Educação à distância – uma opção para a profissionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38290
Resumo: Esta monografia teve como objetivo fazer uma reflexão sobre o desafio da Educação a Distância (EAD) como opção para a profissionalização. No documento aponta-se a necessidade premente de uma discussão que assegure reflexões críticas sobre o sistema de educação a distância, assim como enfatize a necessidade de uma proposta que supere a visão estritamente instrumental das disciplinas presentes nos Cursos de EAD. Ressalta-se que a realidade atual indica a exigência de que os profissionais da educação possuam, além da sua formação em nível superior, uma familiarização contínua com as tecnologias de informação e comunicação, para que seja possível selecionar e garantir a utilização das tecnologias para a sustentação de suas práticas educacionais. Esse é um dos enfoques do presente trabalho: discutir a EAD e o contexto hodierno em que ela se insere onde somos chamados a refletir sobre a adequação dos objetivos que perseguimos no projeto de educação no qual nos movimentamos. Para discussão da problemática em estudo, valemo-nos de opiniões fundamentadas de estudiosos como IAHN, BELLONI, LDB, entre outros. A conclusão a se que chega é que: a EAD propicia e promove a construção do conhecimento, contribuindo para dar condições aos indivíduos, encorajando-os na perspectiva de uma aprendizagem autônoma onde o conhecimento é concebido como processo, onde o indivíduo possa ser capaz de aplicar as informações recebidas em situações novas da vida concreta. A EAD é uma modalidade de ensino necessária, uma vez que ela realiza uma capacitação necessária para o indivíduo enfrentar sua vida em sociedade, sobretudo dentro da conjuntura de mudança acelerada e de globalização que hoje se colocam.
id UFC-7_36efc5691dfdd777e04bc0a9d7ff9989
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38290
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação à distância – uma opção para a profissionalizaçãoEducação a Distância (EAD)Educação InfantilEsta monografia teve como objetivo fazer uma reflexão sobre o desafio da Educação a Distância (EAD) como opção para a profissionalização. No documento aponta-se a necessidade premente de uma discussão que assegure reflexões críticas sobre o sistema de educação a distância, assim como enfatize a necessidade de uma proposta que supere a visão estritamente instrumental das disciplinas presentes nos Cursos de EAD. Ressalta-se que a realidade atual indica a exigência de que os profissionais da educação possuam, além da sua formação em nível superior, uma familiarização contínua com as tecnologias de informação e comunicação, para que seja possível selecionar e garantir a utilização das tecnologias para a sustentação de suas práticas educacionais. Esse é um dos enfoques do presente trabalho: discutir a EAD e o contexto hodierno em que ela se insere onde somos chamados a refletir sobre a adequação dos objetivos que perseguimos no projeto de educação no qual nos movimentamos. Para discussão da problemática em estudo, valemo-nos de opiniões fundamentadas de estudiosos como IAHN, BELLONI, LDB, entre outros. A conclusão a se que chega é que: a EAD propicia e promove a construção do conhecimento, contribuindo para dar condições aos indivíduos, encorajando-os na perspectiva de uma aprendizagem autônoma onde o conhecimento é concebido como processo, onde o indivíduo possa ser capaz de aplicar as informações recebidas em situações novas da vida concreta. A EAD é uma modalidade de ensino necessária, uma vez que ela realiza uma capacitação necessária para o indivíduo enfrentar sua vida em sociedade, sobretudo dentro da conjuntura de mudança acelerada e de globalização que hoje se colocam.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesSouza, Maria de Fátima2018-12-20T16:46:41Z2018-12-20T16:46:41Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Maria de Fátima. Educação à distância – uma opção para a profissionalização. 2003. 50f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38290porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-20T16:46:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38290Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:06.537396Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação à distância – uma opção para a profissionalização
title Educação à distância – uma opção para a profissionalização
spellingShingle Educação à distância – uma opção para a profissionalização
Souza, Maria de Fátima
Educação a Distância (EAD)
Educação Infantil
title_short Educação à distância – uma opção para a profissionalização
title_full Educação à distância – uma opção para a profissionalização
title_fullStr Educação à distância – uma opção para a profissionalização
title_full_unstemmed Educação à distância – uma opção para a profissionalização
title_sort Educação à distância – uma opção para a profissionalização
author Souza, Maria de Fátima
author_facet Souza, Maria de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância (EAD)
Educação Infantil
topic Educação a Distância (EAD)
Educação Infantil
description Esta monografia teve como objetivo fazer uma reflexão sobre o desafio da Educação a Distância (EAD) como opção para a profissionalização. No documento aponta-se a necessidade premente de uma discussão que assegure reflexões críticas sobre o sistema de educação a distância, assim como enfatize a necessidade de uma proposta que supere a visão estritamente instrumental das disciplinas presentes nos Cursos de EAD. Ressalta-se que a realidade atual indica a exigência de que os profissionais da educação possuam, além da sua formação em nível superior, uma familiarização contínua com as tecnologias de informação e comunicação, para que seja possível selecionar e garantir a utilização das tecnologias para a sustentação de suas práticas educacionais. Esse é um dos enfoques do presente trabalho: discutir a EAD e o contexto hodierno em que ela se insere onde somos chamados a refletir sobre a adequação dos objetivos que perseguimos no projeto de educação no qual nos movimentamos. Para discussão da problemática em estudo, valemo-nos de opiniões fundamentadas de estudiosos como IAHN, BELLONI, LDB, entre outros. A conclusão a se que chega é que: a EAD propicia e promove a construção do conhecimento, contribuindo para dar condições aos indivíduos, encorajando-os na perspectiva de uma aprendizagem autônoma onde o conhecimento é concebido como processo, onde o indivíduo possa ser capaz de aplicar as informações recebidas em situações novas da vida concreta. A EAD é uma modalidade de ensino necessária, uma vez que ela realiza uma capacitação necessária para o indivíduo enfrentar sua vida em sociedade, sobretudo dentro da conjuntura de mudança acelerada e de globalização que hoje se colocam.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2018-12-20T16:46:41Z
2018-12-20T16:46:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Maria de Fátima. Educação à distância – uma opção para a profissionalização. 2003. 50f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38290
identifier_str_mv SOUZA, Maria de Fátima. Educação à distância – uma opção para a profissionalização. 2003. 50f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028837606293504