Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomaz, Bárbara Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Nara Sousa, Cunha, Diana Araújo, Souza, Lidiane Costa de, Freitas, David Queiroz de, Saboia, Vicente de Paulo Aragão
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63775
Resumo: As resinas bulk fill foram desenvolvidas com o intuito de tornar a realização de restaurações com resinas compostas mais rápida, pois segundo os fabricantes, permitem a fotopolimerização adequada até uma profundidade de 5 mm, não causando prejuízos ao selamento marginal e propriedades mecânicas da restauração. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi analisar a microdureza Knoop de duas resinas bulk fill (Filtek Bulk Fill – 3M e SonicFill – Kerr) e uma convencional (Opallis – FGM) na superfície e a 5 mm de profundidade após polimento e armazenamento por 24 h em ambiente seco. Para isso, foram confeccionados três espécimes de cada grupo utilizando um aparato plástico de 5 mm e foram realizadas mensurações em três pontos diferentes da amostra, com três indentações em cada ponto. Em cada espécime, foram obtidas três médias que foram analisadas estatisticamente pelo teste Two-Way ANOVA e Tukey post-hoc. Na comparação intragrupos apenas a resina SonicFill não apresentou diferença estatística entre a microdureza superficial e profunda. Na comparação intergrupo para a microdureza superficial, a resina SonicFill não apresentou diferença estatística quando comprada à Filtek Bulk Fill e Opallis, entretanto a resina Filtek Bulk Fill apresentou microdureza superficial maior que a resina Opallis. Em relação à microdureza profunda, as resinas bulk fill apresentaram valores de dureza maiores que a convencional. Portanto, as resinas bulk fill utilizadas no estudo apresentam uma fotopolimerização mais uniforme a 5 mm de profundidade quando comparadas à convencional, mas apenas a SonicFill conseguiu manter uma microdureza similar na porção superficial e profunda. 
id UFC-7_3ef4936073799ac6ec48468de1b06610
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63775
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise da microdureza de resinas compostas bulk fillResinas compostasPolimerizaçãoAs resinas bulk fill foram desenvolvidas com o intuito de tornar a realização de restaurações com resinas compostas mais rápida, pois segundo os fabricantes, permitem a fotopolimerização adequada até uma profundidade de 5 mm, não causando prejuízos ao selamento marginal e propriedades mecânicas da restauração. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi analisar a microdureza Knoop de duas resinas bulk fill (Filtek Bulk Fill – 3M e SonicFill – Kerr) e uma convencional (Opallis – FGM) na superfície e a 5 mm de profundidade após polimento e armazenamento por 24 h em ambiente seco. Para isso, foram confeccionados três espécimes de cada grupo utilizando um aparato plástico de 5 mm e foram realizadas mensurações em três pontos diferentes da amostra, com três indentações em cada ponto. Em cada espécime, foram obtidas três médias que foram analisadas estatisticamente pelo teste Two-Way ANOVA e Tukey post-hoc. Na comparação intragrupos apenas a resina SonicFill não apresentou diferença estatística entre a microdureza superficial e profunda. Na comparação intergrupo para a microdureza superficial, a resina SonicFill não apresentou diferença estatística quando comprada à Filtek Bulk Fill e Opallis, entretanto a resina Filtek Bulk Fill apresentou microdureza superficial maior que a resina Opallis. Em relação à microdureza profunda, as resinas bulk fill apresentaram valores de dureza maiores que a convencional. Portanto, as resinas bulk fill utilizadas no estudo apresentam uma fotopolimerização mais uniforme a 5 mm de profundidade quando comparadas à convencional, mas apenas a SonicFill conseguiu manter uma microdureza similar na porção superficial e profunda. Universidade Federal do Ceará2022-02-03T16:13:10Z2022-02-03T16:13:10Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTOMAZ, Bárbara Lima; RODRIGUES, Nara Sousa; CUNHA, Diana Araújo; SOUZA, Lidiane Costa de; FREITAS, David Queiroz de; SABOIA, Vicente de Paulo Aragão. Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63775Tomaz, Bárbara LimaRodrigues, Nara SousaCunha, Diana AraújoSouza, Lidiane Costa deFreitas, David Queiroz deSaboia, Vicente de Paulo Aragãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:15:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63775Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:15:46Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill
title Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill
spellingShingle Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill
Tomaz, Bárbara Lima
Resinas compostas
Polimerização
title_short Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill
title_full Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill
title_fullStr Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill
title_full_unstemmed Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill
title_sort Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill
author Tomaz, Bárbara Lima
author_facet Tomaz, Bárbara Lima
Rodrigues, Nara Sousa
Cunha, Diana Araújo
Souza, Lidiane Costa de
Freitas, David Queiroz de
Saboia, Vicente de Paulo Aragão
author_role author
author2 Rodrigues, Nara Sousa
Cunha, Diana Araújo
Souza, Lidiane Costa de
Freitas, David Queiroz de
Saboia, Vicente de Paulo Aragão
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomaz, Bárbara Lima
Rodrigues, Nara Sousa
Cunha, Diana Araújo
Souza, Lidiane Costa de
Freitas, David Queiroz de
Saboia, Vicente de Paulo Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv Resinas compostas
Polimerização
topic Resinas compostas
Polimerização
description As resinas bulk fill foram desenvolvidas com o intuito de tornar a realização de restaurações com resinas compostas mais rápida, pois segundo os fabricantes, permitem a fotopolimerização adequada até uma profundidade de 5 mm, não causando prejuízos ao selamento marginal e propriedades mecânicas da restauração. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi analisar a microdureza Knoop de duas resinas bulk fill (Filtek Bulk Fill – 3M e SonicFill – Kerr) e uma convencional (Opallis – FGM) na superfície e a 5 mm de profundidade após polimento e armazenamento por 24 h em ambiente seco. Para isso, foram confeccionados três espécimes de cada grupo utilizando um aparato plástico de 5 mm e foram realizadas mensurações em três pontos diferentes da amostra, com três indentações em cada ponto. Em cada espécime, foram obtidas três médias que foram analisadas estatisticamente pelo teste Two-Way ANOVA e Tukey post-hoc. Na comparação intragrupos apenas a resina SonicFill não apresentou diferença estatística entre a microdureza superficial e profunda. Na comparação intergrupo para a microdureza superficial, a resina SonicFill não apresentou diferença estatística quando comprada à Filtek Bulk Fill e Opallis, entretanto a resina Filtek Bulk Fill apresentou microdureza superficial maior que a resina Opallis. Em relação à microdureza profunda, as resinas bulk fill apresentaram valores de dureza maiores que a convencional. Portanto, as resinas bulk fill utilizadas no estudo apresentam uma fotopolimerização mais uniforme a 5 mm de profundidade quando comparadas à convencional, mas apenas a SonicFill conseguiu manter uma microdureza similar na porção superficial e profunda. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-02-03T16:13:10Z
2022-02-03T16:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOMAZ, Bárbara Lima; RODRIGUES, Nara Sousa; CUNHA, Diana Araújo; SOUZA, Lidiane Costa de; FREITAS, David Queiroz de; SABOIA, Vicente de Paulo Aragão. Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63775
identifier_str_mv TOMAZ, Bárbara Lima; RODRIGUES, Nara Sousa; CUNHA, Diana Araújo; SOUZA, Lidiane Costa de; FREITAS, David Queiroz de; SABOIA, Vicente de Paulo Aragão. Análise da microdureza de resinas compostas bulk fill. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806667715772416