Transtorno déficit de atenção e hiperatividade - TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lorenna Gomes de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42005
Resumo: O texto a seguir tem como tema, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), assunto que vem sendo considerado por alguns profissionais da educação, como um dos fatores que tem impacto no desenvolvimento do indivíduo nos processos educativo e pessoal. Sendo considerado um dos transtornos mais comuns da infância e da adolescência, porquanto afeta entre 3% a 6% das crianças em idade escolar, e repercute na vida da criança e do adolescente levando a prejuízos em múltiplas áreas, como adaptação ao ambiente acadêmico, relações interpessoais e desempenho escolar. A importante contribuição de fatores genéticos para o seu desenvolvimento é sugerido por estudos epidemiológicos, que mostram não só uma recorrência familiar significativa, bem como uma hereditariedade bastante alta para esse transtorno. Atualmente, tendo-se em vista a impossibilidade de cura, métodos e práticas são divulgados na tentativa de minimizar os seus efeitos, possibilitando um crescimento digno, e maiores possibilidades de adaptação social aos portadores. As páginas seguintes estão repletas de conceitos e explicações oriundas de pesquisas atuais em neurociência, psicologia e psiquiatria, que são importantes no entendimento dos problemas complexos de como esse transtorno pode ser reconhecido e tratado eficientemente. O primeiro capítulo apresenta uma definição do TDAH, suas características, sintomas, como é possível que pessoas aparentemente normais tenham dificuldades crônicas em manter o foco para tarefas que veem como sendo importantes, enquanto são capazes de prestar bastante atenção em coisas menos importantes, mas que lhes interessam. Defende que, apesar das aparências, o núcleo do problema no TDAH não é ausência de força de vontade, mas sim uma dificuldade duradoura do “executivo” ou das funções administrativas do cérebro. No segundo, descreve a terapêutica medicamentosa (seus pontos positivos e negativos), a terapêutica da família e escola (como a relação familiar e escolar influência nesse contexto), e a intervenção de profissionais especializados na área, o psicopedagogo, o terapeuta e o psiquiatra esclarecendo algumas dúvidas de como lidar com pessoas portadoras do TDAH, a forma de integrar o processo diagnóstico (tratamento e psicossociais) na intervenção da escola. Discussões detalhadas da epidemiologia, da etiologia, da neuropsicologia, do quadro clínico, das comormidades encontradas, das peculiaridades das avaliações psicopedagogicas e de linguagem no transtorno do TDAH são apresentadas. Espera-se que este trabalho possa contribuir para que o impacto do TDAH seja minimizado na nossa população por meio de maior detecção dos casos e por um adequado encaminhamento de propostas terapêuticas, tendo por base mais a evidência cientifica e menos as crenças populares.
id UFC-7_3d0dca0cafb6f636f2be88bf3f375d53
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42005
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Transtorno déficit de atenção e hiperatividade - TDAHTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)Processo ensino-aprendizagemAprendizagemO texto a seguir tem como tema, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), assunto que vem sendo considerado por alguns profissionais da educação, como um dos fatores que tem impacto no desenvolvimento do indivíduo nos processos educativo e pessoal. Sendo considerado um dos transtornos mais comuns da infância e da adolescência, porquanto afeta entre 3% a 6% das crianças em idade escolar, e repercute na vida da criança e do adolescente levando a prejuízos em múltiplas áreas, como adaptação ao ambiente acadêmico, relações interpessoais e desempenho escolar. A importante contribuição de fatores genéticos para o seu desenvolvimento é sugerido por estudos epidemiológicos, que mostram não só uma recorrência familiar significativa, bem como uma hereditariedade bastante alta para esse transtorno. Atualmente, tendo-se em vista a impossibilidade de cura, métodos e práticas são divulgados na tentativa de minimizar os seus efeitos, possibilitando um crescimento digno, e maiores possibilidades de adaptação social aos portadores. As páginas seguintes estão repletas de conceitos e explicações oriundas de pesquisas atuais em neurociência, psicologia e psiquiatria, que são importantes no entendimento dos problemas complexos de como esse transtorno pode ser reconhecido e tratado eficientemente. O primeiro capítulo apresenta uma definição do TDAH, suas características, sintomas, como é possível que pessoas aparentemente normais tenham dificuldades crônicas em manter o foco para tarefas que veem como sendo importantes, enquanto são capazes de prestar bastante atenção em coisas menos importantes, mas que lhes interessam. Defende que, apesar das aparências, o núcleo do problema no TDAH não é ausência de força de vontade, mas sim uma dificuldade duradoura do “executivo” ou das funções administrativas do cérebro. No segundo, descreve a terapêutica medicamentosa (seus pontos positivos e negativos), a terapêutica da família e escola (como a relação familiar e escolar influência nesse contexto), e a intervenção de profissionais especializados na área, o psicopedagogo, o terapeuta e o psiquiatra esclarecendo algumas dúvidas de como lidar com pessoas portadoras do TDAH, a forma de integrar o processo diagnóstico (tratamento e psicossociais) na intervenção da escola. Discussões detalhadas da epidemiologia, da etiologia, da neuropsicologia, do quadro clínico, das comormidades encontradas, das peculiaridades das avaliações psicopedagogicas e de linguagem no transtorno do TDAH são apresentadas. Espera-se que este trabalho possa contribuir para que o impacto do TDAH seja minimizado na nossa população por meio de maior detecção dos casos e por um adequado encaminhamento de propostas terapêuticas, tendo por base mais a evidência cientifica e menos as crenças populares.