Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Thiago Medeiros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Ivanovitch, Guedes, Luiz Affonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000002b0c
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44026
Resumo: The purpose of this paper is to show how the Correspondence Analysis can be used to enhance the Exploratory Data Analysis on the drop-out for a set of educational data with a majority of the categorical type. To this, the independence calculation was implemented from the chi-square, and the heatmap and perceptual map were generated with the indexes on the socioeconomic data of students of courses of IFRN. As a result of this paper is presented the relations of attraction and repulsion between socioeconomic attributes and drop-out, and the profile of the student most vulnerable to evasion is drawn. Some characteristics are: students who have already failed at least once, who do not live with their parents, elementary school in public school, low level of education of the financial responsible.
id UFC-7_33e494abb75a2c6059457860c875b523
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44026
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacionalAnálise Exploratória de Dados - Análise de CorrespondênciaAnálise Exploratória de Dados - dados socioeconômicosThe purpose of this paper is to show how the Correspondence Analysis can be used to enhance the Exploratory Data Analysis on the drop-out for a set of educational data with a majority of the categorical type. To this, the independence calculation was implemented from the chi-square, and the heatmap and perceptual map were generated with the indexes on the socioeconomic data of students of courses of IFRN. As a result of this paper is presented the relations of attraction and repulsion between socioeconomic attributes and drop-out, and the profile of the student most vulnerable to evasion is drawn. Some characteristics are: students who have already failed at least once, who do not live with their parents, elementary school in public school, low level of education of the financial responsible.A proposta deste trabalho é mostrar como a técnica de Análise de Correspondência pode ser utilizada para potencializar a Análise Exploratória de Dados sobre o fenômeno da evasão para um conjunto de dados educacionais com maioria do tipo categórico. Para tal, foi implementado o cálculo de independência a partir do qui-quadrado, e produzidos os gráficos heatmap e mapa perceptual com os índices gerados sobre os dados socioeconômicos de alunos de cursos integrados do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Como resultados são apresentadas as relações de atração e repulsão entre os atributos socioeconômicos e a evasão, e traçado o perfil de aluno mais vulnerável para evasão, sendo algumas características: alunos que já reprovaram ao menos uma vez, que não moram com os pais, com ensino fundamental em escola pública, a escolaridade do responsável financeiro baixa.UFSCar2019-07-24T15:00:22Z2019-07-24T15:00:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARROS, Thiago Medeiros; SILVA, Ivanovitch; GUEDES, Luiz Affonso. Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 389-398.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44026ark:/83112/0013000002b0cBarros, Thiago MedeirosSilva, IvanovitchGuedes, Luiz Affonsoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T15:00:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44026Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:53.459492Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional
title Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional
spellingShingle Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional
Barros, Thiago Medeiros
Análise Exploratória de Dados - Análise de Correspondência
Análise Exploratória de Dados - dados socioeconômicos
title_short Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional
title_full Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional
title_fullStr Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional
title_full_unstemmed Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional
title_sort Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional
author Barros, Thiago Medeiros
author_facet Barros, Thiago Medeiros
Silva, Ivanovitch
Guedes, Luiz Affonso
author_role author
author2 Silva, Ivanovitch
Guedes, Luiz Affonso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Thiago Medeiros
Silva, Ivanovitch
Guedes, Luiz Affonso
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Exploratória de Dados - Análise de Correspondência
Análise Exploratória de Dados - dados socioeconômicos
topic Análise Exploratória de Dados - Análise de Correspondência
Análise Exploratória de Dados - dados socioeconômicos
description The purpose of this paper is to show how the Correspondence Analysis can be used to enhance the Exploratory Data Analysis on the drop-out for a set of educational data with a majority of the categorical type. To this, the independence calculation was implemented from the chi-square, and the heatmap and perceptual map were generated with the indexes on the socioeconomic data of students of courses of IFRN. As a result of this paper is presented the relations of attraction and repulsion between socioeconomic attributes and drop-out, and the profile of the student most vulnerable to evasion is drawn. Some characteristics are: students who have already failed at least once, who do not live with their parents, elementary school in public school, low level of education of the financial responsible.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-24T15:00:22Z
2019-07-24T15:00:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Thiago Medeiros; SILVA, Ivanovitch; GUEDES, Luiz Affonso. Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 389-398.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44026
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000002b0c
identifier_str_mv BARROS, Thiago Medeiros; SILVA, Ivanovitch; GUEDES, Luiz Affonso. Uso da técnica de análise de correspondência para análise exploratória de dados no contexto educacional . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 389-398.
2316 8889
ark:/83112/0013000002b0c
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373692675063808