Educação à distância – uma opção para a profissionalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38290 |
Resumo: | Esta monografia teve como objetivo fazer uma reflexão sobre o desafio da Educação a Distância (EAD) como opção para a profissionalização. No documento aponta-se a necessidade premente de uma discussão que assegure reflexões críticas sobre o sistema de educação a distância, assim como enfatize a necessidade de uma proposta que supere a visão estritamente instrumental das disciplinas presentes nos Cursos de EAD. Ressalta-se que a realidade atual indica a exigência de que os profissionais da educação possuam, além da sua formação em nível superior, uma familiarização contínua com as tecnologias de informação e comunicação, para que seja possível selecionar e garantir a utilização das tecnologias para a sustentação de suas práticas educacionais. Esse é um dos enfoques do presente trabalho: discutir a EAD e o contexto hodierno em que ela se insere onde somos chamados a refletir sobre a adequação dos objetivos que perseguimos no projeto de educação no qual nos movimentamos. Para discussão da problemática em estudo, valemo-nos de opiniões fundamentadas de estudiosos como IAHN, BELLONI, LDB, entre outros. A conclusão a se que chega é que: a EAD propicia e promove a construção do conhecimento, contribuindo para dar condições aos indivíduos, encorajando-os na perspectiva de uma aprendizagem autônoma onde o conhecimento é concebido como processo, onde o indivíduo possa ser capaz de aplicar as informações recebidas em situações novas da vida concreta. A EAD é uma modalidade de ensino necessária, uma vez que ela realiza uma capacitação necessária para o indivíduo enfrentar sua vida em sociedade, sobretudo dentro da conjuntura de mudança acelerada e de globalização que hoje se colocam. |
id |
UFC-7_36efc5691dfdd777e04bc0a9d7ff9989 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38290 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação à distância – uma opção para a profissionalizaçãoEducação a Distância (EAD)Educação InfantilEsta monografia teve como objetivo fazer uma reflexão sobre o desafio da Educação a Distância (EAD) como opção para a profissionalização. No documento aponta-se a necessidade premente de uma discussão que assegure reflexões críticas sobre o sistema de educação a distância, assim como enfatize a necessidade de uma proposta que supere a visão estritamente instrumental das disciplinas presentes nos Cursos de EAD. Ressalta-se que a realidade atual indica a exigência de que os profissionais da educação possuam, além da sua formação em nível superior, uma familiarização contínua com as tecnologias de informação e comunicação, para que seja possível selecionar e garantir a utilização das tecnologias para a sustentação de suas práticas educacionais. Esse é um dos enfoques do presente trabalho: discutir a EAD e o contexto hodierno em que ela se insere onde somos chamados a refletir sobre a adequação dos objetivos que perseguimos no projeto de educação no qual nos movimentamos. Para discussão da problemática em estudo, valemo-nos de opiniões fundamentadas de estudiosos como IAHN, BELLONI, LDB, entre outros. A conclusão a se que chega é que: a EAD propicia e promove a construção do conhecimento, contribuindo para dar condições aos indivíduos, encorajando-os na perspectiva de uma aprendizagem autônoma onde o conhecimento é concebido como processo, onde o indivíduo possa ser capaz de aplicar as informações recebidas em situações novas da vida concreta. A EAD é uma modalidade de ensino necessária, uma vez que ela realiza uma capacitação necessária para o indivíduo enfrentar sua vida em sociedade, sobretudo dentro da conjuntura de mudança acelerada e de globalização que hoje se colocam.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesSouza, Maria de Fátima2018-12-20T16:46:41Z2018-12-20T16:46:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Maria de Fátima. Educação à distância – uma opção para a profissionalização. 2003. 50f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38290porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-20T16:46:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38290Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:06.537396Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação à distância – uma opção para a profissionalização |
title |
Educação à distância – uma opção para a profissionalização |
spellingShingle |
Educação à distância – uma opção para a profissionalização Souza, Maria de Fátima Educação a Distância (EAD) Educação Infantil |
title_short |
Educação à distância – uma opção para a profissionalização |
title_full |
Educação à distância – uma opção para a profissionalização |
title_fullStr |
Educação à distância – uma opção para a profissionalização |
title_full_unstemmed |
Educação à distância – uma opção para a profissionalização |
title_sort |
Educação à distância – uma opção para a profissionalização |
author |
Souza, Maria de Fátima |
author_facet |
Souza, Maria de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância (EAD) Educação Infantil |
topic |
Educação a Distância (EAD) Educação Infantil |
description |
Esta monografia teve como objetivo fazer uma reflexão sobre o desafio da Educação a Distância (EAD) como opção para a profissionalização. No documento aponta-se a necessidade premente de uma discussão que assegure reflexões críticas sobre o sistema de educação a distância, assim como enfatize a necessidade de uma proposta que supere a visão estritamente instrumental das disciplinas presentes nos Cursos de EAD. Ressalta-se que a realidade atual indica a exigência de que os profissionais da educação possuam, além da sua formação em nível superior, uma familiarização contínua com as tecnologias de informação e comunicação, para que seja possível selecionar e garantir a utilização das tecnologias para a sustentação de suas práticas educacionais. Esse é um dos enfoques do presente trabalho: discutir a EAD e o contexto hodierno em que ela se insere onde somos chamados a refletir sobre a adequação dos objetivos que perseguimos no projeto de educação no qual nos movimentamos. Para discussão da problemática em estudo, valemo-nos de opiniões fundamentadas de estudiosos como IAHN, BELLONI, LDB, entre outros. A conclusão a se que chega é que: a EAD propicia e promove a construção do conhecimento, contribuindo para dar condições aos indivíduos, encorajando-os na perspectiva de uma aprendizagem autônoma onde o conhecimento é concebido como processo, onde o indivíduo possa ser capaz de aplicar as informações recebidas em situações novas da vida concreta. A EAD é uma modalidade de ensino necessária, uma vez que ela realiza uma capacitação necessária para o indivíduo enfrentar sua vida em sociedade, sobretudo dentro da conjuntura de mudança acelerada e de globalização que hoje se colocam. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2018-12-20T16:46:41Z 2018-12-20T16:46:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Maria de Fátima. Educação à distância – uma opção para a profissionalização. 2003. 50f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38290 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Maria de Fátima. Educação à distância – uma opção para a profissionalização. 2003. 50f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028837606293504 |