Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49523 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Joaquim Francisco de Souza Filho, situada na rua Joaquim Marques s/n, Presidente Kennedy. A Escola pertence à Secretaria Executiva Regional III - SER IlI, do município de Fortaleza. A escolha dessa instituição deu-se por indicação da professora Adriana Damasceno Linhares, que conhece a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), e trabalha nesse lócus, bem como pela receptividade do grupo gestor escolar e do corpo docente. O prédio arquitetônico é de uma escola modelo, projetado para receber também cadeirantes. Foi inaugurado em 2008. A escola atende do ensino infantil ao fundamental lI, nos turnos da manhã e da tarde. A instituição conta com 617 estudantes, sendo 284 distribuídos no turno da manhã, e 333 à tarde. Para este estudo, a amostra foi de aproximadamente 35 estudantes, devidamente matriculados. Contamos com a participação da professora de português, Flávia Cristina Cândido, na roda de terapia comunitária, agendada no horário da sua aula. O projeto aconteceu entre agosto e dezembro de 2010. Os alunos pertencem a grupos sociais com baixa renda. A sua faixa etária está entre 11 a 16 anos. Cursam do 6° ao 9° anos, do turno da tarde, período em que funciona o ensino fundamental. Foi trabalhada uma turma por mês. Nossa pretensão, com a realização da terapia comunitária na escola, com esses jovens alunos foi de contribuir para a construção de uma cultura de paz (MATOS, 2006, 2010) e consequentemente com a diminuição da violência ocorrida na comunidade escolar. Tomando as palavras de Milani (2003) há três formas de enfrentamento da violência: através da repressão; da transformação da estrutura social e econômica; da implementação de uma Cultura de Paz. Assim, consideramos a prática de rodas de Terapia Comunitária Integrativa nas escolas uma estratégia para a construção da cultura de paz. Nesse caso, experimentamos uma ação em que o diálogo, o respeito, a solidariedade, o debate, e outros elementos de crescimento e de formação do cidadão fazem parte do projeto pedagógico escolar. |
id |
UFC-7_38f6dbfaa1b89a4565eaf15c277ee51d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/49523 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza FilhoTerapia Comunitária IntegrativaCultura de pazAmbiente escolarO presente estudo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Joaquim Francisco de Souza Filho, situada na rua Joaquim Marques s/n, Presidente Kennedy. A Escola pertence à Secretaria Executiva Regional III - SER IlI, do município de Fortaleza. A escolha dessa instituição deu-se por indicação da professora Adriana Damasceno Linhares, que conhece a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), e trabalha nesse lócus, bem como pela receptividade do grupo gestor escolar e do corpo docente. O prédio arquitetônico é de uma escola modelo, projetado para receber também cadeirantes. Foi inaugurado em 2008. A escola atende do ensino infantil ao fundamental lI, nos turnos da manhã e da tarde. A instituição conta com 617 estudantes, sendo 284 distribuídos no turno da manhã, e 333 à tarde. Para este estudo, a amostra foi de aproximadamente 35 estudantes, devidamente matriculados. Contamos com a participação da professora de português, Flávia Cristina Cândido, na roda de terapia comunitária, agendada no horário da sua aula. O projeto aconteceu entre agosto e dezembro de 2010. Os alunos pertencem a grupos sociais com baixa renda. A sua faixa etária está entre 11 a 16 anos. Cursam do 6° ao 9° anos, do turno da tarde, período em que funciona o ensino fundamental. Foi trabalhada uma turma por mês. Nossa pretensão, com a realização da terapia comunitária na escola, com esses jovens alunos foi de contribuir para a construção de uma cultura de paz (MATOS, 2006, 2010) e consequentemente com a diminuição da violência ocorrida na comunidade escolar. Tomando as palavras de Milani (2003) há três formas de enfrentamento da violência: através da repressão; da transformação da estrutura social e econômica; da implementação de uma Cultura de Paz. Assim, consideramos a prática de rodas de Terapia Comunitária Integrativa nas escolas uma estratégia para a construção da cultura de paz. Nesse caso, experimentamos uma ação em que o diálogo, o respeito, a solidariedade, o debate, e outros elementos de crescimento e de formação do cidadão fazem parte do projeto pedagógico escolar.Edições UFC2020-01-22T13:11:40Z2020-01-22T13:11:40Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSOUZA, Cezar Peres de; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 68-82.978-85-7282-530-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49523Souza, Cezar Peres deMatos, Kelma Socorro Alves Lopes deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-22T13:11:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49523Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:14.680987Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho |
title |
Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho |
spellingShingle |
Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho Souza, Cezar Peres de Terapia Comunitária Integrativa Cultura de paz Ambiente escolar |
title_short |
Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho |
title_full |
Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho |
title_fullStr |
Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho |
title_full_unstemmed |
Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho |
title_sort |
Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho |
author |
Souza, Cezar Peres de |
author_facet |
Souza, Cezar Peres de Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Cezar Peres de Matos, Kelma Socorro Alves Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia Comunitária Integrativa Cultura de paz Ambiente escolar |
topic |
Terapia Comunitária Integrativa Cultura de paz Ambiente escolar |
description |
O presente estudo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Joaquim Francisco de Souza Filho, situada na rua Joaquim Marques s/n, Presidente Kennedy. A Escola pertence à Secretaria Executiva Regional III - SER IlI, do município de Fortaleza. A escolha dessa instituição deu-se por indicação da professora Adriana Damasceno Linhares, que conhece a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), e trabalha nesse lócus, bem como pela receptividade do grupo gestor escolar e do corpo docente. O prédio arquitetônico é de uma escola modelo, projetado para receber também cadeirantes. Foi inaugurado em 2008. A escola atende do ensino infantil ao fundamental lI, nos turnos da manhã e da tarde. A instituição conta com 617 estudantes, sendo 284 distribuídos no turno da manhã, e 333 à tarde. Para este estudo, a amostra foi de aproximadamente 35 estudantes, devidamente matriculados. Contamos com a participação da professora de português, Flávia Cristina Cândido, na roda de terapia comunitária, agendada no horário da sua aula. O projeto aconteceu entre agosto e dezembro de 2010. Os alunos pertencem a grupos sociais com baixa renda. A sua faixa etária está entre 11 a 16 anos. Cursam do 6° ao 9° anos, do turno da tarde, período em que funciona o ensino fundamental. Foi trabalhada uma turma por mês. Nossa pretensão, com a realização da terapia comunitária na escola, com esses jovens alunos foi de contribuir para a construção de uma cultura de paz (MATOS, 2006, 2010) e consequentemente com a diminuição da violência ocorrida na comunidade escolar. Tomando as palavras de Milani (2003) há três formas de enfrentamento da violência: através da repressão; da transformação da estrutura social e econômica; da implementação de uma Cultura de Paz. Assim, consideramos a prática de rodas de Terapia Comunitária Integrativa nas escolas uma estratégia para a construção da cultura de paz. Nesse caso, experimentamos uma ação em que o diálogo, o respeito, a solidariedade, o debate, e outros elementos de crescimento e de formação do cidadão fazem parte do projeto pedagógico escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2020-01-22T13:11:40Z 2020-01-22T13:11:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Cezar Peres de; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 68-82. 978-85-7282-530-6 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49523 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Cezar Peres de; MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de. Terapia Comunitária Integrativa como estratégia na construção da cultura de paz na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Francisco de Souza Filho. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 68-82. 978-85-7282-530-6 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028745983819776 |