A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Renata Paula de Medeiros
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65641
Resumo: O trabalho ora apresentado tem por finalidade retratar a evolução da industrialização ocorrida no estado do Ceará a partir de 1986, data a qual assume o governo estadual um movimento encabeçado pelos `jovens empresários' denominado 'Movimento Pró-Mudancas'. Estando ciente que vários estudiosos já procederam relevantes análises quanto à este movimento, nos propomos a analisar a forma com a qual esta industrialização foi desenvolvida, a partir de uma ótica diferenciada, a qual será sumariada abaixo. Ao analisarmos a ruptura política ocorrida, a reforma do estado e os principais objetivos e, principalmente, os instrumentos do movimento citado, verificamos que um dos instrumentos de maior abrangência utilizado no programa trata dos incentivos concedidos pelo governo à implantação de novas empresas. No caso, estes incentivos variam conforme a região pretendida para instalação. Para tanto, o governo estadual segregou o Estado em quatro macro-regiões, denominadas raios econômicos, e para tais concede tratamento diferenciado no incentivo à industrialização. Portanto, o trabalho ora apresentado busca retratar a forma a qual esta industrialização ocorreu, analisando desde as principais idéias do movimento `jovens empresários' até os principais efeitos ocorridos em cada raio econômico: quantum de empresas atraídas e porte das mesmas ( grande, médio, pequena ou micro empresa) , volume de mão de obra empregada, população, PIB, etc.
id UFC-7_39d00be5dbc92db173bd2e30a326f7ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/65641
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicosIndústrialização cearense - Desenvolvimento econômicoIndústria cearense - DesenvolvimentoO trabalho ora apresentado tem por finalidade retratar a evolução da industrialização ocorrida no estado do Ceará a partir de 1986, data a qual assume o governo estadual um movimento encabeçado pelos `jovens empresários' denominado 'Movimento Pró-Mudancas'. Estando ciente que vários estudiosos já procederam relevantes análises quanto à este movimento, nos propomos a analisar a forma com a qual esta industrialização foi desenvolvida, a partir de uma ótica diferenciada, a qual será sumariada abaixo. Ao analisarmos a ruptura política ocorrida, a reforma do estado e os principais objetivos e, principalmente, os instrumentos do movimento citado, verificamos que um dos instrumentos de maior abrangência utilizado no programa trata dos incentivos concedidos pelo governo à implantação de novas empresas. No caso, estes incentivos variam conforme a região pretendida para instalação. Para tanto, o governo estadual segregou o Estado em quatro macro-regiões, denominadas raios econômicos, e para tais concede tratamento diferenciado no incentivo à industrialização. Portanto, o trabalho ora apresentado busca retratar a forma a qual esta industrialização ocorreu, analisando desde as principais idéias do movimento `jovens empresários' até os principais efeitos ocorridos em cada raio econômico: quantum de empresas atraídas e porte das mesmas ( grande, médio, pequena ou micro empresa) , volume de mão de obra empregada, população, PIB, etc.Soares, Francisco de AssisSantiago, Renata Paula de Medeiros2022-05-06T19:41:16Z2022-05-06T19:41:16Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTIAGO, R. P. de M. A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos. 1999. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65641porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T19:41:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65641Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2022-05-06T19:41:50Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos
title A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos
spellingShingle A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos
Santiago, Renata Paula de Medeiros
Indústrialização cearense - Desenvolvimento econômico
Indústria cearense - Desenvolvimento
title_short A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos
title_full A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos
title_fullStr A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos
title_full_unstemmed A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos
title_sort A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos
author Santiago, Renata Paula de Medeiros
author_facet Santiago, Renata Paula de Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Francisco de Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Renata Paula de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Indústrialização cearense - Desenvolvimento econômico
Indústria cearense - Desenvolvimento
topic Indústrialização cearense - Desenvolvimento econômico
Indústria cearense - Desenvolvimento
description O trabalho ora apresentado tem por finalidade retratar a evolução da industrialização ocorrida no estado do Ceará a partir de 1986, data a qual assume o governo estadual um movimento encabeçado pelos `jovens empresários' denominado 'Movimento Pró-Mudancas'. Estando ciente que vários estudiosos já procederam relevantes análises quanto à este movimento, nos propomos a analisar a forma com a qual esta industrialização foi desenvolvida, a partir de uma ótica diferenciada, a qual será sumariada abaixo. Ao analisarmos a ruptura política ocorrida, a reforma do estado e os principais objetivos e, principalmente, os instrumentos do movimento citado, verificamos que um dos instrumentos de maior abrangência utilizado no programa trata dos incentivos concedidos pelo governo à implantação de novas empresas. No caso, estes incentivos variam conforme a região pretendida para instalação. Para tanto, o governo estadual segregou o Estado em quatro macro-regiões, denominadas raios econômicos, e para tais concede tratamento diferenciado no incentivo à industrialização. Portanto, o trabalho ora apresentado busca retratar a forma a qual esta industrialização ocorreu, analisando desde as principais idéias do movimento `jovens empresários' até os principais efeitos ocorridos em cada raio econômico: quantum de empresas atraídas e porte das mesmas ( grande, médio, pequena ou micro empresa) , volume de mão de obra empregada, população, PIB, etc.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2022-05-06T19:41:16Z
2022-05-06T19:41:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTIAGO, R. P. de M. A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos. 1999. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65641
identifier_str_mv SANTIAGO, R. P. de M. A industrialização do Ceará vista sob a ótica dos raios econômicos. 1999. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806758710149120