Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64582 |
Resumo: | Este trabalho tem como título: Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. A temática versa sobre a relação entre as categorias/conceitos: sujeito, ideologia e educação na perspectiva do pensamento de Slavoj Žižek, frente a teoria em paralaxe e a dialética utilizada pelo filósofo esloveno. Nesse sentido o autor desenvolve o entrelaçamento entre três pilares que alicerçam seu pensamento: a filosofia dialético-idealista de Hegel, a teoria psicanalista de Lacan e as teorias pós-kantianas presentes na contemporaneidade. A relevância deste trabalho reside na compreensão da transformação da estrutura ideológica fundamentada na tradição filosófica moderna, especialmente em Hegel, e na teoria de Lacan, para compreensão da realidade contemporânea. O autor esloveno tem por base o materialismo dialético como método de análise, com destaque ao período que marca um ponto de interseção entre Hegel e Marx, que se tornou imprescindível ao desenvolvimento do tema proposto. Quanto a metodologia optou-se por um estudo bibliográfico. O sublime objeto da ideologia (1992) e Um Mapa da Ideologia (2013), apoiado em Bardin (2011). De modo que também contribuíram à pesquisa o estudo de documentários e entrevistas, nos quais o assunto está igualmente presente, cujas reflexões contribuíram para identificar uma preocupação do filósofo em torno da necessidade de uma ação educativa crítica revolucionária, que por sua vez combinada a um evento ou ato político revolucionário seria capaz de viabilizar uma transformação social. Considerações finais... |
id |
UFC-7_39293611a7b1decd196d53ed4e78345a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/64582 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj ZizekSlavoj ŽižekSujeitoSubjetividadeIdeologiaEducaçãoEste trabalho tem como título: Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. A temática versa sobre a relação entre as categorias/conceitos: sujeito, ideologia e educação na perspectiva do pensamento de Slavoj Žižek, frente a teoria em paralaxe e a dialética utilizada pelo filósofo esloveno. Nesse sentido o autor desenvolve o entrelaçamento entre três pilares que alicerçam seu pensamento: a filosofia dialético-idealista de Hegel, a teoria psicanalista de Lacan e as teorias pós-kantianas presentes na contemporaneidade. A relevância deste trabalho reside na compreensão da transformação da estrutura ideológica fundamentada na tradição filosófica moderna, especialmente em Hegel, e na teoria de Lacan, para compreensão da realidade contemporânea. O autor esloveno tem por base o materialismo dialético como método de análise, com destaque ao período que marca um ponto de interseção entre Hegel e Marx, que se tornou imprescindível ao desenvolvimento do tema proposto. Quanto a metodologia optou-se por um estudo bibliográfico. O sublime objeto da ideologia (1992) e Um Mapa da Ideologia (2013), apoiado em Bardin (2011). De modo que também contribuíram à pesquisa o estudo de documentários e entrevistas, nos quais o assunto está igualmente presente, cujas reflexões contribuíram para identificar uma preocupação do filósofo em torno da necessidade de uma ação educativa crítica revolucionária, que por sua vez combinada a um evento ou ato político revolucionário seria capaz de viabilizar uma transformação social. Considerações finais...This work is entitled: Ideology, subject and reflections on education from the perspective of Slavoj Zizek. The theme deals with the relationship between the categories/concepts: subject, ideology and education from the perspective of Slavoj Žižek's thought, in view of the theory in parallax and the dialectic used by the Slovenian philosopher. In this sense, the author develops the intertwining between three pillars that underpin his thought: Hegel's dialectical-idealist philosophy, Lacan's psychoanalytic theory and contemporary post-Kantian theories. The relevance of this work lies in understanding the transformation of the ideological structure based on the modern philosophical tradition, especially on Hegel, and on Lacan's theory, for understanding contemporary reality. The Slovenian author is based on dialectical materialism as a method of analysis, highlighting the period that marks an intersection point between Hegel and Marx, which became essential to the development of the proposed theme. As for the methodology, a bibliographic study was chosen based on the analysis of the content of the works: They don't know what they do: The sublime object of ideology (1992) and A Map of Ideology (2013), supported by Bardin (2011). So that the study of documentaries and interviews also contributed to the research, in which the subject is equally present, whose reflections helped to identify a philosopher's concern around the need for a revolutionary critical educational action, which in turn combined with an event or a revolutionary political act would be able to bring about a social transformation.Rech, Hildemar LuizMorais, Fabiano Alves de2022-03-24T13:11:10Z2022-03-24T13:11:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAIS, Fabiano Alves de. Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. Orientador: Hildemar Luiz Rech. 2022. 110 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64582porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-24T13:40:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/64582Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:19.231420Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek |
title |
Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek |
spellingShingle |
Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek Morais, Fabiano Alves de Slavoj Žižek Sujeito Subjetividade Ideologia Educação |
title_short |
Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek |
title_full |
Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek |
title_fullStr |
Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek |
title_full_unstemmed |
Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek |
title_sort |
Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek |
author |
Morais, Fabiano Alves de |
author_facet |
Morais, Fabiano Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rech, Hildemar Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Fabiano Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Slavoj Žižek Sujeito Subjetividade Ideologia Educação |
topic |
Slavoj Žižek Sujeito Subjetividade Ideologia Educação |
description |
Este trabalho tem como título: Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. A temática versa sobre a relação entre as categorias/conceitos: sujeito, ideologia e educação na perspectiva do pensamento de Slavoj Žižek, frente a teoria em paralaxe e a dialética utilizada pelo filósofo esloveno. Nesse sentido o autor desenvolve o entrelaçamento entre três pilares que alicerçam seu pensamento: a filosofia dialético-idealista de Hegel, a teoria psicanalista de Lacan e as teorias pós-kantianas presentes na contemporaneidade. A relevância deste trabalho reside na compreensão da transformação da estrutura ideológica fundamentada na tradição filosófica moderna, especialmente em Hegel, e na teoria de Lacan, para compreensão da realidade contemporânea. O autor esloveno tem por base o materialismo dialético como método de análise, com destaque ao período que marca um ponto de interseção entre Hegel e Marx, que se tornou imprescindível ao desenvolvimento do tema proposto. Quanto a metodologia optou-se por um estudo bibliográfico. O sublime objeto da ideologia (1992) e Um Mapa da Ideologia (2013), apoiado em Bardin (2011). De modo que também contribuíram à pesquisa o estudo de documentários e entrevistas, nos quais o assunto está igualmente presente, cujas reflexões contribuíram para identificar uma preocupação do filósofo em torno da necessidade de uma ação educativa crítica revolucionária, que por sua vez combinada a um evento ou ato político revolucionário seria capaz de viabilizar uma transformação social. Considerações finais... |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-24T13:11:10Z 2022-03-24T13:11:10Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAIS, Fabiano Alves de. Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. Orientador: Hildemar Luiz Rech. 2022. 110 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64582 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Fabiano Alves de. Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. Orientador: Hildemar Luiz Rech. 2022. 110 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028782901035008 |