Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300000gb1m |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49761 |
Resumo: | A extensão universitária compreende-se como um meio de interação entre a sociedade e a universidade proporcionando uma troca mútua de saberes e contribuindo para formação acadêmica integral. Nesse sentido, a criação de cursos pré-vestibulares mediante projetos de extensão representa uma maneira de intervenção eficaz em diminuir a desigualdade social quanto ao ingresso em universidades públicas. Objetivou se mostrar como o projeto de extensão pode contribuir para a formação profissional de graduandos de licenciaturas e bacharelados, por meio do Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB). Trata-se de um estudo baseado na análise qualitativa da documentação do Projeto de Extensão - Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire da UFPI, em que os professores do cursinho são os discentes dos cursos de licenciatura e bacharelado da UFPI-CSHNB e as aulas são ministradas gratuitamente nas salas da instituição. Dentre os objetivos do projeto encontra-se a promoção e valorização da experiência docente para os estudantes dos cursos de licenciaturas e bacharelados da UFPI. A experiência realizada em anos anteriores comprovou que grande parte dos alunos que frequentam o cursinho da UFPI conseguiram ingressar no ensino superior em instituições públicas. Cursinho também funciona como um laboratório na formação dos graduandos dos cursos de licenciatura e bacharelado que buscam profissionalização e a construção dos saberes docentes. Conclui-se que o Cursinho desempenha um papel relevante para a formação cidadã, além de possibilitar conhecer e vivenciar o exercício da docência. |
id |
UFC-7_36a8a15f38eb906c78d8b45be7ba6246 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/49761 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNBCapacitação de ProfessoresUniversidadesEnsinoA extensão universitária compreende-se como um meio de interação entre a sociedade e a universidade proporcionando uma troca mútua de saberes e contribuindo para formação acadêmica integral. Nesse sentido, a criação de cursos pré-vestibulares mediante projetos de extensão representa uma maneira de intervenção eficaz em diminuir a desigualdade social quanto ao ingresso em universidades públicas. Objetivou se mostrar como o projeto de extensão pode contribuir para a formação profissional de graduandos de licenciaturas e bacharelados, por meio do Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB). Trata-se de um estudo baseado na análise qualitativa da documentação do Projeto de Extensão - Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire da UFPI, em que os professores do cursinho são os discentes dos cursos de licenciatura e bacharelado da UFPI-CSHNB e as aulas são ministradas gratuitamente nas salas da instituição. Dentre os objetivos do projeto encontra-se a promoção e valorização da experiência docente para os estudantes dos cursos de licenciaturas e bacharelados da UFPI. A experiência realizada em anos anteriores comprovou que grande parte dos alunos que frequentam o cursinho da UFPI conseguiram ingressar no ensino superior em instituições públicas. Cursinho também funciona como um laboratório na formação dos graduandos dos cursos de licenciatura e bacharelado que buscam profissionalização e a construção dos saberes docentes. Conclui-se que o Cursinho desempenha um papel relevante para a formação cidadã, além de possibilitar conhecer e vivenciar o exercício da docência.2020-01-30T19:24:53Z2020-01-30T19:24:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfGOMES, M. L. de S. et al. Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB. In: Anna Maria Gouvea de Souza Melero (org.). Premissas da Iniciação Científica. 1. ed. Ponta Grossa: Atena, 2019. cap. 14, p. 130-136.978-85-7247-108-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49761ark:/83112/001300000gb1mGomes, Maria Luziene de SousaNogueira, Shamia Beatriz AndradeSilva, Renata Kelly dos Santos ePimentel, Joana Carolina da SilvaOriá, Mônica Oliveira BatistaOliveira, Carla Silvino deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-31T10:48:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49761Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:42.445098Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB |
title |
Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB |
spellingShingle |
Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB Gomes, Maria Luziene de Sousa Capacitação de Professores Universidades Ensino |
title_short |
Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB |
title_full |
Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB |
title_fullStr |
Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB |
title_full_unstemmed |
Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB |
title_sort |
Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB |
author |
Gomes, Maria Luziene de Sousa |
author_facet |
Gomes, Maria Luziene de Sousa Nogueira, Shamia Beatriz Andrade Silva, Renata Kelly dos Santos e Pimentel, Joana Carolina da Silva Oriá, Mônica Oliveira Batista Oliveira, Carla Silvino de |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Shamia Beatriz Andrade Silva, Renata Kelly dos Santos e Pimentel, Joana Carolina da Silva Oriá, Mônica Oliveira Batista Oliveira, Carla Silvino de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria Luziene de Sousa Nogueira, Shamia Beatriz Andrade Silva, Renata Kelly dos Santos e Pimentel, Joana Carolina da Silva Oriá, Mônica Oliveira Batista Oliveira, Carla Silvino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capacitação de Professores Universidades Ensino |
topic |
Capacitação de Professores Universidades Ensino |
description |
A extensão universitária compreende-se como um meio de interação entre a sociedade e a universidade proporcionando uma troca mútua de saberes e contribuindo para formação acadêmica integral. Nesse sentido, a criação de cursos pré-vestibulares mediante projetos de extensão representa uma maneira de intervenção eficaz em diminuir a desigualdade social quanto ao ingresso em universidades públicas. Objetivou se mostrar como o projeto de extensão pode contribuir para a formação profissional de graduandos de licenciaturas e bacharelados, por meio do Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB). Trata-se de um estudo baseado na análise qualitativa da documentação do Projeto de Extensão - Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire da UFPI, em que os professores do cursinho são os discentes dos cursos de licenciatura e bacharelado da UFPI-CSHNB e as aulas são ministradas gratuitamente nas salas da instituição. Dentre os objetivos do projeto encontra-se a promoção e valorização da experiência docente para os estudantes dos cursos de licenciaturas e bacharelados da UFPI. A experiência realizada em anos anteriores comprovou que grande parte dos alunos que frequentam o cursinho da UFPI conseguiram ingressar no ensino superior em instituições públicas. Cursinho também funciona como um laboratório na formação dos graduandos dos cursos de licenciatura e bacharelado que buscam profissionalização e a construção dos saberes docentes. Conclui-se que o Cursinho desempenha um papel relevante para a formação cidadã, além de possibilitar conhecer e vivenciar o exercício da docência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-30T19:24:53Z 2020-01-30T19:24:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, M. L. de S. et al. Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB. In: Anna Maria Gouvea de Souza Melero (org.). Premissas da Iniciação Científica. 1. ed. Ponta Grossa: Atena, 2019. cap. 14, p. 130-136. 978-85-7247-108-4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49761 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300000gb1m |
identifier_str_mv |
GOMES, M. L. de S. et al. Extensão universitária e a formação docente: a experiência do cursinho popular Pré-Enem Paulo Freire da Universidade Federal do Piauí/CSHNB. In: Anna Maria Gouvea de Souza Melero (org.). Premissas da Iniciação Científica. 1. ed. Ponta Grossa: Atena, 2019. cap. 14, p. 130-136. 978-85-7247-108-4 ark:/83112/001300000gb1m |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373769169731584 |