Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935 |
Resumo: | Diretamente influenciada pela Sociologia da Educação, a prática pedagógica utilizada nas salas de aula confirma diversos preceitos sociológicos defendidos pelo que se conhece por Tríade Sociológica Clássica, a qual reúne os postulados dos cientistas sociais Émile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920) e Karl Marx (1818-1883) no que concerne ao estudo dos fenômenos sociais preexistentes na sociedade e, não por acaso, estendidos à escola. Dessa forma, pretende-se apontar a abrangência dessa influência no contexto das escolas estudadas, revelando-se quais os aspectos apresentam maior pertinência no âmbito da sociologia educacional e que influem invariavelmente no cotidiano dos alunos da rede pública municipal de Fortaleza-CE aqui entrevistados. |
id |
UFC-7_3436390ce16dd14db850c1e8a5e93e3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/2935 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de FortalezaSociologiaSociologia clássicaSociologia da educaçãoDiretamente influenciada pela Sociologia da Educação, a prática pedagógica utilizada nas salas de aula confirma diversos preceitos sociológicos defendidos pelo que se conhece por Tríade Sociológica Clássica, a qual reúne os postulados dos cientistas sociais Émile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920) e Karl Marx (1818-1883) no que concerne ao estudo dos fenômenos sociais preexistentes na sociedade e, não por acaso, estendidos à escola. Dessa forma, pretende-se apontar a abrangência dessa influência no contexto das escolas estudadas, revelando-se quais os aspectos apresentam maior pertinência no âmbito da sociologia educacional e que influem invariavelmente no cotidiano dos alunos da rede pública municipal de Fortaleza-CE aqui entrevistados.Cadernos de Educação2012-07-02T14:56:17Z2012-07-02T14:56:17Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Marcos Antônio Martins de; MARINHO, Ana Edwiges Sousa. Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em escolas da rede pública municipal de Fortaleza. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 36-54.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935Lima, Marcos Antônio MartinsMarinho, Ana Edwiges Sousaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-21T16:04:33Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/2935Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:40.805223Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza |
title |
Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza |
spellingShingle |
Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza Lima, Marcos Antônio Martins Sociologia Sociologia clássica Sociologia da educação |
title_short |
Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza |
title_full |
Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza |
title_fullStr |
Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza |
title_sort |
Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em Escolas da Rede Pública Municipal de Fortaleza |
author |
Lima, Marcos Antônio Martins |
author_facet |
Lima, Marcos Antônio Martins Marinho, Ana Edwiges Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Ana Edwiges Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Marcos Antônio Martins Marinho, Ana Edwiges Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Sociologia clássica Sociologia da educação |
topic |
Sociologia Sociologia clássica Sociologia da educação |
description |
Diretamente influenciada pela Sociologia da Educação, a prática pedagógica utilizada nas salas de aula confirma diversos preceitos sociológicos defendidos pelo que se conhece por Tríade Sociológica Clássica, a qual reúne os postulados dos cientistas sociais Émile Durkheim (1858-1917), Max Weber (1864-1920) e Karl Marx (1818-1883) no que concerne ao estudo dos fenômenos sociais preexistentes na sociedade e, não por acaso, estendidos à escola. Dessa forma, pretende-se apontar a abrangência dessa influência no contexto das escolas estudadas, revelando-se quais os aspectos apresentam maior pertinência no âmbito da sociologia educacional e que influem invariavelmente no cotidiano dos alunos da rede pública municipal de Fortaleza-CE aqui entrevistados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2012-07-02T14:56:17Z 2012-07-02T14:56:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Marcos Antônio Martins de; MARINHO, Ana Edwiges Sousa. Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em escolas da rede pública municipal de Fortaleza. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 36-54. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935 |
identifier_str_mv |
LIMA, Marcos Antônio Martins de; MARINHO, Ana Edwiges Sousa. Presença do pensamento da tríade sociológica clássica na escola contemporânea: estudo em escolas da rede pública municipal de Fortaleza. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 36-54. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028882615369728 |