Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tássia Pereira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sales, Zenilda Nogueira, Moreira, Ramon Missias, Duarte, Leonardo de Carvalho, Souza, Riane Missias Moreira Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9183
Resumo: Inclusion is a social process in school aims to change attitudes and to build a position to cover everyone without distinction. Thus, the objective was to analyze the representations of deaf students on their inclusion in physical education classes. It is qualitative, descriptive and analytical, attended eight deaf students from 2 public schools in a city in the countryside of Bahia. For data production, it was used a semi -structured interview, through the aid of an interpreter of Brazilian Sign Language (Libras), at the same time, it was translated by the interpreter and transcribed by the researchers. Data analysis used the technique of categorical content analysis. The inclusion of deaf people in physical education classes still failed to materialize and in fact, even having found some teachers with pedagogical actions that proved to be inclusive, yet they still leave many gaps, regarding satisfactory learning of students because they simply just integrate deaf students in the classroom. It is necessary that the school and the teacher ensure that the curriculum is accessible to them, so that they can contribute to the construction of citizenship, motor development, cognitive and social-emotional student.
id UFC-7_4842a55635617853d929fc416514fd3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/9183
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação físicaRepresentations of deaf students about inclusion in physical education classesEducação Física e TreinamentoPesquisa QualitativaPessoas com Deficiência AuditivaInclusion is a social process in school aims to change attitudes and to build a position to cover everyone without distinction. Thus, the objective was to analyze the representations of deaf students on their inclusion in physical education classes. It is qualitative, descriptive and analytical, attended eight deaf students from 2 public schools in a city in the countryside of Bahia. For data production, it was used a semi -structured interview, through the aid of an interpreter of Brazilian Sign Language (Libras), at the same time, it was translated by the interpreter and transcribed by the researchers. Data analysis used the technique of categorical content analysis. The inclusion of deaf people in physical education classes still failed to materialize and in fact, even having found some teachers with pedagogical actions that proved to be inclusive, yet they still leave many gaps, regarding satisfactory learning of students because they simply just integrate deaf students in the classroom. It is necessary that the school and the teacher ensure that the curriculum is accessible to them, so that they can contribute to the construction of citizenship, motor development, cognitive and social-emotional student.A inclusão é um processo social que, no contexto escolar, pretende a mudança de atitudes e a construção de uma postura com condições de abranger a todos indistintamente. Destarte, objetivou-se analisar as representações de alunos surdos sobre sua inclusão nas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, na qual participaram todos os alunos surdos, totalizando 8, de 2 escolas públicas de um município do interior da Bahia. Para produção de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, através do auxílio do intérprete da língua brasileira de sinais (LIBRAS), que, ao mesmo tempo, foram traduzidas pelo intérprete e transcritas pelos pesquisadores. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo categorial. A inclusão dos surdos nas aulas de Educação Física ainda não se efetivou, mesmo tendo encontrado alguns professores com ações pedagógicas que demonstraram serem inclusivas, contudo, elas ainda deixam várias lacunas no que diz respeito a uma aprendizagem satisfatória dos alunos. Não basta apenas integrar o aluno surdo em sala de aula, é preciso que a escola e o professor garantam que os conteúdos curriculares sejam acessíveis a eles, de modo que possam contribuir na construção da cidadania, no desenvolvimento motor, cognitivo e social-afetivo desses alunos.Revista Educação Especial2014-09-26T14:22:02Z2014-09-26T14:22:02Z2014-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, T. P. et al. Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 48, p. 65-78, jan./abr. 2014.1808-270Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9183Alves, Tássia PereiraSales, Zenilda NogueiraMoreira, Ramon MissiasDuarte, Leonardo de CarvalhoSouza, Riane Missias Moreira Mendesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-13T18:03:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/9183Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:24.957368Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física
Representations of deaf students about inclusion in physical education classes
title Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física
spellingShingle Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física
Alves, Tássia Pereira
Educação Física e Treinamento
Pesquisa Qualitativa
Pessoas com Deficiência Auditiva
title_short Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física
title_full Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física
title_fullStr Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física
title_sort Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física
author Alves, Tássia Pereira
author_facet Alves, Tássia Pereira
Sales, Zenilda Nogueira
Moreira, Ramon Missias
Duarte, Leonardo de Carvalho
Souza, Riane Missias Moreira Mendes
author_role author
author2 Sales, Zenilda Nogueira
Moreira, Ramon Missias
Duarte, Leonardo de Carvalho
Souza, Riane Missias Moreira Mendes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tássia Pereira
Sales, Zenilda Nogueira
Moreira, Ramon Missias
Duarte, Leonardo de Carvalho
Souza, Riane Missias Moreira Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física e Treinamento
Pesquisa Qualitativa
Pessoas com Deficiência Auditiva
topic Educação Física e Treinamento
Pesquisa Qualitativa
Pessoas com Deficiência Auditiva
description Inclusion is a social process in school aims to change attitudes and to build a position to cover everyone without distinction. Thus, the objective was to analyze the representations of deaf students on their inclusion in physical education classes. It is qualitative, descriptive and analytical, attended eight deaf students from 2 public schools in a city in the countryside of Bahia. For data production, it was used a semi -structured interview, through the aid of an interpreter of Brazilian Sign Language (Libras), at the same time, it was translated by the interpreter and transcribed by the researchers. Data analysis used the technique of categorical content analysis. The inclusion of deaf people in physical education classes still failed to materialize and in fact, even having found some teachers with pedagogical actions that proved to be inclusive, yet they still leave many gaps, regarding satisfactory learning of students because they simply just integrate deaf students in the classroom. It is necessary that the school and the teacher ensure that the curriculum is accessible to them, so that they can contribute to the construction of citizenship, motor development, cognitive and social-emotional student.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-26T14:22:02Z
2014-09-26T14:22:02Z
2014-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, T. P. et al. Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 48, p. 65-78, jan./abr. 2014.
1808-270X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9183
identifier_str_mv ALVES, T. P. et al. Representações de alunos surdos sobre a inclusão nas aulas de educação física. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 48, p. 65-78, jan./abr. 2014.
1808-270X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação Especial
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação Especial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028754867355648