A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auad, Samir Parente
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Neves, Arthur Hugo Oliveira Costa, Oliveira, Thais Antero de, Viana Junior, Mario Martins
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61868
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio busca, através de sua matriz de referência, abordar conteúdos que avaliem e desenvolvam habilidades e competências ligadas a 4 áreas do conhecimento, sendo uma delas matemática e suas tecnologias, onde estão elencadas 7 competências distribuídas em 30 habilidades distintas, requerendo do candidato 5 eixos cognitivos, sendo eles domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações problemas, construção da argumentação e elaboração de propostas de intervenção. Segundo o plano político pedagógico do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, o perfil de seus alunos egressos deverá “compreender uma sólida formação técnica, científica e profissional geral que o capacite a absorver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento à demanda da sociedade”. Diante dos aspectos em comum avaliados no ENEM e o perfil visado na formação dos engenheiros da Universidade, os bolsistas do Projeto Novo Vestibular, localizado no curso de História, ministram aulas para os alunos oriundos de escolas públicas, durante o ano letivo de 2016, visando expor conceitos fundamentais da matemática, assim como apresentar e abordar problemas em sala de aula através de uma ótica analítica e propositiva, inerentes a sua formação, de forma a contribuir para o crescimento dos participantes, tendo como resultado o aumento do desempenho dos mesmos na interpretação e resolução de situações que serão cobradas no exame. Durante o período, além das aulas regulares, foram desenvolvidas oficinas de matemática e grupos de aprendizagem cooperativa. Assim, torna-se relevante a interação entre a matemática básica e a engenharia, como forma de unir a abordagem clássica do ensino médio, com a experiência de problemas práticos e cotidianos vivenciados na profissão.
id UFC-7_3a8aad0c9425cedc714d7d82b6f21a86
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/61868
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062)Matemática - Estudo e ensinoExame Nacional do Ensino MédioEducação - Integração socialO Exame Nacional do Ensino Médio busca, através de sua matriz de referência, abordar conteúdos que avaliem e desenvolvam habilidades e competências ligadas a 4 áreas do conhecimento, sendo uma delas matemática e suas tecnologias, onde estão elencadas 7 competências distribuídas em 30 habilidades distintas, requerendo do candidato 5 eixos cognitivos, sendo eles domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações problemas, construção da argumentação e elaboração de propostas de intervenção. Segundo o plano político pedagógico do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, o perfil de seus alunos egressos deverá “compreender uma sólida formação técnica, científica e profissional geral que o capacite a absorver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento à demanda da sociedade”. Diante dos aspectos em comum avaliados no ENEM e o perfil visado na formação dos engenheiros da Universidade, os bolsistas do Projeto Novo Vestibular, localizado no curso de História, ministram aulas para os alunos oriundos de escolas públicas, durante o ano letivo de 2016, visando expor conceitos fundamentais da matemática, assim como apresentar e abordar problemas em sala de aula através de uma ótica analítica e propositiva, inerentes a sua formação, de forma a contribuir para o crescimento dos participantes, tendo como resultado o aumento do desempenho dos mesmos na interpretação e resolução de situações que serão cobradas no exame. Durante o período, além das aulas regulares, foram desenvolvidas oficinas de matemática e grupos de aprendizagem cooperativa. Assim, torna-se relevante a interação entre a matemática básica e a engenharia, como forma de unir a abordagem clássica do ensino médio, com a experiência de problemas práticos e cotidianos vivenciados na profissão.Universidade Federal do Ceará2021-11-08T18:46:30Z2021-11-08T18:46:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfAUAD, Samir Parente; NEVES, Arthur Hugo Oliveira Costa; OLIVEIRA, Thais Antero de; VIANA JUNIOR, Mario Martins. A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61868Auad, Samir ParenteNeves, Arthur Hugo Oliveira CostaOliveira, Thais Antero deViana Junior, Mario Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:44:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/61868Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:38.114597Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062)
title A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062)
spellingShingle A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062)
Auad, Samir Parente
Matemática - Estudo e ensino
Exame Nacional do Ensino Médio
Educação - Integração social
title_short A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062)
title_full A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062)
title_fullStr A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062)
title_full_unstemmed A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062)
title_sort A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062)
author Auad, Samir Parente
author_facet Auad, Samir Parente
Neves, Arthur Hugo Oliveira Costa
Oliveira, Thais Antero de
Viana Junior, Mario Martins
author_role author
author2 Neves, Arthur Hugo Oliveira Costa
Oliveira, Thais Antero de
Viana Junior, Mario Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Auad, Samir Parente
Neves, Arthur Hugo Oliveira Costa
Oliveira, Thais Antero de
Viana Junior, Mario Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Exame Nacional do Ensino Médio
Educação - Integração social
topic Matemática - Estudo e ensino
Exame Nacional do Ensino Médio
Educação - Integração social
description O Exame Nacional do Ensino Médio busca, através de sua matriz de referência, abordar conteúdos que avaliem e desenvolvam habilidades e competências ligadas a 4 áreas do conhecimento, sendo uma delas matemática e suas tecnologias, onde estão elencadas 7 competências distribuídas em 30 habilidades distintas, requerendo do candidato 5 eixos cognitivos, sendo eles domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações problemas, construção da argumentação e elaboração de propostas de intervenção. Segundo o plano político pedagógico do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, o perfil de seus alunos egressos deverá “compreender uma sólida formação técnica, científica e profissional geral que o capacite a absorver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento à demanda da sociedade”. Diante dos aspectos em comum avaliados no ENEM e o perfil visado na formação dos engenheiros da Universidade, os bolsistas do Projeto Novo Vestibular, localizado no curso de História, ministram aulas para os alunos oriundos de escolas públicas, durante o ano letivo de 2016, visando expor conceitos fundamentais da matemática, assim como apresentar e abordar problemas em sala de aula através de uma ótica analítica e propositiva, inerentes a sua formação, de forma a contribuir para o crescimento dos participantes, tendo como resultado o aumento do desempenho dos mesmos na interpretação e resolução de situações que serão cobradas no exame. Durante o período, além das aulas regulares, foram desenvolvidas oficinas de matemática e grupos de aprendizagem cooperativa. Assim, torna-se relevante a interação entre a matemática básica e a engenharia, como forma de unir a abordagem clássica do ensino médio, com a experiência de problemas práticos e cotidianos vivenciados na profissão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-11-08T18:46:30Z
2021-11-08T18:46:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AUAD, Samir Parente; NEVES, Arthur Hugo Oliveira Costa; OLIVEIRA, Thais Antero de; VIANA JUNIOR, Mario Martins. A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61868
identifier_str_mv AUAD, Samir Parente; NEVES, Arthur Hugo Oliveira Costa; OLIVEIRA, Thais Antero de; VIANA JUNIOR, Mario Martins. A engenharia e o ensino da matemática no Projeto Novo Vestibular – PNV/UFC (Projeto Novo Vestibular - CH00.2015.PJ062). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028889066209280