Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Fabiano Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64582
Resumo: Este trabalho tem como título: Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. A temática versa sobre a relação entre as categorias/conceitos: sujeito, ideologia e educação na perspectiva do pensamento de Slavoj Žižek, frente a teoria em paralaxe e a dialética utilizada pelo filósofo esloveno. Nesse sentido o autor desenvolve o entrelaçamento entre três pilares que alicerçam seu pensamento: a filosofia dialético-idealista de Hegel, a teoria psicanalista de Lacan e as teorias pós-kantianas presentes na contemporaneidade. A relevância deste trabalho reside na compreensão da transformação da estrutura ideológica fundamentada na tradição filosófica moderna, especialmente em Hegel, e na teoria de Lacan, para compreensão da realidade contemporânea. O autor esloveno tem por base o materialismo dialético como método de análise, com destaque ao período que marca um ponto de interseção entre Hegel e Marx, que se tornou imprescindível ao desenvolvimento do tema proposto. Quanto a metodologia optou-se por um estudo bibliográfico. O sublime objeto da ideologia (1992) e Um Mapa da Ideologia (2013), apoiado em Bardin (2011). De modo que também contribuíram à pesquisa o estudo de documentários e entrevistas, nos quais o assunto está igualmente presente, cujas reflexões contribuíram para identificar uma preocupação do filósofo em torno da necessidade de uma ação educativa crítica revolucionária, que por sua vez combinada a um evento ou ato político revolucionário seria capaz de viabilizar uma transformação social. Considerações finais...
id UFC-7_39293611a7b1decd196d53ed4e78345a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/64582
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj ZizekSlavoj ŽižekSujeitoSubjetividadeIdeologiaEducaçãoEste trabalho tem como título: Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. A temática versa sobre a relação entre as categorias/conceitos: sujeito, ideologia e educação na perspectiva do pensamento de Slavoj Žižek, frente a teoria em paralaxe e a dialética utilizada pelo filósofo esloveno. Nesse sentido o autor desenvolve o entrelaçamento entre três pilares que alicerçam seu pensamento: a filosofia dialético-idealista de Hegel, a teoria psicanalista de Lacan e as teorias pós-kantianas presentes na contemporaneidade. A relevância deste trabalho reside na compreensão da transformação da estrutura ideológica fundamentada na tradição filosófica moderna, especialmente em Hegel, e na teoria de Lacan, para compreensão da realidade contemporânea. O autor esloveno tem por base o materialismo dialético como método de análise, com destaque ao período que marca um ponto de interseção entre Hegel e Marx, que se tornou imprescindível ao desenvolvimento do tema proposto. Quanto a metodologia optou-se por um estudo bibliográfico. O sublime objeto da ideologia (1992) e Um Mapa da Ideologia (2013), apoiado em Bardin (2011). De modo que também contribuíram à pesquisa o estudo de documentários e entrevistas, nos quais o assunto está igualmente presente, cujas reflexões contribuíram para identificar uma preocupação do filósofo em torno da necessidade de uma ação educativa crítica revolucionária, que por sua vez combinada a um evento ou ato político revolucionário seria capaz de viabilizar uma transformação social. Considerações finais...This work is entitled: Ideology, subject and reflections on education from the perspective of Slavoj Zizek. The theme deals with the relationship between the categories/concepts: subject, ideology and education from the perspective of Slavoj Žižek's thought, in view of the theory in parallax and the dialectic used by the Slovenian philosopher. In this sense, the author develops the intertwining between three pillars that underpin his thought: Hegel's dialectical-idealist philosophy, Lacan's psychoanalytic theory and contemporary post-Kantian theories. The relevance of this work lies in understanding the transformation of the ideological structure based on the modern philosophical tradition, especially on Hegel, and on Lacan's theory, for understanding contemporary reality. The Slovenian author is based on dialectical materialism as a method of analysis, highlighting the period that marks an intersection point between Hegel and Marx, which became essential to the development of the proposed theme. As for the methodology, a bibliographic study was chosen based on the analysis of the content of the works: They don't know what they do: The sublime object of ideology (1992) and A Map of Ideology (2013), supported by Bardin (2011). So that the study of documentaries and interviews also contributed to the research, in which the subject is equally present, whose reflections helped to identify a philosopher's concern around the need for a revolutionary critical educational action, which in turn combined with an event or a revolutionary political act would be able to bring about a social transformation.Rech, Hildemar LuizMorais, Fabiano Alves de2022-03-24T13:11:10Z2022-03-24T13:11:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAIS, Fabiano Alves de. Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. Orientador: Hildemar Luiz Rech. 2022. 110 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64582porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-24T13:40:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/64582Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:19.231420Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek
title Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek
spellingShingle Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek
Morais, Fabiano Alves de
Slavoj Žižek
Sujeito
Subjetividade
Ideologia
Educação
title_short Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek
title_full Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek
title_fullStr Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek
title_full_unstemmed Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek
title_sort Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek
author Morais, Fabiano Alves de
author_facet Morais, Fabiano Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rech, Hildemar Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Fabiano Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Slavoj Žižek
Sujeito
Subjetividade
Ideologia
Educação
topic Slavoj Žižek
Sujeito
Subjetividade
Ideologia
Educação
description Este trabalho tem como título: Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. A temática versa sobre a relação entre as categorias/conceitos: sujeito, ideologia e educação na perspectiva do pensamento de Slavoj Žižek, frente a teoria em paralaxe e a dialética utilizada pelo filósofo esloveno. Nesse sentido o autor desenvolve o entrelaçamento entre três pilares que alicerçam seu pensamento: a filosofia dialético-idealista de Hegel, a teoria psicanalista de Lacan e as teorias pós-kantianas presentes na contemporaneidade. A relevância deste trabalho reside na compreensão da transformação da estrutura ideológica fundamentada na tradição filosófica moderna, especialmente em Hegel, e na teoria de Lacan, para compreensão da realidade contemporânea. O autor esloveno tem por base o materialismo dialético como método de análise, com destaque ao período que marca um ponto de interseção entre Hegel e Marx, que se tornou imprescindível ao desenvolvimento do tema proposto. Quanto a metodologia optou-se por um estudo bibliográfico. O sublime objeto da ideologia (1992) e Um Mapa da Ideologia (2013), apoiado em Bardin (2011). De modo que também contribuíram à pesquisa o estudo de documentários e entrevistas, nos quais o assunto está igualmente presente, cujas reflexões contribuíram para identificar uma preocupação do filósofo em torno da necessidade de uma ação educativa crítica revolucionária, que por sua vez combinada a um evento ou ato político revolucionário seria capaz de viabilizar uma transformação social. Considerações finais...
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24T13:11:10Z
2022-03-24T13:11:10Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAIS, Fabiano Alves de. Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. Orientador: Hildemar Luiz Rech. 2022. 110 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64582
identifier_str_mv MORAIS, Fabiano Alves de. Ideologia, sujeito e reflexões sobre a educação na perspectiva de Slavoj Zizek. Orientador: Hildemar Luiz Rech. 2022. 110 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028782901035008