Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Francisco das Chagas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Cícera Geórgia Félix de, Dias, Bruno Hállan Meneses, Scipião, Amanda Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10281
Resumo: Treinamento com simulação ajuda a desenvolver habilidades nos procedimentos e na postura profissional. Estudantes de Medicina avaliaram as ferramentas de aprendizagem do Módulo de Ginecologia da UFC. Usaram-se manequins, pacientes padronizadas, discussão de casos clínicos, Laboratório de Habilidades (LH) sob supervisão de professores e monitores. As questões: Fale sobre as ferramentas de aprendizagem usadas no Módulo de Ginecologia e seu processo ensino-aprendizagem e Fale sobre monitores/aulas no LH e seu processo de ensinoaprendizagem foram analisadas pelos dois Discursos do Sujeito Coletivo (DSC). Respeitou-se a ética de pesquisa com seres humanos. Conclusões: Os DSC mostraram que as ferramentas de aprendizagem utilizadas e a participação de monitores (pares) refletiram positiva e diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem dos estudantes, sendo passíveis de reprodução.
id UFC-7_34db468547f6edfd255c684be97c057c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/10281
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFCEstudantes de MedicinaAprendizagemTreinamento com simulação ajuda a desenvolver habilidades nos procedimentos e na postura profissional. Estudantes de Medicina avaliaram as ferramentas de aprendizagem do Módulo de Ginecologia da UFC. Usaram-se manequins, pacientes padronizadas, discussão de casos clínicos, Laboratório de Habilidades (LH) sob supervisão de professores e monitores. As questões: Fale sobre as ferramentas de aprendizagem usadas no Módulo de Ginecologia e seu processo ensino-aprendizagem e Fale sobre monitores/aulas no LH e seu processo de ensinoaprendizagem foram analisadas pelos dois Discursos do Sujeito Coletivo (DSC). Respeitou-se a ética de pesquisa com seres humanos. Conclusões: Os DSC mostraram que as ferramentas de aprendizagem utilizadas e a participação de monitores (pares) refletiram positiva e diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem dos estudantes, sendo passíveis de reprodução.Espaço para a Saúde2014-12-16T14:12:51Z2014-12-16T14:12:51Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDEIROS, F. das C. et al. Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC. Espaço para a Saúde, Londrina, v. 15, supl. 1, p. 92-102, jun. 2014.1517-7130 On linehttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10281Medeiros, Francisco das ChagasAlmeida, Cícera Geórgia Félix deDias, Bruno Hállan MenesesScipião, Amanda Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-14T14:32:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/10281Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:28.346720Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC
title Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC
spellingShingle Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC
Medeiros, Francisco das Chagas
Estudantes de Medicina
Aprendizagem
title_short Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC
title_full Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC
title_fullStr Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC
title_full_unstemmed Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC
title_sort Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC
author Medeiros, Francisco das Chagas
author_facet Medeiros, Francisco das Chagas
Almeida, Cícera Geórgia Félix de
Dias, Bruno Hállan Meneses
Scipião, Amanda Rodrigues
author_role author
author2 Almeida, Cícera Geórgia Félix de
Dias, Bruno Hállan Meneses
Scipião, Amanda Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Francisco das Chagas
Almeida, Cícera Geórgia Félix de
Dias, Bruno Hállan Meneses
Scipião, Amanda Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Medicina
Aprendizagem
topic Estudantes de Medicina
Aprendizagem
description Treinamento com simulação ajuda a desenvolver habilidades nos procedimentos e na postura profissional. Estudantes de Medicina avaliaram as ferramentas de aprendizagem do Módulo de Ginecologia da UFC. Usaram-se manequins, pacientes padronizadas, discussão de casos clínicos, Laboratório de Habilidades (LH) sob supervisão de professores e monitores. As questões: Fale sobre as ferramentas de aprendizagem usadas no Módulo de Ginecologia e seu processo ensino-aprendizagem e Fale sobre monitores/aulas no LH e seu processo de ensinoaprendizagem foram analisadas pelos dois Discursos do Sujeito Coletivo (DSC). Respeitou-se a ética de pesquisa com seres humanos. Conclusões: Os DSC mostraram que as ferramentas de aprendizagem utilizadas e a participação de monitores (pares) refletiram positiva e diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem dos estudantes, sendo passíveis de reprodução.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16T14:12:51Z
2014-12-16T14:12:51Z
2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, F. das C. et al. Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC. Espaço para a Saúde, Londrina, v. 15, supl. 1, p. 92-102, jun. 2014.
1517-7130 On line
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10281
identifier_str_mv MEDEIROS, F. das C. et al. Avaliação de ferramentas de aprendizagem, de monitores e do laboratório de habilidades clínicocirúrgica por estudantes do módulo de ginecologia da UFC. Espaço para a Saúde, Londrina, v. 15, supl. 1, p. 92-102, jun. 2014.
1517-7130 On line
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde
publisher.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028811654037504