Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44885 |
Resumo: | A metodologia Coding Dojo tem sido aplicada como estratégia de ensino/aprendizagem no âmbito da aplicação de conceitos de algoritmos e programação de computadores. Essa metodologia emprega conceitos de aprendizagem colaborativa, interação e aspectos de desafios. Existem algumas formas da aplicação da metodologia Dojo, onde as mais conhecidas são: o Randori, Kata e Kake. Essas formas são necessárias para adequar a metodologia Coding Dojo ao contexto onde será aplicada, levando em consideração a forma de interação, número de participantes, espaço físico do local, comunicação, equipamentos e resolução dos desafios de programação. No entanto, a metodologia Coding Dojo tem sido comumente aplicada em cenários onde os participantes ou público-alvo são das áreas de ciências, computação e engenharias. Esse estudo tem como objetivo principal estudar as três formas mais recorrentes da metodologia Coding Dojo e verificar qual a melhor metodologia para participantes que não são totalmente da área das exatas. Além disso, pretende-se elaborar uma proposta de Coding Dojo para o curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC). O curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC possui uma natureza interdisciplinar e discentes que estudam conhecimentos das áreas de computação, humanas e artes. Portanto, pretende-se mostrar a aplicação da metodologia Coding Dojo em um curso onde os alunos possuem perfis com formação que não são totalmente da área de exatas. |
id |
UFC-7_40c39059842f4afaf1cd24f83de47327 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44885 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitaisCoding DojoAprendizagemProgramação de ComputadoresA metodologia Coding Dojo tem sido aplicada como estratégia de ensino/aprendizagem no âmbito da aplicação de conceitos de algoritmos e programação de computadores. Essa metodologia emprega conceitos de aprendizagem colaborativa, interação e aspectos de desafios. Existem algumas formas da aplicação da metodologia Dojo, onde as mais conhecidas são: o Randori, Kata e Kake. Essas formas são necessárias para adequar a metodologia Coding Dojo ao contexto onde será aplicada, levando em consideração a forma de interação, número de participantes, espaço físico do local, comunicação, equipamentos e resolução dos desafios de programação. No entanto, a metodologia Coding Dojo tem sido comumente aplicada em cenários onde os participantes ou público-alvo são das áreas de ciências, computação e engenharias. Esse estudo tem como objetivo principal estudar as três formas mais recorrentes da metodologia Coding Dojo e verificar qual a melhor metodologia para participantes que não são totalmente da área das exatas. Além disso, pretende-se elaborar uma proposta de Coding Dojo para o curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC). O curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC possui uma natureza interdisciplinar e discentes que estudam conhecimentos das áreas de computação, humanas e artes. Portanto, pretende-se mostrar a aplicação da metodologia Coding Dojo em um curso onde os alunos possuem perfis com formação que não são totalmente da área de exatas.Universidade Federal do Ceará2019-08-20T17:12:09Z2019-08-20T17:12:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDUARDO, João Pedro Osawa Vaz; et al. Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44885Eduardo, João Pedro Osawa VazMarinho, Carlos Sergio da SilvaCarvalho, Windson Viana deLima Neto, Ernesto Trajano deMendonça Junior, Glaudiney MoreiraMoreira, Leonardo Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:46:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44885Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:34.382551Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais |
title |
Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais |
spellingShingle |
Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais Eduardo, João Pedro Osawa Vaz Coding Dojo Aprendizagem Programação de Computadores |
title_short |
Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais |
title_full |
Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais |
title_fullStr |
Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais |
title_full_unstemmed |
Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais |
title_sort |
Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais |
author |
Eduardo, João Pedro Osawa Vaz |
author_facet |
Eduardo, João Pedro Osawa Vaz Marinho, Carlos Sergio da Silva Carvalho, Windson Viana de Lima Neto, Ernesto Trajano de Mendonça Junior, Glaudiney Moreira Moreira, Leonardo Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Carlos Sergio da Silva Carvalho, Windson Viana de Lima Neto, Ernesto Trajano de Mendonça Junior, Glaudiney Moreira Moreira, Leonardo Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo, João Pedro Osawa Vaz Marinho, Carlos Sergio da Silva Carvalho, Windson Viana de Lima Neto, Ernesto Trajano de Mendonça Junior, Glaudiney Moreira Moreira, Leonardo Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coding Dojo Aprendizagem Programação de Computadores |
topic |
Coding Dojo Aprendizagem Programação de Computadores |
description |
A metodologia Coding Dojo tem sido aplicada como estratégia de ensino/aprendizagem no âmbito da aplicação de conceitos de algoritmos e programação de computadores. Essa metodologia emprega conceitos de aprendizagem colaborativa, interação e aspectos de desafios. Existem algumas formas da aplicação da metodologia Dojo, onde as mais conhecidas são: o Randori, Kata e Kake. Essas formas são necessárias para adequar a metodologia Coding Dojo ao contexto onde será aplicada, levando em consideração a forma de interação, número de participantes, espaço físico do local, comunicação, equipamentos e resolução dos desafios de programação. No entanto, a metodologia Coding Dojo tem sido comumente aplicada em cenários onde os participantes ou público-alvo são das áreas de ciências, computação e engenharias. Esse estudo tem como objetivo principal estudar as três formas mais recorrentes da metodologia Coding Dojo e verificar qual a melhor metodologia para participantes que não são totalmente da área das exatas. Além disso, pretende-se elaborar uma proposta de Coding Dojo para o curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC). O curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC possui uma natureza interdisciplinar e discentes que estudam conhecimentos das áreas de computação, humanas e artes. Portanto, pretende-se mostrar a aplicação da metodologia Coding Dojo em um curso onde os alunos possuem perfis com formação que não são totalmente da área de exatas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-20T17:12:09Z 2019-08-20T17:12:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUARDO, João Pedro Osawa Vaz; et al. Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44885 |
identifier_str_mv |
DUARDO, João Pedro Osawa Vaz; et al. Estudo e proposta da metodologia coding dojo para o curso de sistemas e mídias digitais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029006159642624 |