Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Tiago Coutinho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30162
Resumo: Este artigo apresenta uma análise inicial sobre a obra do jornalista Jáder de Carvalho e seu romance: Aldeota. O livro, publicado em 1963, denunciou a forma como as elites de Fortaleza consolidaram suas fortunas por meio do contrabando. O enredo mescla nomes de personagens históricos de Fortaleza, porém poupa a identidade dos “contrabandistas”. O livro teve repercussão por suas histórias serem “verdadeiras” e ter causado incômodo aos envolvidos, mesmo sem serem citados nominalmente. Alguns críticos cearenses consideram Jáder Carvalho como precursor do Novo Jornalismo. O trabalho discute as fronteiras entre o jornalismo e literatura na obra de Jáder de Carvalho e apresenta hipóteses de por que o jornalista não revelou os nomes das personagens ilícitas de seu livro.
id UFC-7_46b944ba8ba9d1f8fc04b1e2e13dfdba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/30162
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance AldeotaJornalismo cearenseLiteraturaAldeotaEste artigo apresenta uma análise inicial sobre a obra do jornalista Jáder de Carvalho e seu romance: Aldeota. O livro, publicado em 1963, denunciou a forma como as elites de Fortaleza consolidaram suas fortunas por meio do contrabando. O enredo mescla nomes de personagens históricos de Fortaleza, porém poupa a identidade dos “contrabandistas”. O livro teve repercussão por suas histórias serem “verdadeiras” e ter causado incômodo aos envolvidos, mesmo sem serem citados nominalmente. Alguns críticos cearenses consideram Jáder Carvalho como precursor do Novo Jornalismo. O trabalho discute as fronteiras entre o jornalismo e literatura na obra de Jáder de Carvalho e apresenta hipóteses de por que o jornalista não revelou os nomes das personagens ilícitas de seu livro.2018-03-08T15:12:52Z2018-03-08T15:12:52Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPARENTE, Tiago Coutinho. Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Campina Grande – PB – 15 a 17 de Junho.2177-790Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30162Parente, Tiago Coutinhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-08T19:07:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30162Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:02.554833Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota
title Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota
spellingShingle Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota
Parente, Tiago Coutinho
Jornalismo cearense
Literatura
Aldeota
title_short Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota
title_full Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota
title_fullStr Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota
title_full_unstemmed Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota
title_sort Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota
author Parente, Tiago Coutinho
author_facet Parente, Tiago Coutinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Tiago Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo cearense
Literatura
Aldeota
topic Jornalismo cearense
Literatura
Aldeota
description Este artigo apresenta uma análise inicial sobre a obra do jornalista Jáder de Carvalho e seu romance: Aldeota. O livro, publicado em 1963, denunciou a forma como as elites de Fortaleza consolidaram suas fortunas por meio do contrabando. O enredo mescla nomes de personagens históricos de Fortaleza, porém poupa a identidade dos “contrabandistas”. O livro teve repercussão por suas histórias serem “verdadeiras” e ter causado incômodo aos envolvidos, mesmo sem serem citados nominalmente. Alguns críticos cearenses consideram Jáder Carvalho como precursor do Novo Jornalismo. O trabalho discute as fronteiras entre o jornalismo e literatura na obra de Jáder de Carvalho e apresenta hipóteses de por que o jornalista não revelou os nomes das personagens ilícitas de seu livro.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-03-08T15:12:52Z
2018-03-08T15:12:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PARENTE, Tiago Coutinho. Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Campina Grande – PB – 15 a 17 de Junho.
2177-790X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30162
identifier_str_mv PARENTE, Tiago Coutinho. Literatura e jornalismo feitos para punir: Jáder de Carvalho e o silêncio sobre o romance Aldeota. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Campina Grande – PB – 15 a 17 de Junho.
2177-790X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028822599073792