A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, José Rogério
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio, Rocha, Elizabeth Matos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584
Resumo: A idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz desta, nas situações em que os atores sociais docentes e discentes protagonizam o processo de ensino/aprendizagem. A Seqüência Fedathi constitui uma proposta metodológica desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Estas pessoas constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). [...]
id UFC-7_3d4e1ed4d1853b015e83753c89d450d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47584
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemáticaSequência FedathiVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Matemática - EnsinoA idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz desta, nas situações em que os atores sociais docentes e discentes protagonizam o processo de ensino/aprendizagem. A Seqüência Fedathi constitui uma proposta metodológica desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Estas pessoas constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). [...]SBEM2019-11-08T14:55:33Z2019-11-08T14:55:33Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCAHA, Elizabeth Matos. A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 15-18 jul. 2004, Recife (PE). Anais... Recide (PE): SBEM, 2004. TEMA: Educação Matemática: um compromisso social.2178-034Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584Santana, José RogérioBorges Neto, HermínioRocha, Elizabeth Matosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47584Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:16.231585Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática
title A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática
spellingShingle A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática
Santana, José Rogério
Sequência Fedathi
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Matemática - Ensino
title_short A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática
title_full A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática
title_fullStr A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática
title_full_unstemmed A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática
title_sort A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática
author Santana, José Rogério
author_facet Santana, José Rogério
Borges Neto, Hermínio
Rocha, Elizabeth Matos
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
Rocha, Elizabeth Matos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, José Rogério
Borges Neto, Hermínio
Rocha, Elizabeth Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Fedathi
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Matemática - Ensino
topic Sequência Fedathi
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Matemática - Ensino
description A idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz desta, nas situações em que os atores sociais docentes e discentes protagonizam o processo de ensino/aprendizagem. A Seqüência Fedathi constitui uma proposta metodológica desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Estas pessoas constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). [...]
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2019-11-08T14:55:33Z
2019-11-08T14:55:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCAHA, Elizabeth Matos. A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 15-18 jul. 2004, Recife (PE). Anais... Recide (PE): SBEM, 2004. TEMA: Educação Matemática: um compromisso social.
2178-034X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584
identifier_str_mv SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCAHA, Elizabeth Matos. A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 15-18 jul. 2004, Recife (PE). Anais... Recide (PE): SBEM, 2004. TEMA: Educação Matemática: um compromisso social.
2178-034X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SBEM
publisher.none.fl_str_mv SBEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028761122111488