Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Silvana Mendes Sabino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freire, Emanuella Sampaio, Lopes, Julio Cesar Vieira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45099
Resumo: As premissas evocadas nas diretrizes insertas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) delineiam um processo de aprendizagem da Língua Portuguesa caracterizado, ao mesmo tempo, por um lado pelo afastamento da simples decodificação de textos escritos e por outro lado pela proximidade premente de uma abordagem escolar voltada para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Para por em prática os princípios estabelecidos no mencionado e importante documento-referência, faz-se necessário a procura por alternativas didático-pedagógicos capazes de proporcionar aos discentes a possibilidade de aprender a ler, interpretar e comunicar com oportunidade, conveniência e sabedoria as idéias elaboradas acerca dos mais diversos assuntos. Com vistas em oferecer resposta à problemática descrita, elaborou-se esta produção científica com o fito de promover uma reflexão acerca das muitas possibilidades de uso da literatura como fonte para aprendizagens diversas nos domínios da Educação Básica. O artigo destaca a escola como lugar privilegiado para adoção das práticas educativas de ensino da Língua Portuguesa, em especial, aquelas atinentes ao letramento. Para tecer a trama das aprendizagens nessa perspectiva, apresenta como relevante o papel do professor-artesão, compreendido como o sujeito mediador das atividades de leitura, escrita e oralidade em sala de aula. O estudo teórico revelou a existência de espaços com importantes brechas com vistas à inclusão da literatura como esteio para a aprendizagem da língua materna nas escolas por meio da sensibilização dos docentes para pensar em estratégias metodológicas incorporadoras deste valioso patrimônio cultural.
id UFC-7_489dfb792196d3dbd17481673fbc5732
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45099
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua maternaLiteraturaLíngua PortuguesaAs premissas evocadas nas diretrizes insertas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) delineiam um processo de aprendizagem da Língua Portuguesa caracterizado, ao mesmo tempo, por um lado pelo afastamento da simples decodificação de textos escritos e por outro lado pela proximidade premente de uma abordagem escolar voltada para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Para por em prática os princípios estabelecidos no mencionado e importante documento-referência, faz-se necessário a procura por alternativas didático-pedagógicos capazes de proporcionar aos discentes a possibilidade de aprender a ler, interpretar e comunicar com oportunidade, conveniência e sabedoria as idéias elaboradas acerca dos mais diversos assuntos. Com vistas em oferecer resposta à problemática descrita, elaborou-se esta produção científica com o fito de promover uma reflexão acerca das muitas possibilidades de uso da literatura como fonte para aprendizagens diversas nos domínios da Educação Básica. O artigo destaca a escola como lugar privilegiado para adoção das práticas educativas de ensino da Língua Portuguesa, em especial, aquelas atinentes ao letramento. Para tecer a trama das aprendizagens nessa perspectiva, apresenta como relevante o papel do professor-artesão, compreendido como o sujeito mediador das atividades de leitura, escrita e oralidade em sala de aula. O estudo teórico revelou a existência de espaços com importantes brechas com vistas à inclusão da literatura como esteio para a aprendizagem da língua materna nas escolas por meio da sensibilização dos docentes para pensar em estratégias metodológicas incorporadoras deste valioso patrimônio cultural.Edições UFC2019-08-23T20:12:36Z2019-08-23T20:12:36Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOARES, Silvana Mendes Sabino; FREIRE, Emanuella Sampaio; LOPES, Julio Cesar Vieira. Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 261-270.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45099Soares, Silvana Mendes SabinoFreire, Emanuella SampaioLopes, Julio Cesar Vieiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45099Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:04.783069Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna
title Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna
spellingShingle Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna
Soares, Silvana Mendes Sabino
Literatura
Língua Portuguesa
title_short Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna
title_full Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna
title_fullStr Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna
title_full_unstemmed Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna
title_sort Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna
author Soares, Silvana Mendes Sabino
author_facet Soares, Silvana Mendes Sabino
Freire, Emanuella Sampaio
Lopes, Julio Cesar Vieira
author_role author
author2 Freire, Emanuella Sampaio
Lopes, Julio Cesar Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Silvana Mendes Sabino
Freire, Emanuella Sampaio
Lopes, Julio Cesar Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Língua Portuguesa
topic Literatura
Língua Portuguesa
description As premissas evocadas nas diretrizes insertas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) delineiam um processo de aprendizagem da Língua Portuguesa caracterizado, ao mesmo tempo, por um lado pelo afastamento da simples decodificação de textos escritos e por outro lado pela proximidade premente de uma abordagem escolar voltada para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Para por em prática os princípios estabelecidos no mencionado e importante documento-referência, faz-se necessário a procura por alternativas didático-pedagógicos capazes de proporcionar aos discentes a possibilidade de aprender a ler, interpretar e comunicar com oportunidade, conveniência e sabedoria as idéias elaboradas acerca dos mais diversos assuntos. Com vistas em oferecer resposta à problemática descrita, elaborou-se esta produção científica com o fito de promover uma reflexão acerca das muitas possibilidades de uso da literatura como fonte para aprendizagens diversas nos domínios da Educação Básica. O artigo destaca a escola como lugar privilegiado para adoção das práticas educativas de ensino da Língua Portuguesa, em especial, aquelas atinentes ao letramento. Para tecer a trama das aprendizagens nessa perspectiva, apresenta como relevante o papel do professor-artesão, compreendido como o sujeito mediador das atividades de leitura, escrita e oralidade em sala de aula. O estudo teórico revelou a existência de espaços com importantes brechas com vistas à inclusão da literatura como esteio para a aprendizagem da língua materna nas escolas por meio da sensibilização dos docentes para pensar em estratégias metodológicas incorporadoras deste valioso patrimônio cultural.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-23T20:12:36Z
2019-08-23T20:12:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Silvana Mendes Sabino; FREIRE, Emanuella Sampaio; LOPES, Julio Cesar Vieira. Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 261-270.
2447 2085
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45099
identifier_str_mv SOARES, Silvana Mendes Sabino; FREIRE, Emanuella Sampaio; LOPES, Julio Cesar Vieira. Literatura e mediação: fio mágico e artesão na tessitura da língua materna. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 261-270.
2447 2085
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028931539828736