Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Elane Maria de Castro
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Campos, Robério Telmo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5001
Resumo: Objetiva-se analisar a evolução do modo de produção dos comunitários do Assentamento Grossos em Canindé-Ceará. A pesquisa tem como delineamento o estudo de caso, recorrendo as concepções das pesquisas etnográfica e participava. Os dados, de origem primária, foram coletados mediante aplicação de questionários.Os dados secundários são provenientes de documentos oficiais. Para análise dos dados recorreu-se a uma abordagem qualitativa.Os resultados mostraram que, à época da Fazenda, os agricultores estavam submetidos a um modo de produção que os explorava. Historicamente, a passagem da fazenda Grossos para Assentamento Grossos alterou o modo de produção, pois o assentado conquistou o seu espaço agrário, a terra, adquiriu novos instrumentos de trabalho e as relações de produção passaram de morador/patrão para agricultor proprietário de sua terra. Como destaques práticos, ressalta-se a importância de se analisar a evolução no modo de produção antes de qualquer intervenção, assim como forma de melhor adequar as políticas públicas voltadas para as comunidades rurais, considerando-se o modo de produção praticado. Para um modo diferente de produzir, exigem-se políticas diversificadas que levem em conta essas particularidades.
id UFC-7_3584a08953116d3446368c0c1c87f8bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/5001
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos?Agricultura familiarReforma agráriaModo de produçãoObjetiva-se analisar a evolução do modo de produção dos comunitários do Assentamento Grossos em Canindé-Ceará. A pesquisa tem como delineamento o estudo de caso, recorrendo as concepções das pesquisas etnográfica e participava. Os dados, de origem primária, foram coletados mediante aplicação de questionários.Os dados secundários são provenientes de documentos oficiais. Para análise dos dados recorreu-se a uma abordagem qualitativa.Os resultados mostraram que, à época da Fazenda, os agricultores estavam submetidos a um modo de produção que os explorava. Historicamente, a passagem da fazenda Grossos para Assentamento Grossos alterou o modo de produção, pois o assentado conquistou o seu espaço agrário, a terra, adquiriu novos instrumentos de trabalho e as relações de produção passaram de morador/patrão para agricultor proprietário de sua terra. Como destaques práticos, ressalta-se a importância de se analisar a evolução no modo de produção antes de qualquer intervenção, assim como forma de melhor adequar as políticas públicas voltadas para as comunidades rurais, considerando-se o modo de produção praticado. Para um modo diferente de produzir, exigem-se políticas diversificadas que levem em conta essas particularidades.Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, 442013-06-11T18:44:18Z2013-06-11T18:44:18Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOUTINHO, Elane Maria de Castro; CAMPOS, Robério Telmo. Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos? In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RUAL, 44., 2006, Fortaleza-Ce. Anais... Brasília-DF : SOBER, v. 1. p. 1-17, 2006.0103-20031806-9479http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5001Coutinho, Elane Maria de CastroCampos, Robério Telmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-20T16:31:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/5001Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:08.896838Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos?
title Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos?
spellingShingle Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos?
Coutinho, Elane Maria de Castro
Agricultura familiar
Reforma agrária
Modo de produção
title_short Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos?
title_full Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos?
title_fullStr Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos?
title_full_unstemmed Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos?
title_sort Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos?
author Coutinho, Elane Maria de Castro
author_facet Coutinho, Elane Maria de Castro
Campos, Robério Telmo
author_role author
author2 Campos, Robério Telmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Elane Maria de Castro
Campos, Robério Telmo
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura familiar
Reforma agrária
Modo de produção
topic Agricultura familiar
Reforma agrária
Modo de produção
description Objetiva-se analisar a evolução do modo de produção dos comunitários do Assentamento Grossos em Canindé-Ceará. A pesquisa tem como delineamento o estudo de caso, recorrendo as concepções das pesquisas etnográfica e participava. Os dados, de origem primária, foram coletados mediante aplicação de questionários.Os dados secundários são provenientes de documentos oficiais. Para análise dos dados recorreu-se a uma abordagem qualitativa.Os resultados mostraram que, à época da Fazenda, os agricultores estavam submetidos a um modo de produção que os explorava. Historicamente, a passagem da fazenda Grossos para Assentamento Grossos alterou o modo de produção, pois o assentado conquistou o seu espaço agrário, a terra, adquiriu novos instrumentos de trabalho e as relações de produção passaram de morador/patrão para agricultor proprietário de sua terra. Como destaques práticos, ressalta-se a importância de se analisar a evolução no modo de produção antes de qualquer intervenção, assim como forma de melhor adequar as políticas públicas voltadas para as comunidades rurais, considerando-se o modo de produção praticado. Para um modo diferente de produzir, exigem-se políticas diversificadas que levem em conta essas particularidades.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2013-06-11T18:44:18Z
2013-06-11T18:44:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTINHO, Elane Maria de Castro; CAMPOS, Robério Telmo. Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos? In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RUAL, 44., 2006, Fortaleza-Ce. Anais... Brasília-DF : SOBER, v. 1. p. 1-17, 2006.
0103-2003
1806-9479
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5001
identifier_str_mv COUTINHO, Elane Maria de Castro; CAMPOS, Robério Telmo. Modo de produção e reforma agrária: como evolui a forma de produção dos comunitários do assentamento Grossos? In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RUAL, 44., 2006, Fortaleza-Ce. Anais... Brasília-DF : SOBER, v. 1. p. 1-17, 2006.
0103-2003
1806-9479
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, 44
publisher.none.fl_str_mv Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, 44
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028919026122752