Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcos Antônio Martins
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marinho, Ana Edwiges Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935
Resumo: Diretamente influenciada pela Sociologia da Educação, a prática pedagógica utilizada nas salas de aula confirma diversos preceitos sociológicos defendidos pelo que se conhece por Tríade Sociológica Clássica, a qual reúne os postulados dos cientistas sociais Émile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920) e Karl Marx (1818-1883) no que concerne ao estudo dos fenômenos sociais preexistentes na sociedade e, não por acaso, estendidos à escola. Dessa forma, pretende-se apontar a abrangência dessa influência no contexto das escolas estudadas, revelando-se quais os aspectos apresentam maior pertinência no âmbito da sociologia educacional e que influem invariavelmente no cotidiano dos alunos da rede pública municipal de Fortaleza-CE aqui entrevistados.
id UFC-7_3436390ce16dd14db850c1e8a5e93e3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/2935
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de FortalezaSociologiaSociologia clássicaSociologia da educaçãoDiretamente influenciada pela Sociologia da Educação, a prática pedagógica utilizada nas salas de aula confirma diversos preceitos sociológicos defendidos pelo que se conhece por Tríade Sociológica Clássica, a qual reúne os postulados dos cientistas sociais Émile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920) e Karl Marx (1818-1883) no que concerne ao estudo dos fenômenos sociais preexistentes na sociedade e, não por acaso, estendidos à escola. Dessa forma, pretende-se apontar a abrangência dessa influência no contexto das escolas estudadas, revelando-se quais os aspectos apresentam maior pertinência no âmbito da sociologia educacional e que influem invariavelmente no cotidiano dos alunos da rede pública municipal de Fortaleza-CE aqui entrevistados.Cadernos de Educação2012-07-02T14:56:17Z2012-07-02T14:56:17Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Marcos Antônio Martins de; MARINHO, Ana Edwiges Sousa. Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em escolas da rede pública municipal de Fortaleza. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 36-54.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935Lima, Marcos Antônio MartinsMarinho, Ana Edwiges Sousaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-21T16:04:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/2935Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:40.805223Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
title Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
spellingShingle Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
Lima, Marcos Antônio Martins
Sociologia
Sociologia clássica
Sociologia da educação
title_short Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
title_full Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
title_fullStr Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
title_full_unstemmed Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
title_sort Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
author Lima, Marcos Antônio Martins
author_facet Lima, Marcos Antônio Martins
Marinho, Ana Edwiges Sousa
author_role author
author2 Marinho, Ana Edwiges Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marcos Antônio Martins
Marinho, Ana Edwiges Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Sociologia clássica
Sociologia da educação
topic Sociologia
Sociologia clássica
Sociologia da educação
description Diretamente influenciada pela Sociologia da Educação, a prática pedagógica utilizada nas salas de aula confirma diversos preceitos sociológicos defendidos pelo que se conhece por Tríade Sociológica Clássica, a qual reúne os postulados dos cientistas sociais Émile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920) e Karl Marx (1818-1883) no que concerne ao estudo dos fenômenos sociais preexistentes na sociedade e, não por acaso, estendidos à escola. Dessa forma, pretende-se apontar a abrangência dessa influência no contexto das escolas estudadas, revelando-se quais os aspectos apresentam maior pertinência no âmbito da sociologia educacional e que influem invariavelmente no cotidiano dos alunos da rede pública municipal de Fortaleza-CE aqui entrevistados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-07-02T14:56:17Z
2012-07-02T14:56:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Marcos Antônio Martins de; MARINHO, Ana Edwiges Sousa. Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em escolas da rede pública municipal de Fortaleza. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 36-54.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935
identifier_str_mv LIMA, Marcos Antônio Martins de; MARINHO, Ana Edwiges Sousa. Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em escolas da rede pública municipal de Fortaleza. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 36-54.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Educação
publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028882615369728