Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Leonardo Damasceno de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nobre, Victória Maria Sales, Moraes, Adrielle Menezes de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70794
Resumo: O presente resumo pretende explanar as primeiras aproximações recolhidas no contexto de um trabalho metodologicamente qualitativo e etnográfico, em andamento há um ano e quatro meses, que visa estudar os processos de subjetivação dos praticantes de lutas que se encontram na linha tênue entre o campo das artes marciais e dos esportes. Buscamos explorar questões que dizem respeito a problematização do subjetivo, da identidade e da individualidade de um corpo combatente marcado pelos signos da virilidade masculinista, gerando uma relação específica desses praticantes com as representações da luta, da guerra, da paz, do respeito e da honra na vida social humana; ao mesmo tempo que cria-se nesse círculo uma tendência contrária a uma violência explícita, que desenvolve o controle da agressividade e força bruta nas artes marciais e esportes de combate. Este projeto de pesquisa também alia suas análises a temas como a violência, agressividade, espírito guerreiro, e todo o universo simbólico e moral dos praticantes que desenvolvem um modo de se “tornar um homem”; buscamos investigar, portanto, a criação do “indivíduo praticante” e suas relações com a violência “moderada”, dentro do campo físico, moral e social dos esportes.
id UFC-7_362a727ef05cb6ccccabadcf18a45716
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/70794
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campoArtes marciaisEsportes de combateMasculinismoSubjetividadeSociologia do esporteO presente resumo pretende explanar as primeiras aproximações recolhidas no contexto de um trabalho metodologicamente qualitativo e etnográfico, em andamento há um ano e quatro meses, que visa estudar os processos de subjetivação dos praticantes de lutas que se encontram na linha tênue entre o campo das artes marciais e dos esportes. Buscamos explorar questões que dizem respeito a problematização do subjetivo, da identidade e da individualidade de um corpo combatente marcado pelos signos da virilidade masculinista, gerando uma relação específica desses praticantes com as representações da luta, da guerra, da paz, do respeito e da honra na vida social humana; ao mesmo tempo que cria-se nesse círculo uma tendência contrária a uma violência explícita, que desenvolve o controle da agressividade e força bruta nas artes marciais e esportes de combate. Este projeto de pesquisa também alia suas análises a temas como a violência, agressividade, espírito guerreiro, e todo o universo simbólico e moral dos praticantes que desenvolvem um modo de se “tornar um homem”; buscamos investigar, portanto, a criação do “indivíduo praticante” e suas relações com a violência “moderada”, dentro do campo físico, moral e social dos esportes.2023-02-13T18:48:47Z2023-02-13T18:48:47Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSÁ, Leonardo Damasceno de; NOBRE, Victória Maria Sales; MORAES, Adrielle Menezes de. Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 143-144. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.978-65-00-61083-3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70794Sá, Leonardo Damasceno deNobre, Victória Maria SalesMoraes, Adrielle Menezes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:46:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70794Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:53.395626Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo
title Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo
spellingShingle Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo
Sá, Leonardo Damasceno de
Artes marciais
Esportes de combate
Masculinismo
Subjetividade
Sociologia do esporte
title_short Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo
title_full Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo
title_fullStr Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo
title_full_unstemmed Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo
title_sort Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo
author Sá, Leonardo Damasceno de
author_facet Sá, Leonardo Damasceno de
Nobre, Victória Maria Sales
Moraes, Adrielle Menezes de
author_role author
author2 Nobre, Victória Maria Sales
Moraes, Adrielle Menezes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Leonardo Damasceno de
Nobre, Victória Maria Sales
Moraes, Adrielle Menezes de
dc.subject.por.fl_str_mv Artes marciais
Esportes de combate
Masculinismo
Subjetividade
Sociologia do esporte
topic Artes marciais
Esportes de combate
Masculinismo
Subjetividade
Sociologia do esporte
description O presente resumo pretende explanar as primeiras aproximações recolhidas no contexto de um trabalho metodologicamente qualitativo e etnográfico, em andamento há um ano e quatro meses, que visa estudar os processos de subjetivação dos praticantes de lutas que se encontram na linha tênue entre o campo das artes marciais e dos esportes. Buscamos explorar questões que dizem respeito a problematização do subjetivo, da identidade e da individualidade de um corpo combatente marcado pelos signos da virilidade masculinista, gerando uma relação específica desses praticantes com as representações da luta, da guerra, da paz, do respeito e da honra na vida social humana; ao mesmo tempo que cria-se nesse círculo uma tendência contrária a uma violência explícita, que desenvolve o controle da agressividade e força bruta nas artes marciais e esportes de combate. Este projeto de pesquisa também alia suas análises a temas como a violência, agressividade, espírito guerreiro, e todo o universo simbólico e moral dos praticantes que desenvolvem um modo de se “tornar um homem”; buscamos investigar, portanto, a criação do “indivíduo praticante” e suas relações com a violência “moderada”, dentro do campo físico, moral e social dos esportes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-13T18:48:47Z
2023-02-13T18:48:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁ, Leonardo Damasceno de; NOBRE, Victória Maria Sales; MORAES, Adrielle Menezes de. Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 143-144. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70794
identifier_str_mv SÁ, Leonardo Damasceno de; NOBRE, Victória Maria Sales; MORAES, Adrielle Menezes de. Subjetividade nas artes marciais, esportes de combate e luta: primeiras aproximações de campo. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 143-144. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
978-65-00-61083-3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028890954694656