A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48840 |
Resumo: | A presente pesquisa analisa a formação inicial do aluno do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas da Universidade Federal do Ceará, sobretudo no que diz respeito às disciplinas voltadas para o Estágio de Regência. Nossa objetivo geral é investigar como o estagiário ressignifica seu agir durante este Estágio. Fazemos uso como aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 1999, 2009; BULEA, 2010) além de elementos da Ergonomia do Trabalho e da Clínica da Atividade (CLOT, 1999; AMIGUES, 2004). Dentre as categorias de análise elegidas estão: o repertório didático (CICUREL, 2011), saberes profissionais (VANHULLE,2009) e figuras de ação (BULEA, 2010). Nossa investigação é um estudo de cunho qualitativo e está localizada na linha de pesquisa Linguística Aplicada e Práticas Discursivas. Contamos com a participação de quatro alunos estagiários da disciplina de Estágio em Regência. Durante a disciplina, com a prévia autorização dos envolvidos - Direção da Escola, alunos, estagiários, o pesquisador acompanhou os estagiários no momento em que eles ministraram as aulas nas Escolas parceiras da Universidade. Nossa pesquisa de doutorado encontra-se em andamento. As análises preliminares estão sendo realizadas a partir das categorias anteriormente citadas. Nosso estudo está inserido em um projeto maior intitulado O estágio como um espaço de (trans)formação do professor, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC). A formação do professor bem como o ensino e a aprendizagem são analisados na perspectiva da Linguística Aplicada, com foco no discurso do professor. |
id |
UFC-7_4a77f07e9db8f8258f08091c9cc0e05c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48840 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regênciaFormação inicialISDEstágioA presente pesquisa analisa a formação inicial do aluno do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas da Universidade Federal do Ceará, sobretudo no que diz respeito às disciplinas voltadas para o Estágio de Regência. Nossa objetivo geral é investigar como o estagiário ressignifica seu agir durante este Estágio. Fazemos uso como aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 1999, 2009; BULEA, 2010) além de elementos da Ergonomia do Trabalho e da Clínica da Atividade (CLOT, 1999; AMIGUES, 2004). Dentre as categorias de análise elegidas estão: o repertório didático (CICUREL, 2011), saberes profissionais (VANHULLE,2009) e figuras de ação (BULEA, 2010). Nossa investigação é um estudo de cunho qualitativo e está localizada na linha de pesquisa Linguística Aplicada e Práticas Discursivas. Contamos com a participação de quatro alunos estagiários da disciplina de Estágio em Regência. Durante a disciplina, com a prévia autorização dos envolvidos - Direção da Escola, alunos, estagiários, o pesquisador acompanhou os estagiários no momento em que eles ministraram as aulas nas Escolas parceiras da Universidade. Nossa pesquisa de doutorado encontra-se em andamento. As análises preliminares estão sendo realizadas a partir das categorias anteriormente citadas. Nosso estudo está inserido em um projeto maior intitulado O estágio como um espaço de (trans)formação do professor, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC). A formação do professor bem como o ensino e a aprendizagem são analisados na perspectiva da Linguística Aplicada, com foco no discurso do professor.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T14:51:38Z2019-12-18T14:51:38Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMONTE FILHA, Maria Vieira; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48840Monte Filha, Maria VieiraLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fragainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48840Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:29.612432Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência |
title |
A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência |
spellingShingle |
A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência Monte Filha, Maria Vieira Formação inicial ISD Estágio |
title_short |
A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência |
title_full |
A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência |
title_fullStr |
A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência |
title_full_unstemmed |
A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência |
title_sort |
A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência |
author |
Monte Filha, Maria Vieira |
author_facet |
Monte Filha, Maria Vieira Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
author_role |
author |
author2 |
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monte Filha, Maria Vieira Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial ISD Estágio |
topic |
Formação inicial ISD Estágio |
description |
A presente pesquisa analisa a formação inicial do aluno do Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas da Universidade Federal do Ceará, sobretudo no que diz respeito às disciplinas voltadas para o Estágio de Regência. Nossa objetivo geral é investigar como o estagiário ressignifica seu agir durante este Estágio. Fazemos uso como aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 1999, 2009; BULEA, 2010) além de elementos da Ergonomia do Trabalho e da Clínica da Atividade (CLOT, 1999; AMIGUES, 2004). Dentre as categorias de análise elegidas estão: o repertório didático (CICUREL, 2011), saberes profissionais (VANHULLE,2009) e figuras de ação (BULEA, 2010). Nossa investigação é um estudo de cunho qualitativo e está localizada na linha de pesquisa Linguística Aplicada e Práticas Discursivas. Contamos com a participação de quatro alunos estagiários da disciplina de Estágio em Regência. Durante a disciplina, com a prévia autorização dos envolvidos - Direção da Escola, alunos, estagiários, o pesquisador acompanhou os estagiários no momento em que eles ministraram as aulas nas Escolas parceiras da Universidade. Nossa pesquisa de doutorado encontra-se em andamento. As análises preliminares estão sendo realizadas a partir das categorias anteriormente citadas. Nosso estudo está inserido em um projeto maior intitulado O estágio como um espaço de (trans)formação do professor, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC). A formação do professor bem como o ensino e a aprendizagem são analisados na perspectiva da Linguística Aplicada, com foco no discurso do professor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-12-18T14:51:38Z 2019-12-18T14:51:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTE FILHA, Maria Vieira; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48840 |
identifier_str_mv |
MONTE FILHA, Maria Vieira; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. A formação inicial dos estudantes de letras: o agir no estágio de regência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028740411686912 |