceitas respostas do período de 17 de setembro a 4 de outubro de 2015. No total, obteve-se a resposta de 81 participantes, ingressos entre 2008 e 2015, entre alunos ativos (91,4%) e não-ativos (8,6%) do curso. Como resultado, 21% dos participantes se disseram muito satisfeitos e 45,7% satisfeitos com os serviços oferecidos pelo PET-Oceano. Entre as atividades que mais contribuíram para a melhoria da formação acadêmica estão a Semana de Ciências do Mar, o Descobrindo a Oceanografia e os minicursos realizados durante o ano. A maior insatisfação dos estudantes está na temática “mercado de trabalho”, onde 72,8% acham que o grupo deve melhorar nesse quesito. Aproximadamente 40% dos participantes classificou a ação de divulgação do curso por parte do PET como regular. A quase totalidade dos participantes (98,8%) afirmaram que o PET é importante para o curso. De maneira geral, a maioria dos participantes está satisfeito com as ações do PET-Oceano, porém acreditam ser necessário um melhor direcionamento de ações para o mercado de trabalho, como a parceria com empresas e consultorias ambientais e a fundação da Empresa Jr. no curso, com intuito de suprir essa lacuna na graduação. A presente pesquisa foi importante para analisar de forma crítica as atividades realizadas e as demandas dos alunos, procurando melhorar as ações futuras.Universidade Federal do Ceará2019-11-01T18:07:17Z2019-11-01T18:07:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAVALCANTE, Ana Beatriz Leite; et al. Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364Cavalcante, Ana Beatriz LeiteCarvalho, João Luís de LimaMendonça, Marina da SilvaSousa, Mariany Ferreira deFreire, Karina Pinheiro GurgelMenezes, Maria Ozilea Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:37:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47364Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:05.413517Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação |
title |
Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação |
spellingShingle |
Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação Cavalcante, Ana Beatriz Leite Importância Questionário Ensino |
title_short |
Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação |
title_full |
Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação |
title_fullStr |
Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação |
title_full_unstemmed |
Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação |
title_sort |
Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação |
author |
Cavalcante, Ana Beatriz Leite |
author_facet |
Cavalcante, Ana Beatriz Leite Carvalho, João Luís de Lima Mendonça, Marina da Silva Sousa, Mariany Ferreira de Freire, Karina Pinheiro Gurgel Menezes, Maria Ozilea Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, João Luís de Lima Mendonça, Marina da Silva Sousa, Mariany Ferreira de Freire, Karina Pinheiro Gurgel Menezes, Maria Ozilea Bezerra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Ana Beatriz Leite Carvalho, João Luís de Lima Mendonça, Marina da Silva Sousa, Mariany Ferreira de Freire, Karina Pinheiro Gurgel Menezes, Maria Ozilea Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Importância Questionário Ensino |
topic |
Importância Questionário Ensino |
description |
O PET-Oceano foi criado em 2010 e desde então vêm realizando diversas atividades dentro do tripé pesquisa, ensino e extensão. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo se encontram ações de divulgação do curso, como o Dia do Oceanógrafo, minicursos de capacitação, palestras e oficinas. Com o intuito de avaliar o desempenho do PET-Oceano, foi elaborado um questionário visando a compreensão das opiniões dos alunos sobre o grupo e seus serviços. O mesmo foi disponibilizado nas redes sociais para atingir um maior número de participantes e foram aceitas respostas do período de 17 de setembro a 4 de outubro de 2015. No total, obteve-se a resposta de 81 participantes, ingressos entre 2008 e 2015, entre alunos ativos (91,4%) e não-ativos (8,6%) do curso. Como resultado, 21% dos participantes se disseram muito satisfeitos e 45,7% satisfeitos com os serviços oferecidos pelo PET-Oceano. Entre as atividades que mais contribuíram para a melhoria da formação acadêmica estão a Semana de Ciências do Mar, o Descobrindo a Oceanografia e os minicursos realizados durante o ano. A maior insatisfação dos estudantes está na temática “mercado de trabalho”, onde 72,8% acham que o grupo deve melhorar nesse quesito. Aproximadamente 40% dos participantes classificou a ação de divulgação do curso por parte do PET como regular. A quase totalidade dos participantes (98,8%) afirmaram que o PET é importante para o curso. De maneira geral, a maioria dos participantes está satisfeito com as ações do PET-Oceano, porém acreditam ser necessário um melhor direcionamento de ações para o mercado de trabalho, como a parceria com empresas e consultorias ambientais e a fundação da Empresa Jr. no curso, com intuito de suprir essa lacuna na graduação. A presente pesquisa foi importante para analisar de forma crítica as atividades realizadas e as demandas dos alunos, procurando melhorar as ações futuras. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-11-01T18:07:17Z 2019-11-01T18:07:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Ana Beatriz Leite; et al. Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Ana Beatriz Leite; et al. Importância, relevância e contribuição do pet-oceanografia na formação dos estudantes desde sua criação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028912160047104 |