Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Raphael Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Abílio, Francisco José Pegado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000d410
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64236
Resumo: The paper discusses the possibiliti es that the Historical-Criti cal Pedagogy (PHC) can bring environmental educati on, showing how important contributi on to this subject perspecti ve to emphasize the criti cal side of environmental educati on (EE), which considers it as the basic social, politi cal and cultural educati on, seeking a sustainable metabolic relati on between human beings and nature. How slogan generator, this paper presents a constructi ve plot as the mandala, dialecti cal synthesis of multi ple determinati ons, based on six aspects that arti culate the PHC and EE: Marxism; PHC, environmental educati on; social transformati on; Curriculum; Politi cal and Pedagogical. As a contributi on of PHC to criti cal EE, the text points: the epistemological framework, the historical and dialecti cal materialism as a philosophical framework, the politi cal level of the pedagogical acti on of environmental educators; didacti c framework covers the didacti c aspects of PHC.
id UFC-7_3c86ec886dc955263e70c00529e1e2fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/64236
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajadoEnvironmental Education and Historical-Critical Pedagogy: build the engagement teacher’s work mandalaEnvironmental EducationHistoric-Critical PedagogyMandalaEducação AmbientalPedagogia Histórico-CríticaMandalaThe paper discusses the possibiliti es that the Historical-Criti cal Pedagogy (PHC) can bring environmental educati on, showing how important contributi on to this subject perspecti ve to emphasize the criti cal side of environmental educati on (EE), which considers it as the basic social, politi cal and cultural educati on, seeking a sustainable metabolic relati on between human beings and nature. How slogan generator, this paper presents a constructi ve plot as the mandala, dialecti cal synthesis of multi ple determinati ons, based on six aspects that arti culate the PHC and EE: Marxism; PHC, environmental educati on; social transformati on; Curriculum; Politi cal and Pedagogical. As a contributi on of PHC to criti cal EE, the text points: the epistemological framework, the historical and dialecti cal materialism as a philosophical framework, the politi cal level of the pedagogical acti on of environmental educators; didacti c framework covers the didacti c aspects of PHC.O texto analisa as possibilidades que a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) pode trazer para a educação ambiental, apresentando como contribuição relevante para o tema trabalhado a perspectiva de se enfatizar o lado crítico da educação ambiental (EA), considerando como basilar os aspectos sociais, políticos e culturais da educação, buscando uma relação metabólica sustentável entre ser humano e natureza. Como mote gerador, o artigo traz como enredo construtivo a mandala, síntese dialética de múltiplas determinações, baseada em seis aspectos que articulam a PHC e a EA: Marxismo; PHC; educação ambiental; transformação social; Didática; Político-Pedagógico. Como contribuição da PHC para a EA crítica, o texto aponta, em âmbito epistemológico, o materialismo histórico-dialético como arcabouço filosófco; em âmbito político, a ação pedagógica dos educadores ambientais; e em âmbito didático engloba os aspectos didáticos da PHC.Ciências & Cognição2022-03-03T14:11:01Z2022-03-03T14:11:01Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFEITOSA, Raphael Alves; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado. Ciências & Cognição, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 155-170, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64236ark:/83112/001300000d410Feitosa, Raphael AlvesAbílio, Francisco José Pegadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-10T19:36:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/64236Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:04.375206Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado
Environmental Education and Historical-Critical Pedagogy: build the engagement teacher’s work mandala
title Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado
spellingShingle Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado
Feitosa, Raphael Alves
Environmental Education
Historic-Critical Pedagogy
Mandala
Educação Ambiental
Pedagogia Histórico-Crítica
Mandala
title_short Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado
title_full Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado
title_fullStr Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado
title_sort Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado
author Feitosa, Raphael Alves
author_facet Feitosa, Raphael Alves
Abílio, Francisco José Pegado
author_role author
author2 Abílio, Francisco José Pegado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Raphael Alves
Abílio, Francisco José Pegado
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental Education
Historic-Critical Pedagogy
Mandala
Educação Ambiental
Pedagogia Histórico-Crítica
Mandala
topic Environmental Education
Historic-Critical Pedagogy
Mandala
Educação Ambiental
Pedagogia Histórico-Crítica
Mandala
description The paper discusses the possibiliti es that the Historical-Criti cal Pedagogy (PHC) can bring environmental educati on, showing how important contributi on to this subject perspecti ve to emphasize the criti cal side of environmental educati on (EE), which considers it as the basic social, politi cal and cultural educati on, seeking a sustainable metabolic relati on between human beings and nature. How slogan generator, this paper presents a constructi ve plot as the mandala, dialecti cal synthesis of multi ple determinati ons, based on six aspects that arti culate the PHC and EE: Marxism; PHC, environmental educati on; social transformati on; Curriculum; Politi cal and Pedagogical. As a contributi on of PHC to criti cal EE, the text points: the epistemological framework, the historical and dialecti cal materialism as a philosophical framework, the politi cal level of the pedagogical acti on of environmental educators; didacti c framework covers the didacti c aspects of PHC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2022-03-03T14:11:01Z
2022-03-03T14:11:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEITOSA, Raphael Alves; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado. Ciências & Cognição, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 155-170, 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64236
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000d410
identifier_str_mv FEITOSA, Raphael Alves; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado. Ciências & Cognição, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 155-170, 2014.
ark:/83112/001300000d410
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ciências & Cognição
publisher.none.fl_str_mv Ciências & Cognição
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373755011858432