Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553 |
Resumo: | MENDONÇA, Andréia Vieira de. Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE. 2014. 144f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. |
id |
UFC-7_3ba0fb30788f9a967e2c967f1633181e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/10553 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CEDevelop potential and valuins capabilities: students learning assessment with intellectual disabilities in schools Municipal Fortaleza-CELearning evaluationPerson with intellectual disabilityEstudantes deficientes Incapacidade intelectual – Fortaleza (CE)Educação inclusiva – Fortaleza (CE)Professores de crianças deficientes – Fortaleza (CE) - AtitudesMENDONÇA, Andréia Vieira de. Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE. 2014. 144f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.A Educação Inclusiva repercute uma mobilização mundial que consolida os ideais de igualdade na Educação de qualidade para todos e revela-se um desafio da sociedade contemporânea. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular implica profundas mudanças na avaliação da aprendizagem, que tradicionalmente tem se constituído no exercício da classificação, seleção e exclusão, em oposição ao seu papel formativo. Considerando a avaliação do rendimento escolar pautada num processo dinâmico, esta pesquisa objetiva investigar como é realizada a prática da avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual matriculados nas escolas regulares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza-CE, na Secretaria Executiva Regional II (SER II). Especificamente, tem o propósito de: i) identificar o conceito dos professores sobre a avaliação da aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual; ii) pesquisar os procedimentos avaliativos utilizados pelos professores junto aos alunos com deficiência intelectual; iii) conhecer as dificuldades no tocante à avaliação da aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual através de professores, alunos e seus familiares ou responsáveis; iv) coletar sugestões do professor, e seus familiares ou responsáveis, para a melhoria de mudanças educacionais e de construção de práticas avaliativas de caráter sistemático e reflexivo. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, na forma de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário misto. Os dados obtidos foram categorizados segundo uma análise de conteúdo. As amostras foram constituídas por 16 familiares ou responsáveis dos alunos com deficiência intelectual e 7 professores das salas regulares, num total de 23 sujeitos. Os resultados revelaram que os docentes apontaram concepções limitadas e subjetivas acerca da Educação Inclusiva, deficiência intelectual e avaliação da aprendizagem. As dificuldades assinaladas pelos sujeitos relacionam questionamentos sobre uma formação docente contínua e adequada, aprimoramento físico e estrutural da escola e ampliação do envolvimento da família e da escola com a inclusão. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Pessoa com deficiência intelectual. Educação Inclusiva.www.teses.ufc.brViana, Tania VicenteMendonça, Andréia Vieira de2015-02-06T15:47:30Z2015-02-06T15:47:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDONÇA, A. V.; VIANA, T. V. (2014)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-14T22:45:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/10553Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:10.784174Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE Develop potential and valuins capabilities: students learning assessment with intellectual disabilities in schools Municipal Fortaleza-CE |
title |
Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE |
spellingShingle |
Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE Mendonça, Andréia Vieira de Learning evaluation Person with intellectual disability Estudantes deficientes Incapacidade intelectual – Fortaleza (CE) Educação inclusiva – Fortaleza (CE) Professores de crianças deficientes – Fortaleza (CE) - Atitudes |
title_short |
Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE |
title_full |
Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE |
title_fullStr |
Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE |
title_full_unstemmed |
Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE |
title_sort |
Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE |
author |
Mendonça, Andréia Vieira de |
author_facet |
Mendonça, Andréia Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Tania Vicente |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Andréia Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning evaluation Person with intellectual disability Estudantes deficientes Incapacidade intelectual – Fortaleza (CE) Educação inclusiva – Fortaleza (CE) Professores de crianças deficientes – Fortaleza (CE) - Atitudes |
topic |
Learning evaluation Person with intellectual disability Estudantes deficientes Incapacidade intelectual – Fortaleza (CE) Educação inclusiva – Fortaleza (CE) Professores de crianças deficientes – Fortaleza (CE) - Atitudes |
description |
MENDONÇA, Andréia Vieira de. Desenvolver potenciais e valorar capacidades: avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual em escolas Municipais de Fortaleza-CE. 2014. 144f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-06T15:47:30Z 2015-02-06T15:47:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDONÇA, A. V.; VIANA, T. V. (2014) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553 |
identifier_str_mv |
MENDONÇA, A. V.; VIANA, T. V. (2014) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028990372282368 |