A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584 |
Resumo: | A idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz desta, nas situações em que os atores sociais docentes e discentes protagonizam o processo de ensino/aprendizagem. A Seqüência Fedathi constitui uma proposta metodológica desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Estas pessoas constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). [...] |
id |
UFC-7_3d4e1ed4d1853b015e83753c89d450d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47584 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemáticaSequência FedathiVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Matemática - EnsinoA idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz desta, nas situações em que os atores sociais docentes e discentes protagonizam o processo de ensino/aprendizagem. A Seqüência Fedathi constitui uma proposta metodológica desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Estas pessoas constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). [...]SBEM2019-11-08T14:55:33Z2019-11-08T14:55:33Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCAHA, Elizabeth Matos. A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 15-18 jul. 2004, Recife (PE). Anais... Recide (PE): SBEM, 2004. TEMA: Educação Matemática: um compromisso social.2178-034Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584Santana, José RogérioBorges Neto, HermínioRocha, Elizabeth Matosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47584Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:16.231585Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática |
title |
A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática |
spellingShingle |
A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática Santana, José Rogério Sequência Fedathi Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Matemática - Ensino |
title_short |
A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática |
title_full |
A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática |
title_fullStr |
A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática |
title_sort |
A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática |
author |
Santana, José Rogério |
author_facet |
Santana, José Rogério Borges Neto, Hermínio Rocha, Elizabeth Matos |
author_role |
author |
author2 |
Borges Neto, Hermínio Rocha, Elizabeth Matos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, José Rogério Borges Neto, Hermínio Rocha, Elizabeth Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Fedathi Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Matemática - Ensino |
topic |
Sequência Fedathi Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Matemática - Ensino |
description |
A idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz desta, nas situações em que os atores sociais docentes e discentes protagonizam o processo de ensino/aprendizagem. A Seqüência Fedathi constitui uma proposta metodológica desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Estas pessoas constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). [...] |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2019-11-08T14:55:33Z 2019-11-08T14:55:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCAHA, Elizabeth Matos. A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 15-18 jul. 2004, Recife (PE). Anais... Recide (PE): SBEM, 2004. TEMA: Educação Matemática: um compromisso social. 2178-034X http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584 |
identifier_str_mv |
SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCAHA, Elizabeth Matos. A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 15-18 jul. 2004, Recife (PE). Anais... Recide (PE): SBEM, 2004. TEMA: Educação Matemática: um compromisso social. 2178-034X |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SBEM |
publisher.none.fl_str_mv |
SBEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028761122111488 |