Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30299 |
Resumo: | No cenário crescente de alta competitividade das indústrias de bebidas nacionais, a malha logística, bem como, o gerenciamento da política de estoques de produtos acabados dessas empresas, torna-se importante referencial de diferenciação. Contudo, na atualidade, as empresas de médio porte não possuem um aporte financeiro para uma estrutura de planejamento de grande envergadura. Nesses casos, adotam-se modelos matemáticos que determinam o lote de compra que minimiza os custos de estocagem e de aquisição. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um estudo de caso de uma franquia de refrigerantes a fim de identificar os ganhos em redução dos custos com a aplicação do modelo de gestão de estoques Lote Econômicos de Compra (LEC) em comparação com o modelo vigente, o Ponto de Pedido. O tratamento metodológico consistiu de um estudo de caso de uma empresa em Fortaleza revendedora de bebidas que aborda a problemática da gestão de estoques. Fez-se também uma pesquisa bibliográfica para identificar na literatura especializada, o que os autores abordam acerca da melhor política de estoques de segurança. Dos resultados, identificou-se que ao implementar o modelo (LEC) em uma categoria de embalagem de água mineral houve redução de custos operacionais ao final do período, podendo ser um potencial redutor de custos globais da empresa se for estendido às demais embalagens do portfólio. Das análises levadas a efeito, evidenciaram que ao aplicar o Lote Econômico de Compra em um produto de revenda, configura-se um modelo mais viável em redução de custos quando comparado com o modelo do Ponto de Pedido então vigente na Franquia. |
id |
UFC-7_4237582ef3d46bc7c40388ef0da3c3bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/30299 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de casoAdministração de materiaisControle de estoqueNo cenário crescente de alta competitividade das indústrias de bebidas nacionais, a malha logística, bem como, o gerenciamento da política de estoques de produtos acabados dessas empresas, torna-se importante referencial de diferenciação. Contudo, na atualidade, as empresas de médio porte não possuem um aporte financeiro para uma estrutura de planejamento de grande envergadura. Nesses casos, adotam-se modelos matemáticos que determinam o lote de compra que minimiza os custos de estocagem e de aquisição. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um estudo de caso de uma franquia de refrigerantes a fim de identificar os ganhos em redução dos custos com a aplicação do modelo de gestão de estoques Lote Econômicos de Compra (LEC) em comparação com o modelo vigente, o Ponto de Pedido. O tratamento metodológico consistiu de um estudo de caso de uma empresa em Fortaleza revendedora de bebidas que aborda a problemática da gestão de estoques. Fez-se também uma pesquisa bibliográfica para identificar na literatura especializada, o que os autores abordam acerca da melhor política de estoques de segurança. Dos resultados, identificou-se que ao implementar o modelo (LEC) em uma categoria de embalagem de água mineral houve redução de custos operacionais ao final do período, podendo ser um potencial redutor de custos globais da empresa se for estendido às demais embalagens do portfólio. Das análises levadas a efeito, evidenciaram que ao aplicar o Lote Econômico de Compra em um produto de revenda, configura-se um modelo mais viável em redução de custos quando comparado com o modelo do Ponto de Pedido então vigente na Franquia.Araújo, Carlos Manta Pinto deGoes, George Vasconcelos2018-03-13T20:01:16Z2018-03-13T20:01:16Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOES, George Vasconcelos. Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso. 2012. 46 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30299porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T18:54:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30299Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:02.538185Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso |
title |
Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso |
spellingShingle |
Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso Goes, George Vasconcelos Administração de materiais Controle de estoque |
title_short |
Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso |
title_full |
Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso |
title_fullStr |
Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso |
title_sort |
Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso |
author |
Goes, George Vasconcelos |
author_facet |
Goes, George Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Carlos Manta Pinto de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goes, George Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de materiais Controle de estoque |
topic |
Administração de materiais Controle de estoque |
description |
No cenário crescente de alta competitividade das indústrias de bebidas nacionais, a malha logística, bem como, o gerenciamento da política de estoques de produtos acabados dessas empresas, torna-se importante referencial de diferenciação. Contudo, na atualidade, as empresas de médio porte não possuem um aporte financeiro para uma estrutura de planejamento de grande envergadura. Nesses casos, adotam-se modelos matemáticos que determinam o lote de compra que minimiza os custos de estocagem e de aquisição. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um estudo de caso de uma franquia de refrigerantes a fim de identificar os ganhos em redução dos custos com a aplicação do modelo de gestão de estoques Lote Econômicos de Compra (LEC) em comparação com o modelo vigente, o Ponto de Pedido. O tratamento metodológico consistiu de um estudo de caso de uma empresa em Fortaleza revendedora de bebidas que aborda a problemática da gestão de estoques. Fez-se também uma pesquisa bibliográfica para identificar na literatura especializada, o que os autores abordam acerca da melhor política de estoques de segurança. Dos resultados, identificou-se que ao implementar o modelo (LEC) em uma categoria de embalagem de água mineral houve redução de custos operacionais ao final do período, podendo ser um potencial redutor de custos globais da empresa se for estendido às demais embalagens do portfólio. Das análises levadas a efeito, evidenciaram que ao aplicar o Lote Econômico de Compra em um produto de revenda, configura-se um modelo mais viável em redução de custos quando comparado com o modelo do Ponto de Pedido então vigente na Franquia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-03-13T20:01:16Z 2018-03-13T20:01:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOES, George Vasconcelos. Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso. 2012. 46 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30299 |
identifier_str_mv |
GOES, George Vasconcelos. Lote econômico de compra em uma franquia de refrigerantes: um estudo de caso. 2012. 46 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028904904949760 |