Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10281 |
Resumo: | Treinamento com simulação ajuda a desenvolver habilidades nos procedimentos e na postura profissional. Estudantes de Medicina avaliaram as ferramentas de aprendizagem do Módulo de Ginecologia da UFC. Usaram-se manequins, pacientes padronizadas, discussão de casos clínicos, Laboratório de Habilidades (LH) sob supervisão de professores e monitores. As questões: Fale sobre as ferramentas de aprendizagem usadas no Módulo de Ginecologia e seu processo ensino-aprendizagem e Fale sobre monitores/aulas no LH e seu processo de ensinoaprendizagem foram analisadas pelos dois Discursos do Sujeito Coletivo (DSC). Respeitou-se a ética de pesquisa com seres humanos. Conclusões: Os DSC mostraram que as ferramentas de aprendizagem utilizadas e a participação de monitores (pares) refletiram positiva e diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem dos estudantes, sendo passíveis de reprodução. |
id |
UFC-7_34db468547f6edfd255c684be97c057c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/10281 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFCEstudantes de MedicinaAprendizagemTreinamento com simulação ajuda a desenvolver habilidades nos procedimentos e na postura profissional. Estudantes de Medicina avaliaram as ferramentas de aprendizagem do Módulo de Ginecologia da UFC. Usaram-se manequins, pacientes padronizadas, discussão de casos clínicos, Laboratório de Habilidades (LH) sob supervisão de professores e monitores. As questões: Fale sobre as ferramentas de aprendizagem usadas no Módulo de Ginecologia e seu processo ensino-aprendizagem e Fale sobre monitores/aulas no LH e seu processo de ensinoaprendizagem foram analisadas pelos dois Discursos do Sujeito Coletivo (DSC). Respeitou-se a ética de pesquisa com seres humanos. Conclusões: Os DSC mostraram que as ferramentas de aprendizagem utilizadas e a participação de monitores (pares) refletiram positiva e diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem dos estudantes, sendo passíveis de reprodução.Espaço para a Saúde2014-12-16T14:12:51Z2014-12-16T14:12:51Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDEIROS, F. das C. et al. Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC. Espaço para a Saúde, Londrina, v. 15, supl. 1, p. 92-102, jun. 2014.1517-7130 On linehttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10281Medeiros, Francisco das ChagasAlmeida, Cícera Geórgia Félix deDias, Bruno Hállan MenesesScipião, Amanda Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-14T14:32:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/10281Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:28.346720Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC |
title |
Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC |
spellingShingle |
Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC Medeiros, Francisco das Chagas Estudantes de Medicina Aprendizagem |
title_short |
Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC |
title_full |
Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC |
title_fullStr |
Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC |
title_full_unstemmed |
Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC |
title_sort |
Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC |
author |
Medeiros, Francisco das Chagas |
author_facet |
Medeiros, Francisco das Chagas Almeida, Cícera Geórgia Félix de Dias, Bruno Hállan Meneses Scipião, Amanda Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Cícera Geórgia Félix de Dias, Bruno Hállan Meneses Scipião, Amanda Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Francisco das Chagas Almeida, Cícera Geórgia Félix de Dias, Bruno Hállan Meneses Scipião, Amanda Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de Medicina Aprendizagem |
topic |
Estudantes de Medicina Aprendizagem |
description |
Treinamento com simulação ajuda a desenvolver habilidades nos procedimentos e na postura profissional. Estudantes de Medicina avaliaram as ferramentas de aprendizagem do Módulo de Ginecologia da UFC. Usaram-se manequins, pacientes padronizadas, discussão de casos clínicos, Laboratório de Habilidades (LH) sob supervisão de professores e monitores. As questões: Fale sobre as ferramentas de aprendizagem usadas no Módulo de Ginecologia e seu processo ensino-aprendizagem e Fale sobre monitores/aulas no LH e seu processo de ensinoaprendizagem foram analisadas pelos dois Discursos do Sujeito Coletivo (DSC). Respeitou-se a ética de pesquisa com seres humanos. Conclusões: Os DSC mostraram que as ferramentas de aprendizagem utilizadas e a participação de monitores (pares) refletiram positiva e diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem dos estudantes, sendo passíveis de reprodução. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-16T14:12:51Z 2014-12-16T14:12:51Z 2014-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, F. das C. et al. Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC. Espaço para a Saúde, Londrina, v. 15, supl. 1, p. 92-102, jun. 2014. 1517-7130 On line http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10281 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, F. das C. et al. Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC. Espaço para a Saúde, Londrina, v. 15, supl. 1, p. 92-102, jun. 2014. 1517-7130 On line |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Espaço para a Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028811654037504 |