Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Bruno de Athayde
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sousa, Jorge Manuel Pinho de, Dias, Teresa Galvão
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12628
Resumo: The integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard and widely studied Combinatorial Optimization problem. Several studies have shown that exact approaches for this problem are not useful in practical situations due to the high computational costs involved. This paper describes a new approach for vehicle and crew scheduling without changeovers. This model is based on the Maximum Covering Problem formulation. Preliminary computational results with real bus and crew scheduling problem instances, are presented and discussed. These results indicate that the proposed approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs.
id UFC-7_3d8d80d2f6c1d7c0f3329b268630c75b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/12628
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristasProgramação de veículos e motoristasProblema de máxima coberturaHeurísticaThe integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard and widely studied Combinatorial Optimization problem. Several studies have shown that exact approaches for this problem are not useful in practical situations due to the high computational costs involved. This paper describes a new approach for vehicle and crew scheduling without changeovers. This model is based on the Maximum Covering Problem formulation. Preliminary computational results with real bus and crew scheduling problem instances, are presented and discussed. These results indicate that the proposed approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs.A programação integrada de veículos e motoristas em transportes públicos de passageiros é um problema difícil de Otimização Combinatória, objeto de investigação continuada ao longo dos últimos anos. Diversos trabalhos têm mostrado que abordagens exatas de resolução para este problema não são úteis na prática, devido ao elevado custo computacional envolvido. Este artigo apresenta uma nova abordagem para o problema de programação de veículos e tripulantes. Este modelo é baseado no Problema de Máxima Cobertura. Experimentos computacionais são apresentados e discutidos. Os resultados obtidos, embora preliminares, apontam para a possibilidade de, com o uso da abordagem proposta, se obter ganhos significativos em termos de custos de operação.Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional2015-06-05T14:50:26Z2015-06-05T14:50:26Z2010-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPRATA, B. A. ; SOUSA, J. M. P. ; DIAS, T. G. Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 42., 2010, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: 2010. p. 1308-1318.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12628Prata, Bruno de AthaydeSousa, Jorge Manuel Pinho deDias, Teresa Galvãoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-23T14:06:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12628Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:55.361334Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas
title Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas
spellingShingle Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas
Prata, Bruno de Athayde
Programação de veículos e motoristas
Problema de máxima cobertura
Heurística
title_short Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas
title_full Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas
title_fullStr Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas
title_full_unstemmed Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas
title_sort Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas
author Prata, Bruno de Athayde
author_facet Prata, Bruno de Athayde
Sousa, Jorge Manuel Pinho de
Dias, Teresa Galvão
author_role author
author2 Sousa, Jorge Manuel Pinho de
Dias, Teresa Galvão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prata, Bruno de Athayde
Sousa, Jorge Manuel Pinho de
Dias, Teresa Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Programação de veículos e motoristas
Problema de máxima cobertura
Heurística
topic Programação de veículos e motoristas
Problema de máxima cobertura
Heurística
description The integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard and widely studied Combinatorial Optimization problem. Several studies have shown that exact approaches for this problem are not useful in practical situations due to the high computational costs involved. This paper describes a new approach for vehicle and crew scheduling without changeovers. This model is based on the Maximum Covering Problem formulation. Preliminary computational results with real bus and crew scheduling problem instances, are presented and discussed. These results indicate that the proposed approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-30
2015-06-05T14:50:26Z
2015-06-05T14:50:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRATA, B. A. ; SOUSA, J. M. P. ; DIAS, T. G. Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 42., 2010, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: 2010. p. 1308-1318.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12628
identifier_str_mv PRATA, B. A. ; SOUSA, J. M. P. ; DIAS, T. G. Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 42., 2010, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: 2010. p. 1308-1318.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional
publisher.none.fl_str_mv Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028765757865984