Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girão, Raul Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gorczevski, Deisimer
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44621
Resumo: Este estudo propõe traçar, a partir de sensações, um percurso pelos movimentos da intervenção circense de rua Palco Aberto. Em dia de espetáculo, entende-se que socio espacialidade cotidiana da Praça da Gentilândia, onde o acontecimento ganha corpo, é perturbada por invenções outras. Seguindo pistas inspiradas na Komboteca do andarilho Guilherme Salgado, a Itinerância Poética emerge como um modo de agir com a pesquisa que possibilita o atravessamento de tais movimentos desconhecidos. Nesse cenário, interessa pensar na (re)invenção que o Palco Aberto sugere ao espaço e no processo de criação – tendo em vista a criação como processo, como sugere Caiafa (2000) – da intervenção enquanto Zona Autônoma Temporária (BEY, 2001).
id UFC-7_35f794995f0392ed87de613dcbbc91c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44621
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Palco aberto e a (re)invenção da Praça da GentilândiaPoéticaPraça da Gentilândia (Fortaleza, Ceará)Este estudo propõe traçar, a partir de sensações, um percurso pelos movimentos da intervenção circense de rua Palco Aberto. Em dia de espetáculo, entende-se que socio espacialidade cotidiana da Praça da Gentilândia, onde o acontecimento ganha corpo, é perturbada por invenções outras. Seguindo pistas inspiradas na Komboteca do andarilho Guilherme Salgado, a Itinerância Poética emerge como um modo de agir com a pesquisa que possibilita o atravessamento de tais movimentos desconhecidos. Nesse cenário, interessa pensar na (re)invenção que o Palco Aberto sugere ao espaço e no processo de criação – tendo em vista a criação como processo, como sugere Caiafa (2000) – da intervenção enquanto Zona Autônoma Temporária (BEY, 2001).Intercom2019-08-09T13:20:29Z2019-08-09T13:20:29Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfGIRÃO, Raul Soares; GORCZEVSKI, Deisimer. Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.2175 4683http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44621Girão, Raul SoaresGorczevski, Deisimerporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-09T15:07:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44621Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:42.804971Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia
title Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia
spellingShingle Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia
Girão, Raul Soares
Poética
Praça da Gentilândia (Fortaleza, Ceará)
title_short Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia
title_full Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia
title_fullStr Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia
title_full_unstemmed Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia
title_sort Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia
author Girão, Raul Soares
author_facet Girão, Raul Soares
Gorczevski, Deisimer
author_role author
author2 Gorczevski, Deisimer
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girão, Raul Soares
Gorczevski, Deisimer
dc.subject.por.fl_str_mv Poética
Praça da Gentilândia (Fortaleza, Ceará)
topic Poética
Praça da Gentilândia (Fortaleza, Ceará)
description Este estudo propõe traçar, a partir de sensações, um percurso pelos movimentos da intervenção circense de rua Palco Aberto. Em dia de espetáculo, entende-se que socio espacialidade cotidiana da Praça da Gentilândia, onde o acontecimento ganha corpo, é perturbada por invenções outras. Seguindo pistas inspiradas na Komboteca do andarilho Guilherme Salgado, a Itinerância Poética emerge como um modo de agir com a pesquisa que possibilita o atravessamento de tais movimentos desconhecidos. Nesse cenário, interessa pensar na (re)invenção que o Palco Aberto sugere ao espaço e no processo de criação – tendo em vista a criação como processo, como sugere Caiafa (2000) – da intervenção enquanto Zona Autônoma Temporária (BEY, 2001).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-09T13:20:29Z
2019-08-09T13:20:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIRÃO, Raul Soares; GORCZEVSKI, Deisimer. Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.
2175 4683
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44621
identifier_str_mv GIRÃO, Raul Soares; GORCZEVSKI, Deisimer. Palco aberto e a (re)invenção da Praça da Gentilândia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Intercom, 2016. Tema: Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação.
2175 4683
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intercom
publisher.none.fl_str_mv Intercom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028834480488448