Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53299 |
Resumo: | O Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, é um curso de pós-graduação de modalidade à distância promovido pela Universidade Federal do Ceará (maio de 2016 à julho de 2017), voltado para profissionais da educação básica . A proposta da pesquisa é compreender o entendimento que esses profissionais possuem sobre a situação social de seus alunos, bem como suas representações sociais sobre o Programa Bolsa Família (PBF). Durante o segundo módulo do curso (junho e julho) cada discente visitou duas famílias beneficiárias pelo PBF. De forma preliminar surgiu à hipótese de mudança de avaliação do cursista a respeito das famílias do Programa. Até onde mitos e opiniões fundadas no senso comum, que muitas vezes descrevem as crianças e jovens como “passivas” ou “preguiçosas” foram relativizados? Os alunos do Curso após conhecerem de perto o contexto de desigualdade social, por vezes miséria, no qual se encontram as famílias mantiveram o discurso inicial? O trabalho foi feito comparando os discursos dos discentes antes e depois das visitas as famílias beneficiárias do PBF, através análise dos fóruns e chats (são questionados as temáticas da desigualdade social brasileira), que foram produzidos antes da visita às famílias pelos cursistas (maio). E os fóruns e chats realizados após a ida a campo (junho e julho). Nesses dois momentos da pesquisa foram avaliadas as possíveis alterações de opinião sobre a desigualdade social, a realidade social das famílias e o PBF. |
id |
UFC-7_413991a9794b0c5af1f883fa3b77c7ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/53299 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa FamíliaBrasil- Programa Bolsa Família (PBF)Programa Bolsa Família (PBF)SociedadeO Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, é um curso de pós-graduação de modalidade à distância promovido pela Universidade Federal do Ceará (maio de 2016 à julho de 2017), voltado para profissionais da educação básica . A proposta da pesquisa é compreender o entendimento que esses profissionais possuem sobre a situação social de seus alunos, bem como suas representações sociais sobre o Programa Bolsa Família (PBF). Durante o segundo módulo do curso (junho e julho) cada discente visitou duas famílias beneficiárias pelo PBF. De forma preliminar surgiu à hipótese de mudança de avaliação do cursista a respeito das famílias do Programa. Até onde mitos e opiniões fundadas no senso comum, que muitas vezes descrevem as crianças e jovens como “passivas” ou “preguiçosas” foram relativizados? Os alunos do Curso após conhecerem de perto o contexto de desigualdade social, por vezes miséria, no qual se encontram as famílias mantiveram o discurso inicial? O trabalho foi feito comparando os discursos dos discentes antes e depois das visitas as famílias beneficiárias do PBF, através análise dos fóruns e chats (são questionados as temáticas da desigualdade social brasileira), que foram produzidos antes da visita às famílias pelos cursistas (maio). E os fóruns e chats realizados após a ida a campo (junho e julho). Nesses dois momentos da pesquisa foram avaliadas as possíveis alterações de opinião sobre a desigualdade social, a realidade social das famílias e o PBF.SBS2020-08-04T12:18:26Z2020-08-04T12:18:26Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA, Niviane dos Reis. Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.2236-6636http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53299Costa, Niviane dos Reisporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T12:18:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53299Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:14.505481Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família |
title |
Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família |
spellingShingle |
Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família Costa, Niviane dos Reis Brasil- Programa Bolsa Família (PBF) Programa Bolsa Família (PBF) Sociedade |
title_short |
Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família |
title_full |
Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família |
title_fullStr |
Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família |
title_full_unstemmed |
Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família |
title_sort |
Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família |
author |
Costa, Niviane dos Reis |
author_facet |
Costa, Niviane dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Niviane dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil- Programa Bolsa Família (PBF) Programa Bolsa Família (PBF) Sociedade |
topic |
Brasil- Programa Bolsa Família (PBF) Programa Bolsa Família (PBF) Sociedade |
description |
O Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, é um curso de pós-graduação de modalidade à distância promovido pela Universidade Federal do Ceará (maio de 2016 à julho de 2017), voltado para profissionais da educação básica . A proposta da pesquisa é compreender o entendimento que esses profissionais possuem sobre a situação social de seus alunos, bem como suas representações sociais sobre o Programa Bolsa Família (PBF). Durante o segundo módulo do curso (junho e julho) cada discente visitou duas famílias beneficiárias pelo PBF. De forma preliminar surgiu à hipótese de mudança de avaliação do cursista a respeito das famílias do Programa. Até onde mitos e opiniões fundadas no senso comum, que muitas vezes descrevem as crianças e jovens como “passivas” ou “preguiçosas” foram relativizados? Os alunos do Curso após conhecerem de perto o contexto de desigualdade social, por vezes miséria, no qual se encontram as famílias mantiveram o discurso inicial? O trabalho foi feito comparando os discursos dos discentes antes e depois das visitas as famílias beneficiárias do PBF, através análise dos fóruns e chats (são questionados as temáticas da desigualdade social brasileira), que foram produzidos antes da visita às famílias pelos cursistas (maio). E os fóruns e chats realizados após a ida a campo (junho e julho). Nesses dois momentos da pesquisa foram avaliadas as possíveis alterações de opinião sobre a desigualdade social, a realidade social das famílias e o PBF. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-08-04T12:18:26Z 2020-08-04T12:18:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Niviane dos Reis. Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017. 2236-6636 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53299 |
identifier_str_mv |
COSTA, Niviane dos Reis. Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017. 2236-6636 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SBS |
publisher.none.fl_str_mv |
SBS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028845861732352 |