Factoring: um aspecto operacional e contábil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Fernando Antonio de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67530
Resumo: A necessidade de capital de giro para as pequenas e médias empresas é o mercado alvo para as empresas de factoring. Atuando na forma de parceria com suas empresas-clientes, as factorings alavacam o progresso econômico e financeiro, fazendo surgir mais vagas de empregos em todo país. Mas a falta de uma legislação específica para as empresas de fomento mercantil gera dificuldades na prática da atividade. Por ser uma atividade mercantil atípica, o fomento mercantil das factorings não encontra-se bem definido no contexto tributário, faz com que este tipo de empresa carreguem pesada carga de tributos, o que prejudica o seu desenvolvimento e a prática de suas atividades. O trabalho busca orientar os interessados no assunto, em mostrar uma visão de operacionalização e o contexto contábil de uma empresa de factoring. Através de estudos realizados em livros, revistas e outras materiais que versavam sobre o assunto, além de visitas à empresas do ramos, foi montado o presente trabalho. Ao final da jornada de pesquisa e estudos, conclui-se que as empresas de factoring são essenciais para o desenvolvimento das atividades econômicas do país, e que sua prestação de serviço e sua própria sobrevivência deve-se em relação a uma excelente estruturação e conhecimento dos fatos administrativos que as empresas de factoring possuem, restando as que não possuem tal conhecimento a retirada do mercado.
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