Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45099 |
Resumo: | As premissas evocadas nas diretrizes insertas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) delineiam um processo de aprendizagem da Língua Portuguesa caracterizado, ao mesmo tempo, por um lado pelo afastamento da simples decodificação de textos escritos e por outro lado pela proximidade premente de uma abordagem escolar voltada para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Para por em prática os princípios estabelecidos no mencionado e importante documento-referência, faz-se necessário a procura por alternativas didático-pedagógicos capazes de proporcionar aos discentes a possibilidade de aprender a ler, interpretar e comunicar com oportunidade, conveniência e sabedoria as idéias elaboradas acerca dos mais diversos assuntos. Com vistas em oferecer resposta à problemática descrita, elaborou-se esta produção científica com o fito de promover uma reflexão acerca das muitas possibilidades de uso da literatura como fonte para aprendizagens diversas nos domínios da Educação Básica. O artigo destaca a escola como lugar privilegiado para adoção das práticas educativas de ensino da Língua Portuguesa, em especial, aquelas atinentes ao letramento. Para tecer a trama das aprendizagens nessa perspectiva, apresenta como relevante o papel do professor-artesão, compreendido como o sujeito mediador das atividades de leitura, escrita e oralidade em sala de aula. O estudo teórico revelou a existência de espaços com importantes brechas com vistas à inclusão da literatura como esteio para a aprendizagem da língua materna nas escolas por meio da sensibilização dos docentes para pensar em estratégias metodológicas incorporadoras deste valioso patrimônio cultural. |
id |
UFC-7_489dfb792196d3dbd17481673fbc5732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45099 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua maternaLiteraturaLíngua PortuguesaAs premissas evocadas nas diretrizes insertas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) delineiam um processo de aprendizagem da Língua Portuguesa caracterizado, ao mesmo tempo, por um lado pelo afastamento da simples decodificação de textos escritos e por outro lado pela proximidade premente de uma abordagem escolar voltada para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Para por em prática os princípios estabelecidos no mencionado e importante documento-referência, faz-se necessário a procura por alternativas didático-pedagógicos capazes de proporcionar aos discentes a possibilidade de aprender a ler, interpretar e comunicar com oportunidade, conveniência e sabedoria as idéias elaboradas acerca dos mais diversos assuntos. Com vistas em oferecer resposta à problemática descrita, elaborou-se esta produção científica com o fito de promover uma reflexão acerca das muitas possibilidades de uso da literatura como fonte para aprendizagens diversas nos domínios da Educação Básica. O artigo destaca a escola como lugar privilegiado para adoção das práticas educativas de ensino da Língua Portuguesa, em especial, aquelas atinentes ao letramento. Para tecer a trama das aprendizagens nessa perspectiva, apresenta como relevante o papel do professor-artesão, compreendido como o sujeito mediador das atividades de leitura, escrita e oralidade em sala de aula. O estudo teórico revelou a existência de espaços com importantes brechas com vistas à inclusão da literatura como esteio para a aprendizagem da língua materna nas escolas por meio da sensibilização dos docentes para pensar em estratégias metodológicas incorporadoras deste valioso patrimônio cultural.Edições UFC2019-08-23T20:12:36Z2019-08-23T20:12:36Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOARES, Silvana Mendes Sabino; FREIRE, Emanuella Sampaio; LOPES, Julio Cesar Vieira. Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 261-270.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45099Soares, Silvana Mendes SabinoFreire, Emanuella SampaioLopes, Julio Cesar Vieiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45099Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:04.783069Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna |
title |
Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna |
spellingShingle |
Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna Soares, Silvana Mendes Sabino Literatura Língua Portuguesa |
title_short |
Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna |
title_full |
Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna |
title_fullStr |
Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna |
title_full_unstemmed |
Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna |
title_sort |
Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna |
author |
Soares, Silvana Mendes Sabino |
author_facet |
Soares, Silvana Mendes Sabino Freire, Emanuella Sampaio Lopes, Julio Cesar Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Emanuella Sampaio Lopes, Julio Cesar Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Silvana Mendes Sabino Freire, Emanuella Sampaio Lopes, Julio Cesar Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Língua Portuguesa |
topic |
Literatura Língua Portuguesa |
description |
As premissas evocadas nas diretrizes insertas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) delineiam um processo de aprendizagem da Língua Portuguesa caracterizado, ao mesmo tempo, por um lado pelo afastamento da simples decodificação de textos escritos e por outro lado pela proximidade premente de uma abordagem escolar voltada para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Para por em prática os princípios estabelecidos no mencionado e importante documento-referência, faz-se necessário a procura por alternativas didático-pedagógicos capazes de proporcionar aos discentes a possibilidade de aprender a ler, interpretar e comunicar com oportunidade, conveniência e sabedoria as idéias elaboradas acerca dos mais diversos assuntos. Com vistas em oferecer resposta à problemática descrita, elaborou-se esta produção científica com o fito de promover uma reflexão acerca das muitas possibilidades de uso da literatura como fonte para aprendizagens diversas nos domínios da Educação Básica. O artigo destaca a escola como lugar privilegiado para adoção das práticas educativas de ensino da Língua Portuguesa, em especial, aquelas atinentes ao letramento. Para tecer a trama das aprendizagens nessa perspectiva, apresenta como relevante o papel do professor-artesão, compreendido como o sujeito mediador das atividades de leitura, escrita e oralidade em sala de aula. O estudo teórico revelou a existência de espaços com importantes brechas com vistas à inclusão da literatura como esteio para a aprendizagem da língua materna nas escolas por meio da sensibilização dos docentes para pensar em estratégias metodológicas incorporadoras deste valioso patrimônio cultural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-23T20:12:36Z 2019-08-23T20:12:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Silvana Mendes Sabino; FREIRE, Emanuella Sampaio; LOPES, Julio Cesar Vieira. Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 261-270. 2447 2085 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45099 |
identifier_str_mv |
SOARES, Silvana Mendes Sabino; FREIRE, Emanuella Sampaio; LOPES, Julio Cesar Vieira. Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 261-270. 2447 2085 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028931539828736 |