Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Niviane dos Reis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53299
Resumo: O Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, é um curso de pós-graduação de modalidade à distância promovido pela Universidade Federal do Ceará (maio de 2016 à julho de 2017), voltado para profissionais da educação básica . A proposta da pesquisa é compreender o entendimento que esses profissionais possuem sobre a situação social de seus alunos, bem como suas representações sociais sobre o Programa Bolsa Família (PBF). Durante o segundo módulo do curso (junho e julho) cada discente visitou duas famílias beneficiárias pelo PBF. De forma preliminar surgiu à hipótese de mudança de avaliação do cursista a respeito das famílias do Programa. Até onde mitos e opiniões fundadas no senso comum, que muitas vezes descrevem as crianças e jovens como “passivas” ou “preguiçosas” foram relativizados? Os alunos do Curso após conhecerem de perto o contexto de desigualdade social, por vezes miséria, no qual se encontram as famílias mantiveram o discurso inicial? O trabalho foi feito comparando os discursos dos discentes antes e depois das visitas as famílias beneficiárias do PBF, através análise dos fóruns e chats (são questionados as temáticas da desigualdade social brasileira), que foram produzidos antes da visita às famílias pelos cursistas (maio). E os fóruns e chats realizados após a ida a campo (junho e julho). Nesses dois momentos da pesquisa foram avaliadas as possíveis alterações de opinião sobre a desigualdade social, a realidade social das famílias e o PBF.
id UFC-7_413991a9794b0c5af1f883fa3b77c7ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53299
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa FamíliaBrasil- Programa Bolsa Família (PBF)Programa Bolsa Família (PBF)SociedadeO Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, é um curso de pós-graduação de modalidade à distância promovido pela Universidade Federal do Ceará (maio de 2016 à julho de 2017), voltado para profissionais da educação básica . A proposta da pesquisa é compreender o entendimento que esses profissionais possuem sobre a situação social de seus alunos, bem como suas representações sociais sobre o Programa Bolsa Família (PBF). Durante o segundo módulo do curso (junho e julho) cada discente visitou duas famílias beneficiárias pelo PBF. De forma preliminar surgiu à hipótese de mudança de avaliação do cursista a respeito das famílias do Programa. Até onde mitos e opiniões fundadas no senso comum, que muitas vezes descrevem as crianças e jovens como “passivas” ou “preguiçosas” foram relativizados? Os alunos do Curso após conhecerem de perto o contexto de desigualdade social, por vezes miséria, no qual se encontram as famílias mantiveram o discurso inicial? O trabalho foi feito comparando os discursos dos discentes antes e depois das visitas as famílias beneficiárias do PBF, através análise dos fóruns e chats (são questionados as temáticas da desigualdade social brasileira), que foram produzidos antes da visita às famílias pelos cursistas (maio). E os fóruns e chats realizados após a ida a campo (junho e julho). Nesses dois momentos da pesquisa foram avaliadas as possíveis alterações de opinião sobre a desigualdade social, a realidade social das famílias e o PBF.SBS2020-08-04T12:18:26Z2020-08-04T12:18:26Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCOSTA, Niviane dos Reis. Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.2236-6636http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53299Costa, Niviane dos Reisporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T12:18:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53299Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:14.505481Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família
title Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família
spellingShingle Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família
Costa, Niviane dos Reis
Brasil- Programa Bolsa Família (PBF)
Programa Bolsa Família (PBF)
Sociedade
title_short Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família
title_full Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família
title_fullStr Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família
title_full_unstemmed Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família
title_sort Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família
author Costa, Niviane dos Reis
author_facet Costa, Niviane dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Niviane dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil- Programa Bolsa Família (PBF)
Programa Bolsa Família (PBF)
Sociedade
topic Brasil- Programa Bolsa Família (PBF)
Programa Bolsa Família (PBF)
Sociedade
description O Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, é um curso de pós-graduação de modalidade à distância promovido pela Universidade Federal do Ceará (maio de 2016 à julho de 2017), voltado para profissionais da educação básica . A proposta da pesquisa é compreender o entendimento que esses profissionais possuem sobre a situação social de seus alunos, bem como suas representações sociais sobre o Programa Bolsa Família (PBF). Durante o segundo módulo do curso (junho e julho) cada discente visitou duas famílias beneficiárias pelo PBF. De forma preliminar surgiu à hipótese de mudança de avaliação do cursista a respeito das famílias do Programa. Até onde mitos e opiniões fundadas no senso comum, que muitas vezes descrevem as crianças e jovens como “passivas” ou “preguiçosas” foram relativizados? Os alunos do Curso após conhecerem de perto o contexto de desigualdade social, por vezes miséria, no qual se encontram as famílias mantiveram o discurso inicial? O trabalho foi feito comparando os discursos dos discentes antes e depois das visitas as famílias beneficiárias do PBF, através análise dos fóruns e chats (são questionados as temáticas da desigualdade social brasileira), que foram produzidos antes da visita às famílias pelos cursistas (maio). E os fóruns e chats realizados após a ida a campo (junho e julho). Nesses dois momentos da pesquisa foram avaliadas as possíveis alterações de opinião sobre a desigualdade social, a realidade social das famílias e o PBF.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-08-04T12:18:26Z
2020-08-04T12:18:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Niviane dos Reis. Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
2236-6636
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53299
identifier_str_mv COSTA, Niviane dos Reis. Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
2236-6636
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SBS
publisher.none.fl_str_mv SBS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028845861732352