Análise do consumo de álcool e outras drogas por adolescentes de uma escola pública de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Antonia Erika Correia de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46074
Resumo: O número crescente de adolescentes que consome álcool e outras drogas vem sendo evidenciado em escala mundial na sociedade contemporânea, constituindo-se como um problema social e de saúde pública. O consumo de tais substâncias pode ocorrer em qualquer fase da vida da pessoa e pelos mais variados motivos. Quando o consumo se inicia ainda na adolescência pode expor o adolescente a diversas situações de vulnerabilidade, como o sexo desprotegido e a violência. O estudo tem como objetivo geral: analisar os fatores de risco envolvidos com o uso de álcool e outras drogas em adolescentes escolares; e como objetivos específicos: caracterizar o grupo investigado de acordo com as variáveis sociodemográficas; reconhecer os contextos e as motivações que levam o adolescente a experimentar o álcool e/ou outras drogas; investigar os fatores de proteção e de risco envolvidos no consumo de álcool e drogas pelos adolescentes escolares. Trata-se de um estudo quantitativo, de corte transversal, realizado em uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual, localizada em Messejana, Fortaleza-CE. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Universidade Federal do Ceará (UFC). A população foi composta por 373 adolescentes com faixa etária entre 14 e 19 anos de idade, estudantes dos três turnos. A coleta de dados ocorreu em maio de 2019, por meio da aplicação de um questionário, dividido em duas temáticas: I – Variáveis sociodemográficas; e II – Consumo de álcool e outras drogas (a partir do instrumento Drug Use Screening Inventory, validado no Brasil por De Micheli e Formigoni, 2000). Os dados obtidos foram processados pelos softwares Epi-info 7.2.2.6 e Stata 11.2 (Stata Corporation, College Station, USA) e apresentados em tabelas, com frequências absolutas e percentuais. Na análise bivariada, buscou-se a associação das variáveis socioeconômicas no contexto individual e familiar com o consumo de álcool e outras drogas. Os dados das análises bivariadas foram apresentados em tabelas com cálculo da Razão de Prevalência (RP) com intervalos de confiança de 95%. Para a diferença de proporções, foram utilizados os testes de Qui-quadrado de Pearson ou exato de Fischer, sendo considerada associação existente, aquela com nível de significância do p-valor menor que 0,05. Os dados descritivos foram apresentados por meio de tabelas. A quantidade de adolescentes que já consumiu álcool ou outras drogas ao menos uma vez na vida representa 73,7% da população investigada. A análise da RP sinalizou como fator de risco para o consumo de drogas: ser do sexo feminino (RP 1,14; IC95% 1,01-1,29; p-valor 0,0287) e estar na terceira série do Ensino Médio (RP 1,31; IC95% 1,13-1,52; p-valor 0,0001). Em contrapartida, o fato de não trabalhar ou não ter trabalhado nos últimos 6 meses comportou-se como fator protetor (RP 0,83; IC95% 0,74-0,94; p-valor 0,0165). Os dados apontam um elevado número de adolescentes escolares que já consumiram substâncias psicoativas e uma estreita associação com amigos, festas e início precoce de tais substâncias em suas vidas. Destaca-se, portanto, a importância de um trabalho intersetorial, no qual educadores, enfermeiros, família, comunidade e os próprios adolescentes possam, juntos, prevenir o uso de álcool e drogas, bem como os riscos associados a esse uso.
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