Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Luciano Accioly Lemos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001zsb2
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23032
Resumo: MOREIRA, Luciano Accioly Lemos. Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 111-121, jan. 2009.
id UFC-7_4191f80fd65bc529846a1f842c801802
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/23032
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docenteLa pesquisa y la práctica supervisada: una critica ontológica al pragmatismo en la formación de profesoresFormação do professorEstágio e pesquisaPragmatismo e ontologia marxianaMOREIRA, Luciano Accioly Lemos. Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 111-121, jan. 2009.No presente artigo, analisa-se, sob orientação teórica da ontologia marxiana, a concepção da formação do professor e o campo do estágio supervisionado como possibilidade de pesquisa. Nessa proposta é rebaixada a função da pesquisa, do estágio e da formação do professor à mera resolução de problemas situacionais da sala de aula. A visão pragmática e utilitarista dessa concepção restringe o olhar e a reflexão do professor à esfera fenomênica da realidade social, impossibilitando-o de apreender as raízes desses conflitos.El artículo analiza, bajo la ontologia marxiana, la concepción de la formación del profesor y el campo de la práctica supervisionada como possibilidad de pesquisa. En esta proposición, es rebajada la función de pesquisa, de la práctica y de la formación del profesor a solamente solucionar problemas situacionales en el aula. La visión pragmática de esta concepción limita la mirada y la reflexión del maestro a la esfera fenoménica de la realidad social, imposibilitandole captar las raíces de estes conflitos.Revista Eletrônica Arma da Crítica2017-06-02T23:09:09Z2017-06-02T23:09:09Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMoreira, L. A. L. (2009)1984-4735http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23032ark:/83112/001300001zsb2Moreira, Luciano Accioly Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:46:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23032Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:33.535757Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente
La pesquisa y la práctica supervisada: una critica ontológica al pragmatismo en la formación de profesores
title Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente
spellingShingle Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente
Moreira, Luciano Accioly Lemos
Formação do professor
Estágio e pesquisa
Pragmatismo e ontologia marxiana
title_short Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente
title_full Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente
title_fullStr Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente
title_full_unstemmed Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente
title_sort Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente
author Moreira, Luciano Accioly Lemos
author_facet Moreira, Luciano Accioly Lemos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Luciano Accioly Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do professor
Estágio e pesquisa
Pragmatismo e ontologia marxiana
topic Formação do professor
Estágio e pesquisa
Pragmatismo e ontologia marxiana
description MOREIRA, Luciano Accioly Lemos. Estágio e pesquisa: uma crítica ontológica ao pragmatismo na formação docente. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 111-121, jan. 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2017-06-02T23:09:09Z
2017-06-02T23:09:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Moreira, L. A. L. (2009)
1984-4735
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23032
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001zsb2
identifier_str_mv Moreira, L. A. L. (2009)
1984-4735
ark:/83112/001300001zsb2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Arma da Crítica
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Arma da Crítica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374043811708928