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesOliveira, Lorenna Gomes de2019-05-24T14:09:55Z2019-05-24T14:09:55Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Lorenna Gomes de. Transtorno déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. 2010. 37f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2010.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42005porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T14:12:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42005Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:42.452767Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno déficit de atenção e hiperatividade - TDAH
title Transtorno déficit de atenção e hiperatividade - TDAH
spellingShingle Transtorno déficit de atenção e hiperatividade - TDAH
Oliveira, Lorenna Gomes de
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Processo ensino-aprendizagem
Aprendizagem
title_short Transtorno déficit de atenção e hiperatividade - TDAH
title_full Transtorno déficit de atenção e hiperatividade - TDAH
title_fullStr Transtorno déficit de atenção e hiperatividade - TDAH
title_full_unstemmed Transtorno déficit de atenção e hiperatividade - TDAH
title_sort Transtorno déficit de atenção e hiperatividade - TDAH
author Oliveira, Lorenna Gomes de
author_facet Oliveira, Lorenna Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lorenna Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Processo ensino-aprendizagem
Aprendizagem
topic Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Processo ensino-aprendizagem
Aprendizagem
description O texto a seguir tem como tema, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), assunto que vem sendo considerado por alguns profissionais da educação, como um dos fatores que tem impacto no desenvolvimento do indivíduo nos processos educativo e pessoal. Sendo considerado um dos transtornos mais comuns da infância e da adolescência, porquanto afeta entre 3% a 6% das crianças em idade escolar, e repercute na vida da criança e do adolescente levando a prejuízos em múltiplas áreas, como adaptação ao ambiente acadêmico, relações interpessoais e desempenho escolar. A importante contribuição de fatores genéticos para o seu desenvolvimento é sugerido por estudos epidemiológicos, que mostram não só uma recorrência familiar significativa, bem como uma hereditariedade bastante alta para esse transtorno. Atualmente, tendo-se em vista a impossibilidade de cura, métodos e práticas são divulgados na tentativa de minimizar os seus efeitos, possibilitando um crescimento digno, e maiores possibilidades de adaptação social aos portadores. As páginas seguintes estão repletas de conceitos e explicações oriundas de pesquisas atuais em neurociência, psicologia e psiquiatria, que são importantes no entendimento dos problemas complexos de como esse transtorno pode ser reconhecido e tratado eficientemente. O primeiro capítulo apresenta uma definição do TDAH, suas características, sintomas, como é possível que pessoas aparentemente normais tenham dificuldades crônicas em manter o foco para tarefas que veem como sendo importantes, enquanto são capazes de prestar bastante atenção em coisas menos importantes, mas que lhes interessam. Defende que, apesar das aparências, o núcleo do problema no TDAH não é ausência de força de vontade, mas sim uma dificuldade duradoura do “executivo” ou das funções administrativas do cérebro. No segundo, descreve a terapêutica medicamentosa (seus pontos positivos e negativos), a terapêutica da família e escola (como a relação familiar e escolar influência nesse contexto), e a intervenção de profissionais especializados na área, o psicopedagogo, o terapeuta e o psiquiatra esclarecendo algumas dúvidas de como lidar com pessoas portadoras do TDAH, a forma de integrar o processo diagnóstico (tratamento e psicossociais) na intervenção da escola. Discussões detalhadas da epidemiologia, da etiologia, da neuropsicologia, do quadro clínico, das comormidades encontradas, das peculiaridades das avaliações psicopedagogicas e de linguagem no transtorno do TDAH são apresentadas. Espera-se que este trabalho possa contribuir para que o impacto do TDAH seja minimizado na nossa população por meio de maior detecção dos casos e por um adequado encaminhamento de propostas terapêuticas, tendo por base mais a evidência cientifica e menos as crenças populares.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-05-24T14:09:55Z
2019-05-24T14:09:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Lorenna Gomes de. Transtorno déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. 2010. 37f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2010.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42005
identifier_str_mv OLIVEIRA, Lorenna Gomes de. Transtorno déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. 2010. 37f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2010.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028841661136896