Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, António Luís Rodrigues Faria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11745
Resumo: This reflection fits into the area of Clinical Supervision in Nursing focusing on relationships that the student develops during clinical training. It seems that in clinical training the student not only learns but also consolidates verbal, procedural and attitudinal contents. The relationship established with peers, teachers and tutors will contribute to their professional identity. It is underlined the importance of the contribution of clinical supervision for the development of a reflective thinking in students in Portugal, as highlighted here, which influences the changes in nursing practices, as well as ensuring the quality and safety of the care provided. The characteristics that the tutor must have to improve the development of the students are also explained as well as the possible solutions for the existing limitations of clinical training contexts.
id UFC-7_457b94227d105b98de53464e4548a808
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/11745
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagemReflections on the supervised relationship and interaction in nursing clinical trainingSupervisão de EnfermagemEducação em EnfermagemRelações InterprofissionaisThis reflection fits into the area of Clinical Supervision in Nursing focusing on relationships that the student develops during clinical training. It seems that in clinical training the student not only learns but also consolidates verbal, procedural and attitudinal contents. The relationship established with peers, teachers and tutors will contribute to their professional identity. It is underlined the importance of the contribution of clinical supervision for the development of a reflective thinking in students in Portugal, as highlighted here, which influences the changes in nursing practices, as well as ensuring the quality and safety of the care provided. The characteristics that the tutor must have to improve the development of the students are also explained as well as the possible solutions for the existing limitations of clinical training contexts.A presente reflexão enquadra-se na área de Supervisão Clínica em Enfermagem, incidindo nas relações que o estudante desenvolve durante o ensino clínico. Pela evidência, constata-se que, em ensino clínico, o estudante aprende e consolida conteúdos verbais, procedimentais e atitudinais. A relação estabelecida com os pares, os professores e os tutores vai contribuir para a sua identidade profissional. Neste estudo é salientado o importante contributo da supervisão no desenvolvimento de um pensamento reflexivo no estudante de licenciatura em Enfermagem, em Portugal, como promotor de mudança das práticas, assegurando a qualidade e a segurança dos cuidados prestados. São ainda explanadas as características que o tutor deverá apresentar para potenciar o desenvolvimento do estudante, assim como são evidenciadas possíveis soluções para as limitações existentes na realidade dos contextos de ensino clínico.La presente reflexión se encuadra en el área de supervisión clínica en Enfermería, enfocándose en las relaciones que el estudiante desarrolla durante la enseñanza clínica. Por la evidencia, se comprobó que, en la enseñanza clínica, el estudiante aprende y consolida contenidos verbales, protocolares y actitudinales. La relación con los pares, profesores y tutores va a contribuir para su identidad profesional. En este estudio es destacada la importante contribución de la supervisión clínica en el desarrollo del pensamiento reflexivo en el estudiante licenciado en enfermería en Portugal, como promotor de cambios en las prácticas, garantizando la calidad y seguridad de la atención ofrecida. Además, son explicadas las características que el tutor deberá presentar para potenciar el desarrollo estudiante, así como son evidenciadas posibles soluciones para limitaciones existentes en la realidad de los contextos de la enseñanza clínica.Rev Rene2015-05-04T13:48:41Z2015-05-04T13:48:41Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, I. A. R. S. ; CARVALHO, A. L. R. F. de. Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 428-37, 2013.2175-6783 On linehttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11745Rocha, Inês Alves da Rocha e SilvaCarvalho, António Luís Rodrigues Faria deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-11T10:31:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11745Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:23.095136Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem
Reflections on the supervised relationship and interaction in nursing clinical training
title Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem
spellingShingle Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem
Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva
Supervisão de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Relações Interprofissionais
title_short Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem
title_full Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem
title_fullStr Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem
title_full_unstemmed Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem
title_sort Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem
author Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva
author_facet Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva
Carvalho, António Luís Rodrigues Faria de
author_role author
author2 Carvalho, António Luís Rodrigues Faria de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva
Carvalho, António Luís Rodrigues Faria de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Relações Interprofissionais
topic Supervisão de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Relações Interprofissionais
description This reflection fits into the area of Clinical Supervision in Nursing focusing on relationships that the student develops during clinical training. It seems that in clinical training the student not only learns but also consolidates verbal, procedural and attitudinal contents. The relationship established with peers, teachers and tutors will contribute to their professional identity. It is underlined the importance of the contribution of clinical supervision for the development of a reflective thinking in students in Portugal, as highlighted here, which influences the changes in nursing practices, as well as ensuring the quality and safety of the care provided. The characteristics that the tutor must have to improve the development of the students are also explained as well as the possible solutions for the existing limitations of clinical training contexts.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-05-04T13:48:41Z
2015-05-04T13:48:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, I. A. R. S. ; CARVALHO, A. L. R. F. de. Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 428-37, 2013.
2175-6783 On line
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11745
identifier_str_mv ROCHA, I. A. R. S. ; CARVALHO, A. L. R. F. de. Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 428-37, 2013.
2175-6783 On line
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028893833035776