Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Andréia Vieira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553
Resumo: MENDONÇA, Andréia Vieira de. Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE. 2014. 144f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
id UFC-7_3ba0fb30788f9a967e2c967f1633181e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/10553
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CEDevelop potential and valuins capabilities: students learning assessment with intellectual disabilities in schools Municipal Fortaleza-CELearning evaluationPerson with intellectual disabilityEstudantes deficientes Incapacidade intelectual – Fortaleza (CE)Educação inclusiva – Fortaleza (CE)Professores de crianças deficientes – Fortaleza (CE) - AtitudesMENDONÇA, Andréia Vieira de. Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE. 2014. 144f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.A Educação Inclusiva repercute uma mobilização mundial que consolida os ideais de igualdade na Educação de qualidade para todos e revela-se um desafio da sociedade contemporânea. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular implica profundas mudanças na avaliação da aprendizagem, que tradicionalmente tem se constituído no exercício da classificação, seleção e exclusão, em oposição ao seu papel formativo. Considerando a avaliação do rendimento escolar pautada num processo dinâmico, esta pesquisa objetiva investigar como é realizada a prática da avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual matriculados nas escolas regulares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza-CE, na Secretaria Executiva Regional II (SER II). Especificamente, tem o propósito de: i) identificar o conceito dos professores sobre a avaliação da aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual; ii) pesquisar os procedimentos avaliativos utilizados pelos professores junto aos alunos com deficiência intelectual; iii) conhecer as dificuldades no tocante à avaliação da aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual através de professores, alunos e seus familiares ou responsáveis; iv) coletar sugestões do professor, e seus familiares ou responsáveis, para a melhoria de mudanças educacionais e de construção de práticas avaliativas de caráter sistemático e reflexivo. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, na forma de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário misto. Os dados obtidos foram categorizados segundo uma análise de conteúdo. As amostras foram constituídas por 16 familiares ou responsáveis dos alunos com deficiência intelectual e 7 professores das salas regulares, num total de 23 sujeitos. Os resultados revelaram que os docentes apontaram concepções limitadas e subjetivas acerca da Educação Inclusiva, deficiência intelectual e avaliação da aprendizagem. As dificuldades assinaladas pelos sujeitos relacionam questionamentos sobre uma formação docente contínua e adequada, aprimoramento físico e estrutural da escola e ampliação do envolvimento da família e da escola com a inclusão. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Pessoa com deficiência intelectual. Educação Inclusiva.www.teses.ufc.brViana, Tania VicenteMendonça, Andréia Vieira de2015-02-06T15:47:30Z2015-02-06T15:47:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDONÇA, A. V.; VIANA, T. V. (2014)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-14T22:45:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/10553Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:10.784174Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE
Develop potential and valuins capabilities: students learning assessment with intellectual disabilities in schools Municipal Fortaleza-CE
title Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE
spellingShingle Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE
Mendonça, Andréia Vieira de
Learning evaluation
Person with intellectual disability
Estudantes deficientes Incapacidade intelectual – Fortaleza (CE)
Educação inclusiva – Fortaleza (CE)
Professores de crianças deficientes – Fortaleza (CE) - Atitudes
title_short Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE
title_full Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE
title_fullStr Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE
title_full_unstemmed Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE
title_sort Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE
author Mendonça, Andréia Vieira de
author_facet Mendonça, Andréia Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Tania Vicente
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Andréia Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Learning evaluation
Person with intellectual disability
Estudantes deficientes Incapacidade intelectual – Fortaleza (CE)
Educação inclusiva – Fortaleza (CE)
Professores de crianças deficientes – Fortaleza (CE) - Atitudes
topic Learning evaluation
Person with intellectual disability
Estudantes deficientes Incapacidade intelectual – Fortaleza (CE)
Educação inclusiva – Fortaleza (CE)
Professores de crianças deficientes – Fortaleza (CE) - Atitudes
description MENDONÇA, Andréia Vieira de. Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE. 2014. 144f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-06T15:47:30Z
2015-02-06T15:47:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, A. V.; VIANA, T. V. (2014)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553
identifier_str_mv MENDONÇA, A. V.; VIANA, T. V. (2014)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028990372282368