Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12628 |
Resumo: | The integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard and widely studied Combinatorial Optimization problem. Several studies have shown that exact approaches for this problem are not useful in practical situations due to the high computational costs involved. This paper describes a new approach for vehicle and crew scheduling without changeovers. This model is based on the Maximum Covering Problem formulation. Preliminary computational results with real bus and crew scheduling problem instances, are presented and discussed. These results indicate that the proposed approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs. |
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Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristasProgramação de veículos e motoristasProblema de máxima coberturaHeurísticaThe integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard and widely studied Combinatorial Optimization problem. Several studies have shown that exact approaches for this problem are not useful in practical situations due to the high computational costs involved. This paper describes a new approach for vehicle and crew scheduling without changeovers. This model is based on the Maximum Covering Problem formulation. Preliminary computational results with real bus and crew scheduling problem instances, are presented and discussed. These results indicate that the proposed approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs.A programação integrada de veículos e motoristas em transportes públicos de passageiros é um problema difícil de Otimização Combinatória, objeto de investigação continuada ao longo dos últimos anos. Diversos trabalhos têm mostrado que abordagens exatas de resolução para este problema não são úteis na prática, devido ao elevado custo computacional envolvido. Este artigo apresenta uma nova abordagem para o problema de programação de veículos e tripulantes. Este modelo é baseado no Problema de Máxima Cobertura. Experimentos computacionais são apresentados e discutidos. Os resultados obtidos, embora preliminares, apontam para a possibilidade de, com o uso da abordagem proposta, se obter ganhos significativos em termos de custos de operação.Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional2015-06-05T14:50:26Z2015-06-05T14:50:26Z2010-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPRATA, B. A. ; SOUSA, J. M. P. ; DIAS, T. G. Uma Nova abordagem para o problema de programação integrada de veículos e motoristas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 42., 2010, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: 2010. p. 1308-1318.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12628Prata, Bruno de AthaydeSousa, Jorge Manuel Pinho deDias, Teresa Galvãoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-23T14:06:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12628Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:55.361334Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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