Uma análise das políticas neo-desenvolvimentistas do estado brasileiro na transamazônica e Xingu e seus reflexos na educação básica
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23094 |
Resumo: | SOUSA, Fledys do Nascimento; MOURA, Lucas Lima. Uma análise das políticas neo-desenvolvimentistas do estado brasileiro na transamazônica e Xingu e seus reflexos na educação básica. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 3, n. 3, p. 88-103, dez. 2011. |
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Uma análise das políticas neo-desenvolvimentistas do estado brasileiro na transamazônica e Xingu e seus reflexos na educação básicaUn análisis de las políticas desarrolladas por el estado brasileño en la transamazónica y Xingú y sus reflejos en la educación básicaDesenvolvimentoTransamazônicaEducação básicaSOUSA, Fledys do Nascimento; MOURA, Lucas Lima. Uma análise das políticas neo-desenvolvimentistas do estado brasileiro na transamazônica e Xingu e seus reflexos na educação básica. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 3, n. 3, p. 88-103, dez. 2011.O artigo reflete sobre o paradoxo do desenvolvimento implementado pelo Estado brasileiro para a região da Transamazônica e Xingu e seus reflexos na educação básica. Para isso utilizamos como referência principal as teorias sobre reprodução do capital, Estado e educação em Marx. Para tanto, analisamos as novas políticas de desenvolvimento para a Transamazônica e Xingu e a perspectiva de construção do Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte, indagando sobre o papel da educação básica para esse empreendimento. Ao longo desse período, e diante das políticas de desenvolvimento para a região, a educação não tem recebido a devida importância. Dessa forma, constatamos que a construção do Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte significa a reprodução do capital e, como tal, recorre, no plano do discurso, à educação como espaço de desenvolvimento humano e social, como mais um aspecto dessa reprodução.El artículo reflexiona sobre la paradoja del desarrollo, ejecutado por el gobierno brasileño para la región de la Transamazônica y Xingú y sus efectos en la educación básica. Se utilizó como referencia principal las teorías de la reproducción del capital, el gobierno y la educación en Marx. El trabajo lleva en cuenta las políticas de desarrollo para la Transamazônica y Xingú acerca de la perspectiva de construcción de hidroeléctrica de Belo Monte, reflexionando sobre el papel de la educación básica del Estado en esta empresa. A lo largo de este período y antes de que las políticas de desarrollo para la región, la educación no ha recibido la debida atención. Por lo tanto, comprendemos que la construcción de la hidroeléctrica de Belo Monte representa la reproducción del capital y, como tal, recurre, en el plan del discurso, a la educación como un espacio de desarrollo humano y social, como más un aspecto de esa reproducción.Revista Eletrônica Arma da Crítica2017-06-07T16:36:17Z2017-06-07T16:36:17Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSousa, F. N.; Moura, L.L. (2011)1984-4735http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23094Sousa, Fledys do NascimentoMoura, Lucas Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:16:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23094Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:57.892132Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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