Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Liana Mara Rocha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Amanda Souza de, Campos, Fernanda Câmara, Lima, Thaís Marques, Costa, Camila Chaves da, Gomes, Linicarla Fabiole de Souza, Oriá, Mônica Oliveira Batista, Damasceno, Ana Kelve de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12738
Resumo: Objective: the article describes the steps in producing and validating an educational booklet for childbirth companions. Method: methodological study conducted in 2011 consisting of the following steps: situational assessment; establishing brochure content; content selection and referencing; drafting the text; design of illustrations; layout; consultation of specialists; consultation of target audience; amendments; proofreading; evaluation using the Flesch Reading Ease Formula. The topics portrayed the sequence of events involving support from gestation to the postpartum period. Results: the concordance rate among companions was greater than or equal to 81.8% for the topics organisation, writing style, presentation and motives. The overall Content Validity Index of the booklet was 0.94. The booklet was classified as easy reading or very easy reading according to the results of the Flesch Reading Ease Formula. Conclusion: the presentation and content of the manual were validated for use with the target audience by the specialists and representatives of the target audience.
id UFC-7_4abc07e626b717ad70619059f528593f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/12738
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e partoDevelopment and validating an educational booklet for childbirth companionsParto HumanizadoApoio SocialEnfermagem ObstétricaEstudos de ValidaçãoObjective: the article describes the steps in producing and validating an educational booklet for childbirth companions. Method: methodological study conducted in 2011 consisting of the following steps: situational assessment; establishing brochure content; content selection and referencing; drafting the text; design of illustrations; layout; consultation of specialists; consultation of target audience; amendments; proofreading; evaluation using the Flesch Reading Ease Formula. The topics portrayed the sequence of events involving support from gestation to the postpartum period. Results: the concordance rate among companions was greater than or equal to 81.8% for the topics organisation, writing style, presentation and motives. The overall Content Validity Index of the booklet was 0.94. The booklet was classified as easy reading or very easy reading according to the results of the Flesch Reading Ease Formula. Conclusion: the presentation and content of the manual were validated for use with the target audience by the specialists and representatives of the target audience.Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de um manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Método: Pesquisa metodológica, realizada em 2011, seguindo as etapas: diagnóstico situacional; levantamento do conteúdo; seleção e fichamento do conteúdo; elaboração textual; criação das ilustrações; diagramação do manual; consulta a especialistas; consulta ao público- alvo; adequação do manual; revisão de português e avaliação do Índice de Legibilidade de Flesch (ILF). Foram elaborados tópicos que retrataram o suporte do período gestacional ao pós-parto. Resultados: Entre os acompanhantes, houve concordância mínima de 81,8% nos tópicos organização, escrita, aparência e motivação. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) Global do manual educativo foi de 0,94. A partir do ILF, os tópicos do manual corresponderam à leitura Muito Fácil ou Fácil. Conclusão: Considera-se o manual validado por especialistas e representantes do público-alvo quanto à sua aparência e conteúdo.Objetivo: Describir el proceso de construcción y validación de un manual educativo para acompañantes durante el trabajo de parto y el parto. Método: Investigación metodológica, realizada en 2011, seguiendo las etapas: diagnóstico situacional; relevamiento del contenido; selección y registro del contenido; elaboración textual; creación de las ilustraciones; diagramación del manual; consulta a expertos; consulta al público meta; adecuación del manual; revisión de portugués y evaluación del Índice de Legibilidad de Flesch (ILF). Fueron planteados los tópicos que retrataron el soporte desde el período gestacional hasta el posparto. Resultados: Entre los acompañantes, hubo concordancia mínima del 81,8% en los tópicos organización, escrita, apariencia y motivación. El Índice de Validad de Contenido (IVC) Global del manual educativo fue de 0,94. Desde el ILF, los tópicos del manual correspondieron a la lectura Muy Fácil o Fácil. Conclusión: Se considera el manual validado por expertos y representantes del público meta en cuanto a su apariencia y contenido.Revista da Escola de Enfermagem da USP2015-06-10T16:42:56Z2015-06-10T16:42:56Z2014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTELES, L. M. R. et al. Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 48, n. 6, p. 977-84, dez. 2014.0080-6234- onlinehttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12738Teles, Liana Mara RochaOliveira, Amanda Souza deCampos, Fernanda CâmaraLima, Thaís MarquesCosta, Camila Chaves daGomes, Linicarla Fabiole de SouzaOriá, Mônica Oliveira BatistaDamasceno, Ana Kelve de Castroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-07T17:05:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12738Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:33.562272Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto
Development and validating an educational booklet for childbirth companions
title Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto
spellingShingle Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto
Teles, Liana Mara Rocha
Parto Humanizado
Apoio Social
Enfermagem Obstétrica
Estudos de Validação
title_short Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto
title_full Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto
title_fullStr Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto
title_full_unstemmed Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto
title_sort Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto
author Teles, Liana Mara Rocha
author_facet Teles, Liana Mara Rocha
Oliveira, Amanda Souza de
Campos, Fernanda Câmara
Lima, Thaís Marques
Costa, Camila Chaves da
Gomes, Linicarla Fabiole de Souza
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Damasceno, Ana Kelve de Castro
author_role author
author2 Oliveira, Amanda Souza de
Campos, Fernanda Câmara
Lima, Thaís Marques
Costa, Camila Chaves da
Gomes, Linicarla Fabiole de Souza
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Damasceno, Ana Kelve de Castro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Liana Mara Rocha
Oliveira, Amanda Souza de
Campos, Fernanda Câmara
Lima, Thaís Marques
Costa, Camila Chaves da
Gomes, Linicarla Fabiole de Souza
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Damasceno, Ana Kelve de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Parto Humanizado
Apoio Social
Enfermagem Obstétrica
Estudos de Validação
topic Parto Humanizado
Apoio Social
Enfermagem Obstétrica
Estudos de Validação
description Objective: the article describes the steps in producing and validating an educational booklet for childbirth companions. Method: methodological study conducted in 2011 consisting of the following steps: situational assessment; establishing brochure content; content selection and referencing; drafting the text; design of illustrations; layout; consultation of specialists; consultation of target audience; amendments; proofreading; evaluation using the Flesch Reading Ease Formula. The topics portrayed the sequence of events involving support from gestation to the postpartum period. Results: the concordance rate among companions was greater than or equal to 81.8% for the topics organisation, writing style, presentation and motives. The overall Content Validity Index of the booklet was 0.94. The booklet was classified as easy reading or very easy reading according to the results of the Flesch Reading Ease Formula. Conclusion: the presentation and content of the manual were validated for use with the target audience by the specialists and representatives of the target audience.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2015-06-10T16:42:56Z
2015-06-10T16:42:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TELES, L. M. R. et al. Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 48, n. 6, p. 977-84, dez. 2014.
0080-6234- online
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12738
identifier_str_mv TELES, L. M. R. et al. Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 48, n. 6, p. 977-84, dez. 2014.
0080-6234- online
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP
publisher.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028868443865088